Épico RPG em playtest aberto!

Olá, amigos! Sou Rafael Lopes Vivian, criador do Épico RPG. Há alguns dias coloquei o manual do beta aberto desse novo jogo com todas as regras para download gratuito em epicorpg.com.br. Há detalhes ainda em desenvolvimento, mas o manual atual já é 100% jogável.

Jogo RPG há muitos anos e, desde que iniciei o projeto do Épico RPG, me dediquei a pesquisar sistemas de interpretação (os bons e os ruins). A lista de objetivos de design desse jogo é muito ambiciosa, mas ali por 2015 achei que tinha uma boa base e o desenvolvimento pegou impulso. Dali saiu um jogo 100% nacional, sem amarras, robusto sem ser difícil de aprender, bastante flexível, e avançado, para qualquer cenário e gênero.capa beta aberto

Eu quero regras elegantes, interpretação que faça sentido, opções de combate tático da vida real, sem os muitos defeitos de jogos realistas (granularização, regras excessivas e “duras”, dificuldade de aprendizado), sem os problemas dos jogos tradicionais (custo alto, dados bobos que o cara precisa colecionar, classes que impedem a liberdade criativa), e sem as promessas vazias dos RPGs independentes da moda (“rules-light”, “sandbox”, “veloz e furioso”).

Algumas pessoas têm medo de jogos realistas, pensam que vão interpretar personagens num documentário, mas na verdade queremos o realismo da Identidade Bourne, um “realismo de ação”. Este jogo tem realismo, mas é inspirado na ficção, então tem boas lutas, tem magia, tem emoção e ninguém precisa ter medo de regras complexas. A mecânica básica de resolução de ações cabe numa folha A4 frente-verso. Com alguns minutos a maioria já pega o jeito do jogo. Depois o mestre pode escolher jogar no nível de complexidade que quiser. Só quer que o combate termine rápido? Ok, vai firme, mas as regras estão lá se você quiser dar pisão no pé do bandido ou abrir fogo de supressão contra a tropa inimiga. O sistema de virtudes e defeitos também adiciona uma profundidade aos personagens — de novo, só se o grupo de jogo quiser assim.

Adianto meus planos para o futuro imediato:

– A versão impressa do beta agora pode ser comprada aqui, em impressão sob demanda, por apenas R$ 35,00 reais: clubedeautores.com.br/book/214277–Epico_RPG__versao_BETA – A versão para download continua totalmente gratuita!

– Agora em agosto deve sair uma versão com temática pós-apocalíptica do manual do beta aberto para download grátis.

– Vamos continuar testando o jogo constantemente, mestrar e ouvir os comentários de outros mestres e jogadores para poder sair da fase beta e jogar mais.

Todos que quiserem podem se envolver no desenvolvimento. Quem quiser pode entrar em contato comigo pelo rafaellvx@gmail.com ou no Facebook e pode até ser co-autor se quiser; neste momento não somos uma empresa, é realmente uma paixão pelo RPG.

Há muito a falar. Tentei não me alongar para não ser muito chato para você ler. Se você quiser saber mais sobre os objetivos do jogo, como se envolver mais, como jogar, explicações sobre as regras, etc., entra em contato comigo por aqui ou pelo rafaellvx@gmail.com e falamos mais.

Abraço e obrigado!

Site do projeto: www.epicorpg.com.br
Link para download direto do beta aberto: www.epicorpg.com.br/download
Para comprar a versão impressa: clubedeautores.com.br/book/214277–Epico_RPG__versao_BETA

logo

Share This Post

Leave a Reply