DICAS DE JOGO: Dilema do Mapeamento: Como Impedir Seus Jogadores de Dormir

Roleplaying Tips é um site conhecido internacionalmente no mundo do RPG por seus inúmeros artigos com excelentes dicas de jogo (Roleplaying Tips = Dicas de Jogo), escritos Johnn Four, criador do site.

A REDERPG está republicando a partir de hoje as melhores Dicas de Jogo do antigo portal. Toda sexta-feira vocês terão uma dica para melhorar ainda mais os jogos de vocês. Não deixem de conferir!


Dilema do Mapeamento: Como Impedir Seus Jogadores de Dormir

Odeio admitir isso, mas eu mestrei um jogo chato ontem à noite. Minha meta número um para todas as sessões é divertir e jogadores bocejando é um sinal seguro de que não atingi meu objetivo. Embora todo Mestre tenha uma sessão ruim de vez em quando, eu posso identificar vários pontos que teriam feito da minha sessão de jogo um sucesso. Vou compartilhá-los para que você possa aprender a partir dos meus erros, mas hoje vou me concentrar na maior causa da desgraça de ontem: mapeamento.

Se você está jogando uma história que envolve mapeamento, aqui estão três dicas para assegurar-se de que seus jogadores não comecem a dormir pelo fim do primeiro corredor.

1. Ponha suas expectativas e desejos de lado e ponha-se no lugar dos seus jogadores.

Achei que seria muito divertido fazer os jogadores mapear seu caminho, possivelmente ficando perdidos e então desesperadamente remexendo seus mapas pra tentar achar a solução. Um bom problema pra quebrar a cabeça.

A realidade foi outra. Um jogador se matando pra fazer um mapa baseado nas minhas direções verbais enquanto o resto do grupo estava sentado sem fazer nada e ficando cada vez mais entediado. Isso não foi justo com os outros jogadores nem com o coitado que tinha a responsabilidade de fazer o mapa.

Na próxima sessão, eu vou desenhar o mapa para o grupo. Claro, sei que uma diversão em potencial será perdida com a minha execução perfeita do mapa da exploração, mas pelo menos é melhor que jogadores quase caindo da cadeira de tanto tédio!

2. Peça para escolherem alguém pra fazer as decisões para que o tempo entre os encontros passe o mais rápido possível.

Ontem à noite, quando o grupo se aproximava de uma interseção e eu perguntava a todos os jogadores “direita ou esquerda?”, eu causava atrasos e confusões porque eles ficavam um bom tempo discutindo a decisão.

Na próxima sessão, vou fazer o grupo eleger alguém pra escolher as direções a seguir. Se o grupo quiser ir por um caminho diferente, eu os deixo discutir com o “tomador de decisões”. Isto vai acelerar o jogo para que possamos nos concentrar nas partes divertidas.

3. Se a decisão de esquerda ou direita for importante para a história, dê informações extras para que o grupo tenha algo sobre o qual discutir.

Como não forneci nenhuma informação, toda decisão de “direita ou esquerda” se tornou uma parada irritante no jogo e cada interseção se tornava uma escolha cega.

Da próxima vez, vou olhar adiante e ver se consigo entregar alguma informação interessante para que a escolha seja mais importante e o jogo se torne mais divertido pra todo mundo.

Por exemplo, “à esquerda há uma escuridão silenciosa que vai além da luz da sua lanterna – embora vocês sintam uma leve brisa que carrega um cheiro de podridão. À direita, vocês podem ouvir um som lento de metal muito, muito distante.”

Agora, pelo menos, há algo que vale a pena discutir – especialmente se há alguma dica (por exemplo, o grupo está procurando um martelo mágico).

A grande lição que você pode aprender do meu erro é por de lado seus sentimentos, sentir o clima durante o jogo e não ter medo de mudar as coisas para que os jogadores possam se divertir mais.

Como você lida com mapas e mapeamento nos seus jogos? Eu ficaria feliz de contar suas dicas e técnicas em artigos futuros. Se você souber inglês e quiser falar com o criador deste artigo, envie um e-mail para: johnn@roleplayingtips.com; assunto: Mapas e Mapeamento. Se não souber falar inglês, mas quer perguntar sobre o assunto ou comentar alguma coisa, mande um e-mail para: fagolu@ig.com.br, que eu repassarei para o autor.

Tenha mais diversão a cada jogo!

Por: Johnn Four
Fonte: Roleplayng Tips
Traduzido por Hugo “Nix” Lima (REDERPG)
Publicado originalmente em 05/11/2004  (1480 leituras)

***

Share This Post
2 Comments
  1. São dicas interessantes mesmo, mas, acho que aí caberia espaço para outras sugestões, como por exemplo, inovar na arquitetura das masmorras, adotando temáticas novas, por exemplo, uma masmorra construída por gnomos para guardar alimentos teria uma estrutura bem diferente de uma caverna adotada por um beholder que esteja querendo esconder um artefato…

    Outra dica que eu daria é mesclar os desafios dentro da masmorra, com combates em cenários um pouco diferentes (uma hora atacando um salão aberto e limpo, outra hora tentando defender um salão todo destruido, etc.), armadilhas, enigmas, monstros fracos e fortes. Uma construção assim de desafios, ajuda a construir um mapeamento mais interessante para os jogadores e faz com que as decisões sejam mais relevantes.

  2. Concordo Plenamente Mammoth; mas acrescentaria algo.
    Não dificulte tanto nas decisões isso faz com q os jogadores se entediem facilmente.Imponha dificuldades, mas de uma colher de chá de vez em quando.

Leave a Reply