Novos Alicerces – Pathfinder vende mais que D&D em 2010.

A Black Diamond Games é uma importante loja de games na Califórnia. Seu dono mantém um blog com informações muito diretas e sinceras sobre o mercado. Você já viu várias traduções de postagem da Black Diamond aqui na REDE. Dessa vez, ele faz uma análise das vendas de RPG em 2010, com revelações surpreendentes… Ou nem tanto assim.

Ano passado, nesta época, relatei que nossas vendas de RPG caíram 20% em 2009. Este ano posso informar que, felizmente, elas subiram 15% em 2010. É parte da montanha-russa do padrão de vendas, mas a grande tendência em 2010, no caso de você não ter prestado atenção, foi o Pathfinder. Veja a tabela do ano passado, mostrando que o D&D foi arrastando para baixo  nossos números. Ela também mostra o que eu agora considero uma dependência pouco saudável da venerável marca.

Clique se quiser ampliar

 

D&D é azul, o “alicerce” de nosso departamento de RPG. Vermelho é todo o resto.

O gráfico abaixo mostra os últimos seis meses do quadro acima e continua por mais um ano. Você pode ver como começamos a promover Pathfinder (em vermelho) no meio caminho, oferecendo um segundo alicerce para nossas vendas de RPG. De fato, Pathfinder vendeu mais que D&D em cinco meses de 2010. Como já mencionei antes, nós não estamos procurando um vencedor.  Queremos que todos os nossos RPGs vendam bem,  mas confiar no D&D para manter os RPGs vivos em nossa loja parece não só perigoso, mas preguiçoso. Se você é proprietário de uma loja, em seguida ao cancelamento da linha D&D de miniaturas e ao ínfimo calendário de lançamentos para 2011, você pode estar no mercado do seguro desemprego do RPG.

Clique se quiser ampliar

 

Então o que estamos fazendo em 2011? Eu tenho que admitir que a discussão “Indie está morto?” me fez olhar em volta para o que as outras lojas estão fazendo com seus RPGs não-D&D. Eu não estou interessado em “indie” tanto quanto na categoria “outros”, bom, mainstream não-Dungeons & Dragons. A maioria das lojas de alto nível tem eventos de RPG com foco especial sobre esse tipo de RPG.

Nós decidimos seguir seu exemplo e implementamos uma vez por mês uma noite não-D&D.  Isso abriu nossos clientes e funcionários a alguns jogos fantásticos de role-playing.  Alguns, como  Eclipse Phase que já estavam nas nossas prateleiras, mas eram relativamente desconhecidos. Outros já eram populares, como Deathwatch,mas agora estão recebendo mais atenção. A excitação é contagiosa e tivemos fortes vendas destes jogos que são muito fáceis de correlacionar a eventos.

 

Tradução: Fabiano Silva
Fonte: Black Diamond Games

***

 

Share This Post
13 Comments
  1. [Novo Post] Novos Alicerces – Pathfinder vende mais que D&D em 2010. – https://www.rederpg.com.br/wp/2011/03/nov

  2. Não consegui relacionar os dois gráficos..

    Mas mesmo assim, o segundo gráfico apresenta algumas considerações bem interessantes… diferente do que eu tinha como impressão, o Pathfinder, alem de receber jogadores descontentes do D&D, tambem aumentou sua cobertura sobre novos jogadores.

    O D&D praticamente teve um aumento discreto, mesmo sem ter os numeros no gráfico, aparentemente ele é percentualmente inferior ao da Paizo.

    O único fato que achei inesperado foi que os outros sistemas não acompanham este crescimento do mercado.

    Seria bem melhor se os gráficos tivessem os valores para ajudar nesta análise informal da informação

    PS: mais de 100 leituras e nenhum hater da 4ª edição comentando?? Estranho… :p

  3. Não btem numero porque ele não quer divulgar exatamanete o numero de vendas. Os graficos estão meio confusos mesmo.

    Interesante que todas as lojas dizem a mesma coisa, mesmo apenas em conversas reservadas.

  4. O crescimento de vendas é um fato interessante, talvez seja o retorno da influências do começo da década passada…

    O RPG influenciou os jogos, principalmente os MMORPGs da primeira leva, que cresceram a olhos vistos nos ultimos anos, talvez o crescimento do RPG seja o retorno desta influência. Quem iniciou o contato pelos jogos, pode agora estar entrando em contato com as versões de mesa, gerando esse crescimento de publico para o hobby.

    Reforçando o conceito que o entreterimento é multimidia e se completa.

  5. A Wizzard se perdeu em sua estratégia para com o D&D!!! No início muito agressiva e coerente, mas se perdeu muito, ao tentar se adequar as pequenas mudanças de mercado. Com isso foi abandonando ações importantes que beneficiavam seus clientes, como as premiações da RPGA, mudaram as estratégias de fabricação e venda de miniaturas que prestavam suporte às novas regras da 4 ed. dentre outras ações.
    Isso tudo afeta o publico que, pode ter se sentido abandonado e está regressando para o conceito original e real de RPG, fato mantido pelo Pathfinder.

