O Livro das Lendas (resenha)

Livros de RPG destinados à Educação sempre existiram no mercado nacional, apesar de pouco conhecidos e de pouquíssimos títulos. Dos pioneiros é possível destacar o livro Saindo do Quadro do professor e psicólogo Alfeu Mercatto e mais recentemente o Anais do Simpósio de RPG & Educação da Devir Livraria e Ludus Culturalis, além de uma produção independente do professor Marcos Tanaka, também autor do cenário Brasil.org. Além disso, existem teses que são defendidas em universidades sobre RPG, sendo a mais conhecida a de Sônia Rodrigues na PUC-RJ, mestre em Literatura Brasileira com um projeto de doutoramento a partir do RPG. O professor de química Gustavo C. Marcondes, que também usa o RPG na sala de aula conseguiu publicar seu título pela Zouk Editora, editora que se destaca principalmente pelos títulos voltados para a Educação.

Como primeiro título de RPG da editora, ela pensou muito mais em fazer um livro de arte com formato brochura, papel de luxo e ilustrador com um estilo interessante, já que em nenhuma das ilustrações de Zoé Degani são usadas linhas retas, com a grande maioria destinada a ambientes como cidades e arbustos, seres vivos podem ser vistos andando nas cidades, mas só um aparece em destaque no capítulo de Criação de Personagens. Esse também é um dos raros livros de RPG nacionais em que há orelha, talvez descontando o OPERA RPG, que serve como marcador de página e na qual há um texto de Louis L. Kodo, professor de História que fala da importância do RPG na educação.

Abrindo o livro, há uma dedicatória do autor aos familiares e uma lista com mais de 100 jogadores que participaram do projeto, logo depois no capítulo Fundamentação é dito aonde é possível desenvolver o RPG numa sala de aula, de forma bem resumida, como o teatro e o uso de ações em grupo para resolver situações, seguido de uma explicação sobre a história do RPG, sobre o livro e sobre o jogo, como ocorrem as ações na mesa e quais aventuras que podem ser realizadas com o livro, pois este é também um sistema.

O sistema Livro das Lendas é jogado com 3 dados de 6 faces e possui 7 atributos: Força, Destreza, Inteligência, Resistência, Vontade, Reflexos e Carisma, além desses há Perícias, Talentos, Falhas e Poderes (Magias, Psiquismo e Efeitos Colaterais). Um ponto interessante do sistema é o seguinte: uma Perícia pode ser ruim! Coisa que praticamente inexiste nos RPGs atuais, as já citadas Perícias são divididas em artísticas, atléticas, combate, espionagem, comerciais, sociais, de conhecimento, com animais, lingüísticas, manipulação, médicas e técnicas. Nenhuma Perícia/Talento/Falha/Poder tem descrição, mesmo assim é fácil entender o que cada um representa, como “Ar de Superioridade”, “Traçar Perfil”, e “Detectar Pontos Fracos”.

O livro continua com os equipamentos – onde fica a curiosidade: 20 reais equivalem a 1 Peça de Ouro -, seguindo com história, experiência, dano – que possui um sistema similar ao Storyteller – e finalizando com o capítulo do Mestre, inclusive com dica do que fazer quando os jogadores estiverem fazendo muito barulho, e cá entre nós, já usei o método usado no livro. Continuando com as dicas de criar sua própria aventura e de como inserir propostas didáticas dentro da aventura. Há ainda a aventura O Segredo da Cidade Cinzenta, destinada ao uso de química, sem combate que ainda pode ser adaptada para outras matérias, que dá um exemplo geral de uso lúdico de RPG. No final, há a ficha de personagem para o uso do sistema Livro das Lendas, uma extensa bibliografia com uma mescla de títulos de RPG e também livros destinados a professores.

Por fim, esse é um livro que pode ser usado por professores, alunos e jogadores normais, o grande problema dele é o preço e a idéia da editora, já experiente no assunto, ao invés de fazer um livro destinado a educadores, fazer um livro de arte. Mesmo assim, este conta com um excelente suporte a partir de duas aventuras na REDERPG: uma educativa e outra não, isso sem contar que o autor pretende publicar o seu mundo para os dois usos, afinal ele também possui um sistema completo, simples e de fácil digestão. Ter um livro assim nas bibliotecas sempre é bom, para tentar eliminar a má fama do RPG, pena que dificilmente atinge o mercado necessário (no caso, o de professores e escolas). Quando tivermos professores e o nosso hobby realmente valorizado nesse país, aí sim este irá para frente.

Livro das Lendas – Aventuras Didáticas
Nota: 5/6
Jogo: Sistema Livro das Lendas
Editora: Zouk.
Formato: 48 páginas, capa mole, P&B.
Autor: Gustavo César Marcondes
Preço Sugerido: R$26,00
Idioma: Português

Daniel “Talude” Paes Cuter
Equipe REDERPG
Newsletter RPG – http://br.groups.yahoo.com/group/newsrpg

***

Share This Post

Leave a Reply