Vem aí o FLO²: 2º Festival de LARP Online!

Era uma vez, uma pandemia que parou quase tudo e deixou quase todo mundo dentro de casa. Para o LARP (Live Action Role-Playing Game), isso foi como uma pedrada na cabeça que nos derruba, assim, de repente, no meio fio. O que resta é um corpo de olhos vidrados, espasmos, o sangue descendo silencioso e inspirando incredulidade.

Mas eis que uma equipe do SAMU desce da ambulância, saca um desfibrilador e PRONTO! Um corpo reanimado já consegue se firmar nos próprios joelhos. A metáfora toda é meio grotesca e desajustada, mas pelo menos dá conta das sensações que a interrupção das atividades presenciais trouxe para a comunidade do LARP.

A alternativa para esse grande vazio, como para quase todo mundo, foi correr até a internet e explorar suas possibilidades. Foi nesse movimento que surgiu, em 2021, a ideia do FLO – Festival de LARP Online.

Apesar do LARP online já ter uma vida própria lá fora (sendo conhecido como LAOG: Live Action Online Game), foram os meses pandêmicos de 2020 que mobilizaram os primeiros jogos criados por aqui. Bastante motivados pela Covid-19 e o colapso político brasileiro, vieram Coronatus, da Livia von Sucro; Nada Importante Aconteceu Ontem, do Tadeu Rodrigues Iuama; Não Olhe Para Trás, do Leandro Godoy; Falha Trágica, do coletivo Coral Amarelo; e Excelência Overdrive e Evangelho 2020, do Luiz Prado (oi!).

Com esse repertório crescente, o aumento das infecções e mortes por Covid no começo de 2021 e a falta de qualquer perspectiva para o retorno das atividades presenciais, reunimos a galera envolvida na criação de LARPs, online ou não, e organizamos a primeira edição do FLO. Foram cinco dias de programação, que aconteceu de 27 de abril a 1º de maio.

Os hosts puderam escolher os dias, os horários e a quantidade de vezes que fariam os jogos, seus próprios ou de outros autores. Assim, ao longo da semana, aconteceram 9 LARPs, com a participação de 8 hosts. Contando também os jogadores, passaram pelo Festival pessoas de 7 estados diferentes (Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), o que torna o FLO o primeiro festival efetivamente nacional de LARP do Brasil (pelo menos que eu saiba)!

Nem todos os jogos foram criados especificamente para o ambiente online. É o caso de Calendário, do Cauê Reigota, organizado pelo Chris Martins e Invocação para Reunião Ministerial Extraordinária, do Rafael Carneiro Vasques, que foram adaptados sem muitos problemas. Em termos de estrutura, alguns jogos seguiram o formato de videoconferências, como os dois aí citados, além de Não Olhe Para Trás, organizado pelo Cauê Martins, Cinco Suspeitos, do Tiago Junges e Queremos Guerra!, do Luiz Prado (oi!). Mas outros exploraram mais possibilidades de uso dos computadores e celulares, como foi o caso de O Baile do Cara de Cavalo, do André Sarturi, Falha Trágica, organizado pelo Tadeu Rodrigues e Cabo Pereira e a Turma do Colégio, do Leandro Godoy.

Agora, nesse exato instante, mesmo com a flexibilização dos protocolos de segurança e o retorno aparentemente definitivo das atividades presenciais, uma nova edição do FLO está sendo maquinada para 2022, entre os dias 15 e 21 de maio. O sucesso da primeira edição e a possibilidade de reunir pessoas que não podem participar de um evento presencial de uma semana em outro estado nos anima mais uma vez.

É a hora de rascunhar ideias instigantes e explorar o que os computadores, celulares, tablets, whatsapps, facebooks, instagrams, telegrams, google meets, discords, zooms e todo o resto podem fazer pelo larp. Para esse ano, na perspectiva de tornar o evento mais inclusivo e abrangente, além dos jogos é possível inscrever playtests, palestras e bate-papos relacionados ao universo do LARP.

E assim como em 2021, a filosofia do FLO² é a inclusão e a participação coletiva. Por isso esse texto também é um chamado para quem quiser inscrever um jogo, ajudar na divulgação, convidar para uma live (hehe), dar uma sugestão na parte tecnológica ou só trocar uma ideia mesmo e conhecer melhor a parada. Para tudo isso e outras informações que forem surgindo, é só dar um pulo em larpflo.blogspot.com.

Por Luiz Prado
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply