Simple GURPS da 4ª Edição

Esta é a nova planilha do Simple GURPS 4ª Edição: são 3 páginas contendo regras simplificadas para criação rápida de personagens da 4ª Edição do GURPS, a serem utilizadas preferencialmente nas mesas de jogos públicas, ou para aqueles jogos rápidos onde o Narrador entenda ser mais necessária a simplificação das regras e a agilidade e menos atenção aos detalhes.

Para quem não conhece ainda, o Simple GURPS é um fast-play (aprendi, MTelles!) que mantenho há vários anos, e que já usei com sucesso em várias mesas de RPG no Rio de Janeiro, em Brasília e Goiania, principalmente com iniciantes no sistema GURPS.

A versão anterior (da 3ª Edição — ainda tenho aqui, se alguém quiser) tinha apenas 2 páginas, mas como a quantidade de perícias cresceu e algumas planilhas oficiais da 4ª Edição já possuem 3 páginas, resolvi que seria interessante separar os objetos e incluir algumas tabelas, que também podem simplificar o processo e diminuir a necessidade de repartir o livro entre todos na mesa.

Como se vê de cara, algumas vantagens, desvantagens e perícias foram “saneadas”: os custos foram simplificados, e a necessidade de especialização ou onbjeto de estudo é indicada por uma barra ao lado da perícia (nesse caso, o mestre pode citar de cabeça algumas especializações, se conhecer; d’outro modo, será necessário abrir mesmo o livro). Outras perícias foram realmente removidas, simplesmente por uma questão de espaço. Porém, tenho os arquivos originais no formato do Open Office, então… Quem quiser editá-los, e criar suas próprias versões, basta me solicitar e eu os enviarei.

A página 2 vem em duas versões: perícias para Fantasy e perícias Futuristas. O Mestre (desculpe, Narrador) imprime uma ou outra, de acordo com o tipo de jogo que pretende realizar.

Lembro que esse material NÃO dispensa a presença do Mestre Narrador!) à mesa para esclarecer o jogador. Porém, para jogadores que já estão familiarizados com o sistema, deve ser mais que o suficiente para gerar um PdJ em apenas alguns minutos e começar a jogar.

Em conjunto, segue um “resumão” do GURPS 4ª Edição, que também auxilia na criação de personagens. Esse material, claro, tem objetivos distintos do Simple GURPS e não deve ser usado como planilha, mas como linha-guia para a montagem do PdJ. Após o preenchimento do mesmo, o jogador precisará utilizar uma planilha para preencher com as informações marcadas no resumo.

Àqueles que já receberam o resumo, minhas humildes desculpas — estou construindo uma lista de endereços, e farei o possível para não
reprisar o envio de materiais no futuro.

Aos webmasters de sites sobre RPG, solicito, se possível, a publicação (ou republicação) dos materiais citados.

A todos, solicito novamente analisar a testar o material quando possível, e apontar as falhas para que possamos torná-lo mais eficiente a cada revisão.

Obrigado pela atenção e boas rolagens!

Nicholas.

Para fazer o download é necessário estar logado no portal e depois clicar nos links abaixo:

[download id=”3″ format=”3″] / [download id=”4″ format=”3″]

Por Nicholas Moreira

***

Share This Post
6 Comments
  1. Cade o link?

  2. Link?

  3. como eu faço pra baixar agora?

  4. cade o link?

  5. Cadê o link?

Leave a Reply