  6. Thallor disse:
    A Wizzard se perdeu em sua estratégia para com o D&D!!!

    Concordo parcialmente com você Thallor, não vou afirmar que a WotC se perdeu, mas que as mudanças constantes nas politicas e estratégias geraram descontentamento e afastamento dos jogadores, para mim, é fato.

    Thallor disse:
    Isso tudo afeta o publico que, pode ter se sentido abandonado e está regressando para o conceito original e real de RPG, fato mantido pelo Pathfinder.

    Acho que neste caso é muito mais uma percepção sua. Eu jogo 4ª edição atualmente, e jogava a 3.0 antes e minha mesa (q não é conhecedora profunda das regras nem da 3.X nem da 4ª) continua jogando do mesmo jeito que jogava a 2ª edição. Então o sistema não gerou mudança profunda na maneira de se jogar RPG, obviamente esta afirmação é baseada nas minhas experiências.

    • Guzzon,

      Não discordo de vc, e até acho q suas colocações só reforçam as minhas.
      Não quero entrar nos méritos já tão discutidos sobre as diferenças entre as edições, mas o fato é q, com a 4 ed. um publico novo foi atingido, mas muitos dos fieis jogadores de rpg se afastaram dessa edição e os novos jogadores são mais ativos e dinâmicos não se prendendo a coisas repetidas ou menos ativas, resultado a WotC se viu em um mercado alucinado por novidades e não soube dar conta disso.
      No meu atual grupo narro pela 4ed. e em Living Forgotten Realms, por mais q eu tente manter a motivação dos jogadores, que são novos no RPG, eles, como eu, se sentiram desprestigiados pela WotC, após o abandono nessa modalidade. Meu antigo grupo se manteve, sem mim, jogando Pathfinder e estão rindo dessa situação.
      Bem essa é minha impressão e sentimento a respeito do assunto.

  7. Independente do “appeal” de cada edição e dos méritos e falhas de cada uma, acho que há um elemento que deve ser levado em conta: em relação as empresas que produzem ambos os jogos, podemos falar claramente que a Paizo tem muito mais “firmeza” na maneira como ela lida com seu RPG que a Wizards of the Coast.

    A Paizo é uma empresa que cumpre o que promete, está bem próxima e atenta aos seus consumidores. A Wizards, por sua vez, tem uma imagem manchada com uma porrada de promessas não cumpridas, decisões que não agradaram a sua própria fanbase de D&D 4 e por aí vai.

    Enfim, querendo ou não, a Paizo é uma empresa que está com uma mentalidade de marketing muito mais “atual” e “user friendly” que a Wizards tem demonstrado nesses últimos meses…

  8. Muito pertinente os comentários que foram ditos. Concordo com o Guzzon quando ele diz que “não vou afirmar que a WotC se perdeu, mas que as mudanças constantes nas politicas e estratégias geraram descontentamento e afastamento dos jogadores, para mim, é fato.”. Tenho essa mesma impressão, de que no anseio de abocanhar um nicho mais eletrônico do mercado, houve um descompasso para com o interesse dos consumidores.

    Com base no que o Vinicius disse também: “A Paizo é uma empresa que cumpre o que promete, está bem próxima e atenta aos seus consumidores.” eu vejo todo final de ano o [i]Paizo Superstar[/i] que é uma competição muito interessante que os jogadores fazem, seguindo algumas regras. O vencedor simplesmente terá um módulo desenvolvido.

    A aproximação e a estabilidade que a Paizo vem mostrando com o Pathfinder especialmente traz muita segurança e simpatia por parte dos jogadores e deve cativar muito facilmente um jogador indeciso quando este se depara com a novidade Pathfinder e o tempestuoso D&D4ª.

  9. Thallor, falando em descontentamento com a editora, estou de acordo com você, de fato a WotC tomou decisões que colocaram sua credibilidade em cheque.
    Como sou um usuário menos ativo (jogo uma sessão por mês), não me afeta tanto, mas se jogasse como jogava antes, com certeza estaria me sentido desprivilegiado.

    No mais, concordo plenamente com as afirmações do Vinicius e do Mammoth

  10. Sou mais duro. Acho que a Wizards está perdidinha. Mudou a direção e postura no lançamento da 4 edição. Eles subiram no salto alto e se acharam maior que o mercado. Eles são gigantes, mas não maiores que o mercado e ninguem funciona sozinho, principalmente após o D20.

    Afora estão sem rumo. A 4 edição nao foi um sucesso, as iniciativas online não são um hit e as vendas estão caindo.

    Sai outra materia mais direta sobre o caso ainda essa semana. Como a Wizards trata seus parceiros como lixo e eles estão…

Leave a Reply