Nova Amsterdã RPG: Os Mythos de Lovecraft invadem o Nordeste Holandês!

O escritor H.P. Lovecraft povoou o imaginário de muitos leitores, principalmente o de muitos rpgistas, com seus contos de horror cósmico. Nos jogos, essa influência se deu por meio do famoso RPG Chamado de Cthulhu e dele derivaram os mais diversos materiais de cenários de campanhas e suplementos.

Mas imaginem juntar os Mythos da literatura de Lovecraft com a história do Brasil. Não sabe como isso ficaria? Então você precisa conferir o Nova Amsterdã RPG, cenário autoral de Raphael Lima e Gilberto “Joka” Olímpio, onde o folclore se mistura com os Mythos de Lovecraft, numa amálgama digna dos mais terríveis Shoggoths.

O livro usa a dominação holandesa no Nordeste brasileiro como palco para uma adaptação dos Mythos da literatura lovecraftiana para o sistema Fate Acelerado. O desenrolar da trama será a capitania do Rio Grande, com a cidade do Natal (capital), renomeada Nova Amsterdã pelos batavos durante sua estadia em terras potiguares (1633-1654), sendo o centro das ações.

Neste cenário, os Mythos foram despertos ou trazidos para a América pelos europeus em sua sede de poder e controle econômico, o palco das ações é a cidade de Nova Amsterdã (Natal/RN) fato esse que não restringe suas campanhas apenas à cidade ou à capitania, podendo os Narradores ambientarem seus jogos em qualquer localidade do nordeste brasileiro sob a influência holandesa no século XVII.

SISTEMA
O sistema escolhido foi o Fate Acelerado, publicado pela Evil Hat, e lançado no Brasil pela Solar Entretenimento. A sua escolha se dá por sua versatilidade e maleabilidade inquebrável do sistema, além de sua pegada narrativista que se encaixa perfeitamente com a proposta do jogo. Mas os autores bebem de outras fontes, e as suas influências são nítidas nas postagens e no playtest, especialmente do Chamado de Cthulhu e do Rastro de Cthulhu.

AUTORES
Nova Amsterdã
é de autoria de Raphael Lima e Gilberto “Joka” Olímpio ambos membros do coletivo de RPGistas Mundos Colidem com sede na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, mas que contém membros ativos de todo o Brasil. Joka é geógrafo, professor da rede pública estadual de ensino do RN, pesquisador dos usos do RPG na educação, e autor da coluna Espaço Mítico no Mundos Colidem. Raphael Lima é cientista da religião, historiador e professor da rede pública de ensino do RN, e do município de Natal, desenvolve atividades com o uso do RPG como ferramenta pedagógica, por meio do projeto Lápis & Dados, e com alguns relatos na sua coluna no Mundos Colidem, a Caixa do Lima, alguns artigos sobre o tema: “É possível usar o RPG em Sala de Aula? #Parte1” e “É possível usar o RPG em Sala de Aula? #Parte2”.

LANÇAMENTO
Nova Amsterdã RPG
será lançado em formato digital no Diversão Offline São Paulo, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de abril, no Centro de Eventos São Luís, no bairro da Consolação. Durante o evento, os autores estarão realizando one shots e distribuindo uma versão mínima do RPG, usando o sistema de regras para minijogos do Mundos Colidem, para os que participarem das mesas. Essa versão mínima vem com um QR Code para baixar a versão completa do jogo no sistema Fate Acelerado. O livro contém ilustrações de Miguel Rude, Dan Ramos e Leander Moura. Edição e diagramação de Dan Ramos. Revisão de Leishmaniose, Petras Furtado e Gabriel Anaya.

Quer conhecer o Nova Amsterdã? Baixe o Fastplay da aventura “O Estranho Ocaso do Lago da Vila do Bonfim” no DUNGEONIST ou no DTRPG:

dungeonist.com/marketplace/product/fastplay-nova-amsterda-pdf/

drivethrurpg.com/product/237240/Fast-play-Nova-Amsterda

Quer conhecer mais um pouco do Mundos Colidem? Clique a seguir.

mundoscolidem.com.br

Quer conhecer outros projetos autorais do Raphael Lima? Clique a seguir.

drivethrurpg.com/browse/pub/11994/Raphael-Lima

Share This Post

Leave a Reply