Nova Raça: Besset, os Meio-Anões de Isaldar

Saudações, aventureiros! Publicar livros de RPG no Brasil requer a exímia arte de “cortar” material, e assim alguns materiais acabaram ficando de fora do Guia de Isaldar, o primeiro suplemento para Crônicas da 7ª Lua.

No mês passado, nós vimos um pequeno reino que acabou sendo cortado do livro, o Baronato de Lionis. Este mês vamos começar a trazer material com mecânica de jogo que também ficou de fora, começando por uma nova raça: os besset, os meio-anões de Isaldar.


Nova Raça: Os Besset, os Meio-Anões de Isaldar

Os Príncipes Mercadores usam como guarda-costas os sobreviventes de um antigo clã de anões renegados liderados pelo infame e lendário durgodaik Bes. Esse anão, cujos registros foram apagados dos pergaminhos de Karn, teria abandonado uma batalha contra o Império Melkhar, traindo os demais clãs, cerca de 150 anos atrás. O motivo teria sido uma paixão por uma guerreira humana de nome desconhecido, apesar da lenda também falar que esta mulher saberia a localização de uma das lendárias armas-artefatos usadas pela própria deusa Enthariel.

O clã de Bes era chamado de Chifre de Ferro e tinha como símbolo uma cabeça de carneiro com enormes chifres curvos. O Chifre de Ferro teria sido implacavelmente caçado, até desaparecer nas profundezas dos pântanos de Haradath, onde foi dado como morto. Mas este não foi o fim dos anões e humanos que seguiram Bes e sua amada. Ficou-se sabendo depois que eles teriam conseguido cruzar os Pântanos Sem Fim e passaram anos em Aryavarta, no Deserto dos Ventos Cortantes, no Império do Leão Celestial e mesmo em Shinmarash, antes de ressurgirem 40 anos atrás nas selvas, após prestarem serviços aos lordes Marash.

Os besset ou “Seguidores de Bes” em um dialeto de Aryavarta acabaram em sua grande maioria contratados pelos Príncipes Mercadores. Esses mercenários exilados não se pareciam nem mais com humanos ou anões. Os besset são uma raça de guerreiros pouco mais baixos do que humanos, de físico forte e compacto. São reconhecidos por seus cabelos e olhos de um vermelho vivo e por suas orelhas levemente pontudas (menos do que meio-elfos). Sua tez lembra levemente o cobre e provavelmente resultou da mistura com humanos das selvas orientais de Aldar. São também famosos por sua lendária resistência física e artes de combate desarmado aprendidas em Aryavarta. Não são possuem clérigos, magos ou feiticeiros em seu clã, pois dizem que seu sangue é resistente à magia. Anões afirmam que na verdade isto é um sinal da reprovação dos ancestrais a tal união profana.

Fala-se em Zhao Khan que Bes (Anão Lum M N Gue 6/Mng 8), o fundador desta raça, ainda estaria vivo e que na verdade seria um Luminar. Em idade avançada, o lendário anão governaria sua grande família de uma fortaleza escondida em algum lugar nas selvas de Aryavarta ou no Império do Leão Celestial, conhecida como o Baluarte do Chifre Vermelho. Os mercenários anões contratados pela Ilha dos Dragões das Brumas desprezam os besset profundamente, mas não os atacam no arquipélago, em respeito a seus contratos de guerra.

Características Raciais dos Besset (ou Meio-Anões)
  • O deslocamento de um besset é de 9 metros. Tal como seus parentes anões, um besset não sofre penalidades em seu deslocamento básico ao usar armaduras médias ou pesadas, ou por carregar uma carga média ou pesada.
  • Visão na Penumbra.
  • Resistência à Magia (Ext): Besset possuem RM igual a 13 + seu nível de personagem. Contudo, um besset não é capaz de baixar sua resistência à magia, nem para receber efeitos benéficos (como magias de cura). Besset são incapazes de adquirir níveis em quaisquer classes conjuradoras. Classes com habilidades similares a magia e sobrenaturais não sofrem essa limitação.
  • Vigor Estupendo (Ext): Besset recebem +4 de bônus de resistência contra doenças e venenos. Eles precisam apenas de 4 horas de sono para descansar e de 1 hora para se recuperar das condições fatigado e exausto. Não importa o que faça, todo besset recupera o seu nível de personagem em pontos de vida e 1 ponto de dano temporário de habilidade a cada 12 horas. Caso descanse ou receba tratamento extenso da perícia Cura, essa taxa dobra. Caso receba ambos, a taxa de cura triplica. Finalmente, todo besset ganha Tolerância como um talento adicional.
  • Sangue Mestiço (Ext): Para todos os efeitos relacionados à raça, um besset é considerado um anão e um humano.
  • Idiomas Básicos: Anão e Comum. Idiomas Adicionais: Yaksharin, Hianshu, Gnoll, Halfling, Goblin.
  • Classe Favorecida: Guerreiro ou Monge. Essa escolha deve ser feita no primeiro nível. Uma vez feita essa escolha, ela não poderá ser mudada. Besset são treinados desde pequenos para lutar e possuem corpos e mentes naturalmente voltados para variadas formas de artes bélicas.
Idade Inicial Aleatória
Raça Idade Adulta Bárbaro, Ladino Guerreiro,
Paladino*,
Ranger*
Monge
Besset 15 anos +2d4 +3d6 +4d6

* Caso o Mestre permita, um besset pode adquirir níveis nas classes paladino e ranger. No lugar da habilidade de conjuração, conceda ao personagem besset um talento adicional no lugar de cada nível de magia que ele ganharia na classe (o que resulta em um talento adicional no 4º, 8º, 11º e 14º níveis de paladino e ranger). Nesse caso é importante lembrar que um ranger besset, ao atingir o 3o nível, recebe o talento Vitalidade como talento adicional no lugar de Tolerância.

Efeitos do Envelhecimento
Raça Maturidade* Velho** Venerável# Idade Máxima
Besset 75 anos 120 anos 200 anos +5d20 anos

* -1 em For, Des e Con; +1 em Int, Sab e Car.
** -2 em For, Des e Con; +1 em Int, Sab e Car.
# -3 em For, Des e Con; +1 em Int, Sab e Car.

Altura e Peso Aleatórios
Raça Altura Base Modificador de Altura Peso Base Modificador de Peso
Besset, homem 1,45m +2d10 x 2,5cm 65Kg x (2d6 x 0,5) Kg
Besset, mulher 1,35m +2d10 x 2,5cm 50Kg x (2d4 x 0,5) Kg
Novo Talento

SEGUNDO FÔLEGO [Geral]
A capacidade dos besset de se recuperar de ferimentos aparentemente letais é lendária.
Pré-requisito: Besset.
Benefício: Uma vez por dia, como uma ação de rodada completa que não provoca ataques de oportunidade, um besset pode recuperar uma quantidade de pontos de vida igual a seu melhor dado de vida + seu nível de personagem. Por exemplo: um besset guerreiro de 5º nível pode usar segundo fôlego para recuperar até 15 pontos de vida (10 do dado de vida, mais 5 de seu nível de personagem, 10 + 5 = 15). Um besset pode usar essa habilidade mesmo inconscientemente.

Equipe C7L
Comunidade do C7L no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8784780
Setor do C7L no Fórum da REDERPG
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/c7l/

***

Share This Post

Leave a Reply