(republicação) – Long Live the King

O rei está morto… finalmente! Através de uma habilidosa combinação de intriga ao vivo e uso estratégico de recursos, você poderá se tornar o próximo governante da terra. Long Live the King é um jogo de estratégia e Live-Action para cinco ou mais jogadores.

Long Live the King é um jogo dinâmico que casa as traições e maquinações diabólicas do melhor do jogo de estratégia e cartas com a pompa e circunstância dos mais elaborados Live-Actions. No papel de um rei debilitado, o mestre do jogo participa na interpretação enquanto modera as regras.

Com até sete outros grandes personagens, incluindo uma jovem rainha, um arcebispo arrogante e um embaixador maquiavélico, competindo entre si em posições de governar o reino quando o rei finalmente se rende. Dúzias de papéis menores permitem o jogo se tornar tão amplo e elaborado o quanto se quiser. Ou mantenha-se tudo simples… direto na garganta.

A Introdução

Long Live the King (LLK) é um rpg estratégico. Ou talvez seja um jogo de Live-Action para estratégico. Tanto faz. É um jogo de estratégia com cartas, mas ao invés de se sentar à mesa como nos jogos típicos, você realmente anda por ai e atua com um personagem na corte de um rei moribundo. O objetivo é se divertir com seu papel, mas também se tornar o novo governante de seu reino (você não quer realmente que o rei viva muito tempo!).

Sobre o jogo

Conteúdo – A caixa de jogo do LLK inclue um livro de regras com 32 páginas, as fichas dos sete grandes personagens, moedas do reino, e 200 cartas dividas em seis tipos diferentes (Cartas de Mobilização, Cartas de Rebelião, Cartas de Decisão, Cartas de Saúde, Cartas de Status e Cartas de Intriga) para cuidar de muitos dos aspectos do jogo estratégico.

– Fichas de Personagens – Os jogadores em LLK assumem papéis do rei moribundo e sua corte. O Rei também é o “mestre do jogo”; ele cuida do jogo e é responsável por manter que cada um siga as regras do jogo (sim, existem alguns poucos) e que o jogo continue suavemente. Além do Rei, há outros sete grandes personagens: a Rainha, o Bastardo Real, o Arcebispo, o Barão, o Embaixador, o Mordomo, e o Tesoureiro. Finalmente, e opcionalmente, outros jogadores podem assumir um ou outro papel menor da corte, como o Carcereiro, o Médico Real, ou o Capitão da Guarda. No total, há mais de 30 personagens diferentes para serem jogados.

– Cartas de Rebelião – Durante o jogo, há duas situações simultâneas se desenvolvendo que afetam o jogo para todo mundo. Os camponeses estão cada vez mais insurgentes e o Barão está juntando um exército (pelo Rei, supostamente) para opor-se a eles. Há Cartas de Rebelião e de Mobilização que devem ser postas proeminentemente para todos os jogadores monitorarem durante o jogo. De um lado, os camponeses, ressentidos da vida que têm e daqueles que os governam, estão partindo para a rebelião. Coloque 5 Cartas de Rebelião para representar os vários estágios da rebelião e seus efeitos no jogo.

– Cartas de Mobilização – Para se combater isto, e para seus próprios fins, o Barão está ocupado mobilizando tropas pelo exército do Rei. Coloque 5 Cartas de Mobilização representando os diversos estágios da arregimentação de tropas.

– Cartas de Decisão – Durante a fase do Concílio do turno, o Rei mede os votos pró e contra a petição corrente, registrando o Favor de cada jogador (opiniões de jogadores de influência maior têm mais peso do que a dos outros) ao calcular o Favor pela petição. Então ele embaralha as Cartas de Decisão e tira uma. Essas cartas o instruem a respeito de como lidar com o assunto, muitas das Cartas de Decisão podem levá-lo a se decidir baseado no resultado do Favor pela petição; mas algumas são mais imprevisíveis, demonstrando o contínuo declínio do Rei na saúde e loucura. A Carta de Decisão do Rei retirada volta ao baralho para ser misturada com as outras, para se resolver a próxima petição.

– Cartas de Saúde – LLK inclui 10 Cartas de Saúde. No início do jogo, as cartas são misturadas, e então somente seis delas são alinhadas em uma posição central junto com as Cartas de Mobilização e Rebelião. No início do segundo turno do jogo, uma Carta de Saúde é revelada. A carta indica a atual saúde (e humor!) do Rei para o turno que virá.

– Cartas de Status – Todos os grandes jogadores ganham pontos de Status. Status é uma média do respeito que o jogador detém na corte e no reino, e também representa o poder de um jogador em afetar o jogo em certos aspectos. Cada ponto de Status representa um personagem menor da corte que é leal ao jogador. Esses seguidores são representados como Cartas de Status. Cada uma delas tem a descrição de um personagem menor, juntamente de certas habilidades ou efeitos que um personagem maior pode acessar usando aquele personagem. Se houver pessoas suficientes no jogo, os personagens de Status podem realmente ser jogados por qualquer um.

– Cartas de Intriga – Essas cartas representam uma ampla variedade de coisas no jogo, mas geralmente representam eventos, pessoas, ações ou documentos que têm algum efeito no jogo. Alguns são restritos em termos de quem possa jogá-los, a quem afetar, ou quando podem ser usados. Jogar uma carta pode resultar em jogadores ganhando ou perdendo ouro, Favor ou Status, ou pode até mesmo ter outro efeito durante o curso do jogo. Cartas de Intriga podem ser trocadas, compradas, vendidas, ou simplesmente dadas aos demais jogadores conforme o desejado. Um conselho ao se jogar com Cartas de Intriga: interprete!

– Moedas do Reino – Dinheiro é um dos recursos mais importantes dos jogadores no decurso do jogo. Cada personagem tem diferentes usos de seu dinheiro, ainda que em geral seja usado para suborno, persuasão, e manipulação. A única unidade monetária é o ducat de ouro, representada pelas moedas douradas que vêm com o jogo. As moedas de platinum (prata) valem 5 ducats de ouro cada.

– Cartas Extras – Uma das características mais maneiras do jogo é sua flexibilidade. O set inclui algumas cartas em branco para você criar suas próprias cartas, acrescentando algumas reviravoltas inesperadas.

– Livro de Regras de 32 páginas

Confira mais sobre esse fabuloso jogo lançado pela White Wolf, disponível apenas em inglês, em:

http://www.white-wolf.com/llk/

Dados da publicação original:
Enviado por Mtelles
em 18/11/2007 00:10:00 (787 leituras)
Tradução: Luiz Felipe Vasques
Fonte: White Wolf
(republicado em 2/8/2011)

***

Share This Post

Leave a Reply