FATE Core ou Sistema Básico (resenha)

Olá, galera da REDERPG! Eu sou o Marcus Kleber e hoje vou falar de Fate Core, ou como foi traduzido para o português, Fate Sistema Básico. Um sistema RPG criado pela empresa Evil Hat, publicado em 2013 nos Estados Unidos com a simples premissa de: seja quem você quiser, onde quiser e quando quiser.

Fate Sistema Básico, como o próprio nome diz, é o básico de um RPG, em outras palavras, é um livro de regras gerais. O sistema não traz arquétipos de tramas, cenários, personagens ou mesmo de coisas mais básicas, como proteção e armamentos, deixando isso ao cargo dos jogadores e Mestres de Jogo. FSB é apenas o sistema de regras, que podem ou não serem seguidas em sua totalidade.

Porém, não é isso que faz com que o FATE seja conhecido como o “Linux RPG”, mas sim o fato de o sistema ser licença aberta, permitindo que os jogadores e Mestres criem e publiquem suas modificações, cenários, personagens, aspectos e tudo o mais que quiserem relacionado ao sistema, sem infligir nenhuma lei de direitos autorais (para saber mais visite faterpg.com).

O FATE chegou ao Brasil oficialmente em 2015, após um financiamento coletivo para a tradução do livro (incluindo a versão Acelerada) realizado pela Solar Entreterimento. Atualmente, o livro de regras (FATE e FAE) e assessórios, são vendidos tanto na versão física, quanto na versão digital no site da editora. Porém, a própria Evil Hat disponibiliza os livros, em versão digital, em seu site, no modelo pay-what-you-want (pague o quanto quiser), além de diversos materiais, todos em inglês.FATE 1

Bom, como o FATE é um sistema um pouco diferente do convencional, para jogá-lo são necessárias algumas coisas fora do convencional. Além do Mestre, jogadores, fichas e dados (que nesse caso são um pouco diferentes do comum, mas que podem ser adaptados sem se perder a magia do jogo), também é necessário um cenário.

O FATE não possui um cenário padrão, ele é um sistema genérico. O próprio livro traz até uma ficha de cenário, com os principais aspectos que ele deve ter (abordarei isso no próximo artigo).

Depois do cenário montado, vem os personagens. Assim como o cenário, FATE não possui uma forma pronta para criação de personagens, mas todo o personagem deve ser proativo e levar uma vida dramática, afinal de contas, quem vai se interessar em interpretar um jogador de futebol que passa a vida esperando passes na cara do gol? Mas e se for um jogador de futebol que passa a vida esperando a bola na cara do gol e que possui um segredo macabro, e por isso ele não pode ir aos treinos, mas mesmo assim ele é o melhor jogador do time? Mais interessante´não? Isso nos leva à próxima parte…

Aspectos: tudo em FATE são aspectos! Partindo do cenário, até as ações, qualquer coisa possui aspectos. Basicamente, aspectos são características marcantes, permanentes ou passageiras, que determina e modifica tudo no FATE. Por exemplo: uma nave espacial com inteligência artificial, um jogador de futebol que possui um segredo macabro, um dia nublado, um inimigo sangrando, entre muitos outros. No geral, praticamente tudo que pode ser entendido como um adjetivo de qualquer coisa é um aspecto.

Por fim, mas não menos importante, pontos de destino. Bom, pontos de destino são a carta na manga de jogadores e Mestres de FATE. São pontos que podem ser gastos em várias situações diferentes. Eles são um pouco complexos para serem explicados em um parágrafo, portanto, em outra oportunidade explicarei como usá-los.

FATE é sistema simples, intuitivo e o melhor de tudo: maleável. Ele pode embalar aventuras, de grande, media ou pequena complexidade e, por ser fácil de aprender, é recomendado para jogadores novos e mesmo os mais experientes, sem perder a diversão!

Download do livro em versão digital em inglês:

evilhat.com/home/fate-core-downloads/

Por Marcus Kleber
Equipe REDE
RPG

FATE 2

Share This Post

Leave a Reply