Outra amostra de Réia: O Califado

Saudações, heróis! Este mês nós trazemos mais uma amostra do primeiro suplemento do Réia, o Réia: O Califado, que em breve será lançado. Apresentamos para vocês uma das classes de prestígio do livro, o ghazir, com direito à ilustração feita por Glaucio Marcos Costa.

Ghazir

O ghazir é o lutador da Fé Omareana por excelência, os principais protetores do Califado, que são vistos desde a ascensão dos seguidores do Profeta Omar. São lutadores implacáveis, sempre fiéis ao Califa e aos seus subordinados mais diretos. Eles são os guerreiros de elite na luta contra os infiéis.

GhazirNormalmente fahir e guerreiros se tornam ghazir, sendo raros os beduínos e bárbaros que seguem este caminho. Não se sabe de membros de outras classes que tenham se tornado ghazir.

Os ghazir PdMs são os representantes ideais da Fé Omareana, aqueles que sempre vão representar o exemplo de pessoa temente ao Altíssimo e pronto a servi-lo.

Dado de Vida: d10

Pré-requisitos

Para se tornar um ghazir, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios.

Tendência: Qualquer Leal.

Bônus Base de Ataque: +5

Perícias: Adestrar Animais 2 graduações, Cavalgar 5 graduações, Conhecimento (Religião) 2 graduações.

Talentos: Combate Montado.

Especial: O candidato deve ser devoto à Fé do Altíssimo e jurar lealdade ao Califa, o regente do Califado.

Perícias de Classes

As perícias de classe de um ghazir (e a habilidade chave para cada perícia) são: Adestrar Animais (Car), Cavalgar (Des), Conhecimento (local) (Int), Conhecimento (religião) (Int), Diplomacia (Car), Equilíbrio (Des), Escalar (For), Intimidar (Car), Observar (Sab), Ofícios (Int), Saltar (For), Sentir Motivação (Sab) e Sobrevivência (Sab).

Pontos de Perícias a Cada Nível: 2 + modificador de Inteligência

Características da Classe

Usar Armas e Armaduras: Um ghazir sabe usar todas as armas simples e comuns, armaduras leves e médias, e todos os tipos de escudo.

Investida Montada: Um ghazir aprende logo cedo a atacar adversários de forma mais eficiente quando montado em um cavalo. Ele recebe no 1º nível o talento Investida Montada como talento adicional, mesmo se não cumprir os pré-requisitos necessários.

Maestria Montada: Um ghazir é um especialista quando montado, podendo facilmente fazer ações sobre um cavalo que a maioria das pessoas não conseguiria. A partir do 1º nível, um ghazir pode escolher um ‘10′ para qualquer teste de Cavalgar, mesmo em situações que não poderia fazer essa proeza.

Arquearia Montada: Com a evolução de seu treinamento, um ghazir aprende como utilizar melhor os arcos quando montado. No 2º nível, o ghazir ganha o talento Arquearia Montada como talento adicional, mesmo se não cumprir os pré-requisitos necessários.

Salvo na Sela (Ex): No 3º nível, o ghazir se torna mais hábil em lutar sobre a sua montaria atacando à distância. Ele reduz em 2 as penalidades quando faz ataques à distância enquanto montado, ou seja, reduzindo a penalidade para zero quando a montaria está em movimento dobrado, e para -2 quando a montaria está correndo.

Atropelar Aprimorado: Conforme progride em seu treinamento, um ghazir aprende como fazer que sua montaria passe pelos adversários sem ferir ele e ela própria. No 4º nível, o ghazir ganha o talento Atropelar como talento adicional, mesmo se não cumprir os pré-requisitos necessários.

Evasão (Ex): No 5º nível, o ghazir aprende como esquivar de ataques que poderiam ferir ele ou sua montaria. Ele adquire a habilidade Evasão, mas somente quando montado.

Investida Implacável: No 6º nível, um ghazir aprende como provocar mais ferimentos com seus ataques corpo a corpo quando montado. Ele adquire o talento Investida Implacável como talento adicional, mesmo se não cumprir os pré-requisitos necessários.

Mobilidade Montada: Um ghazir de 7º nível ou superior aprende a se defender melhor de ataques de oportunidade quando montado. Ele adquire o talento Mobilidade Montada como talento adicional, mesmo se não cumprir os pré-requisitos necessários.

Defesa Compartilhada (Ex): A partir do 8º nível, um ghazir aprende como proteger outras pessoas próximas a ele através de sua habilidade em cavalgar. Como uma ação de movimento, ele pode, ao fazer um teste de Cavalgar, usar o resultado do teste no lugar do valor da CA de um aliado (caso seja maior) que esteja a 1,5 metro dele. Infelizmente um ghazir não pode proteger com esta habilidade um aliado que receba um ataque de oportunidade.

Ataque em Conjunto (Ex): Um ghazir pode conduzir seus aliados a atacar em conjunto um mesmo adversário mais facilmente. No 9º nível, ao dar uma ordem verbal durante uma ação de rodada completa, ele fará com que todos os aliados que estejam a 9 metros dele possam, na rodada seguinte, agir na iniciativa do ghazir, mesmo se a iniciativa dele for pior do que a dos seus aliados, mas somente para atacar o mesmo adversário. Aqueles que agirem em conjunto com o ghazir irão considerar este adversário surpreendido e receberão um bônus de +2 no ataque contra ele (que pode se acumular com o bônus concedido pela condição de surpreendido), nesta rodada somente. Esta habilidade só pode ser usada um número de vezes ao dia igual ao nível do personagem nesta classe de prestigio.

Pelo Altíssimo!(Ex): No 10º nível, ao invocar a palavra do Altíssimo, o ghazir pode receber a incrível habilidade de derrotar seus mais terríveis inimigos com apenas um golpe. O ghazir deve designar um inimigo qualquer de sua fé que esteja em sua linha de visão. Gastando uma ação de rodada completa analisando seu inimigo, ele pode utilizar um golpe de misericórdia na rodada seguinte, recebendo todas as vantagens e desvantagens desta manobra. Um ghazir só pode utilizar esta habilidade uma vez por dia e se estiver montado.

Nível BBA Fort. Refl. Vont. Especial
1o +1 +2 +0 +0 Investida montada, maestria montada
2o +2 +3 +0 +0 Arquearia montada
3o +3 +3 +1 +1 Salvo na sela
4o +4 +4 +1 +1 Atropelar aprimorado
5o +5 +4 +1 +1 Evasão
6o +6 +5 +2 +2 Investida implacável
7o +7 +5 +2 +2 Mobilidade montada
8o +8 +6 +2 +2 Defesa compartilhada
9o +9 +6 +3 +3 Ataque em conjunto
10o +10 +7 +3 +3 Pelo Altíssimo!
Réia é um cenário de fantasia medieval épica
criado por Marcelo Telles para o sistema D20
e lançado pela Editora Caladwin
(http://www.caladwin.com/caladwin/reia.mv)
Não percam, no primeiro domingo de cada mês, a coluna mensal de Reia
e participem no nosso fórum do tópico dedicado a Réia
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/reia/
e da comunidade oficial do cenário no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8782566

***

Share This Post

Leave a Reply