Filmes clássicos que todo jogador de RPG deveria assistir (parte 1)

Cena de "El Cid"

Anos atrás, na ainda ativa Lista de Discussão da REDERPG no Yahoo Grupos, eu fiz algumas seleções de filmes clássicos que todos jogador de RPG deveria assistir – filmes épicos, de fantasia, e de capa e espada. Filmes anteriores à década de 1980! Nas trocas de mensagens que se seguiram, o Luciano P. Giehl, do blog Mundo Tentacular complementou brilhantemente com filmes que eu acabei esquecendo, e o Octávio Aragão também colaborou lembrando mais um ou outro.

Pois bem, aí está ela, a super-hiper-mega lista de filmes que todo jogador de RPG deveria assistir, com links e alguns comentários. Como a lista é MUITO extensa, divivimos em partes e essa é a primeira. Não existe critério nessa divisão, apenas conforme eles foram lembrados e citados.

Muitos desses filmes ainda passam nos canais TCM e Telecine Cult das TVs por assinatura. Divirtam-se e não deixem de conferi-los!

“El Cid” (El Cid): – Clássico com C maiúsculo, com Chalton Heston e Sophia Loren. Se querem saber o que é ser um paladino de verdade, vejam esse filme. Aliás, vejam de qualquer maneira, é um filme que não envelhece e sempre emociona.

“O Senhor da Guerra” (The War Lord): Também com Charlton Heston, referência obrigatória sobre a Idade Média e os normandos. O filme é fabuloso!

“Ben Hur” (Ben Hur): O mais famoso filme épico do Charlton Heston. Tem a clássica corrida de bigas que ainda impressiona. E inspirou a corrida de pods de Star Wars I: Ameaça Fantasma.

“Os Sete Samurais” (Shichinin no Samurai): Do grande mestre Akira Kurosawa, o pai de todos os filmes de samurai. O filme raiz de todos os filmes que se basearam nele, de faroeste, de ficção científica e até o “Vida de Inseto”.

“O Escudo Negro de Falworth” (The Black Shield of Falworth): Com Tony Curtis e Janet Leigh, mostra o treinamento de um cavaleiro.

“Scaramouche” (Scaramouche): Com o grande Stewart Granger, Mel Ferrer, Janet Leigh e Eleanor Parker. O mais longo e melhor duelo de esgrima do cinema. Baseado na novela homônima de Rafael Sabatini.

“No Reinado da Guilhotina” (The Purple Mask): Com Tony Curtis, um defensor da nobreza na França de Napoleão. A cena em que ele resolve provar que é o Pimpinela Escarlate para os nobres da academia de esgrima, contra os melhores espadachins da França, é antológica.

“Spartacus” – (Spartacus): De Stanley Kubrick, com Kirk Douglas, Tony Curtis, Jean Simmons e Sir Laurence Olivier. Filme obrigatório. A série de televisão é fantástica, mas esse filme é um megaclássico! Há a versão mais recente em filme com o Goran Visjnic no papel de Spartacus, mas não chega aos pés da versão do Kubrick.

“Vikings, os conquistadores” – (The Vikings): Ele é anterior a Spartacus, mas já tem a dupla Douglas e Curtis. Embora em alguns momentos dê para perceber as espadas de borracha, ele tem cenas antológicas, como o Kirk Douglas andando nos remos, a “justiça” do Rei inglês e a tomada do castelo. Além da reconstituição da aldeia e do modo de vida viking.

“Os Lendários Vikings” – (The Long Ships): Com Richard Widmark e Sidney Poitier. Vikings em busca de um gigantesco sino de ouro, vão parar em terras mulçumanas do rei interpretado por Sidney Poititer. A cena da “Égua de Aço” é alguma coisa…

“Príncipe Valente” – (Prince Valiant): Com Robert Wagner e James Mason, baseado na célebre e também clássica HQ de Hal Foster. Outro grande clássico do cinema, trazendo Robert Wagner no papel título.

“O Prisioneiro de Zenda” – (The Prisioner of Zenda): Com o grande Stewart Granger e James Mason no papel do vilão que diz a célebre frase “Aquele que luta e foge, vive para lutar outro dia”. Filme obrigatório para os amantes do RPG Castelo Falkenstein.

“Falcão dos Mares” – (Capitan Horatio Hornblower R.N.): Traz Gregory Peck como o intrépido Capitão da Marinha Inglêsa no tempo das guerras napoleônicas.

“O Cisne Negro” – (The Black Swan): Com Tyrone Power e Maureen O’Hara, clássico obrigatório, também baseado na novela homônima do soberbo Rafael Sabatini.

“O Gavião e a Flecha” – (The Flame and The Arrow): Com Burt Lancaster, Nick Cravat e Virginia Mayo, muito bom!

“O Pirata Sangrento” – (The Crimson Pirate): Repetindo a dupla Lancaster e Cravat, o filme puxa pelo lado cômico, mas é muito bom!

“Os Cavaleiros Teutônicos” – (Krzyzacy): Também passou no Telecine Classic. É uma produção polonesa, excelente reconstiuição de época, recria uma das mais importantes batalhas da Idade Média, Batalha de Grunwald, e tem um personagem excepcional: Jurand de Spikowa. Abstraiam os “defeitos especiais” (espadas de borracha e manequim sendo jogado no lugar de uma pessoa).

“Lancelot, O Cavaleiro de Ferro” – (Lancelot and Guinevere): Com Cornel Wide no papel de Lancelot.

“Caminhando com o amor e a morte” – (A Walk with Love and Death): Com Angelica Houston. Excelente reconstiuição da Idade Média. Mostra como era a mentalidade dos nobres.

“O Espadachim de Siena” – (La Congiura dei Dieci): Com Stewart Granger. Esgrima, muita esgrima e excelentes tiradas!

“O Pirata Real” – (Seven Seas to Calais): Produção italiana com Rod Taylor fazendo o papel de Sir Francis Drake, tendo como clímax a épica batalha naval da marinha inglesa contra a Invencível Armada da Espanha.

Por Marcelo Telles e Luciano P. Giehl, com a inestimável colaboração de Octavio Aragão.

Cena de "El Cid"

Cena de “El Cid”

Share This Post

Leave a Reply