Magia Sombria do Heroes of Shadow

O Pendor das Sombras é um reino misterioso que os mortais temem. É o reflexo obscuro do mundo, contendo uma abundância de elementos que muitas pessoas preferem evitar — morte, escuridão e perigo. As almas dos mortos passam pelo Pendor das Sombras rumando para o descanso final. Fantasmas e outros mortos-vivos espreitam por lá, junto com criaturas mais sombrias. Mas o plano das sombras também contém poder para os dispostos a buscá-lo e pagar o preço. Talvez o chamado de tal poder o atraia.

Na amostra de hoje, nós olharemos o Heroes of Shadow (Heróis da Sombra) inicialmente sobre a natureza da magia sombria — e preço pago para manuseá-la.

 

Magia Sombria

Enquanto o mundo é vida e luz, o Pendor das Sombras é morte e tristeza. Enquanto o mundo é crescimento e vitalidade, o Pendor das Sombras é podridão e apatia. O mundo, sendo um ponto de equilíbrio, possui esses elementos sombrios também. Mas mesmo no lado mais claro do Pendor das Sombras é repleto de tais componentes sinistros.

Os aspectos sombrios da existência encarnados no Pendor das Sombras possuem assustador poder. Qualquer magia tecida com a essência do plano das sombras tem assombro ao seu lado. A magia sombria é o assunto de lendas soturnas, arranjadas por terríveis vilões. Nas histórias ela é o território dos desesperados, dos sádicos e dos impiedosos.

Tais contos saem dos lábios dos ignorantes e dos supersticiosos. A magia sombria não é mais maligna que qualquer outra magia. É atraente porque pode ser mais facilmente obtida do que outras formas de poder, mas ainda é exigente.

O poder divino requer, ao menos inicialmente, devoção a uma fonte externa. A magia arcana pode envolver estudo e trabalho duro. A excelência marcial deriva de treinamento difícil e domínio de técnicas refinadas. O poder psíquico refina a mente de maneira similar. A magia sombria, diferente das anteriores, requer simples rendição.

 

Sacrifício da Alma

Os que desejam se conectar ao poder inato do Pendor das Sombras devem forjar um forte laço com o plano. Fazê-lo requer nada menos que um pedaço da alma do suplicante, cedido ao desconhecido da morte. Como esta detestável tarefa é feita varia entre os praticantes.

De acordo com o Alfarrábio de Lendas de Fantasmas e Assombrações de Evard, “Para acessar os poderes das sombras, deve-se encontrar a parte mais luminosa de sua alma e usar os seguintes ritos para matá-la. Não tema. É assim mesmo. Este pedaço simplesmente se esvai, em morte, para o vácuo do grande mistério além do entendimento mortal (que o resto de sua alma nunca se junte a ele). O poder da sombra deve vazar para o espaço deixado, tornando-o novo. Um você mais sombrio existe agora, mais potente do que antes. De qualquer maneira, você se tornou meu parente. Não pense em se tornar meu rival.”

Magos como Evard aprendem rituais arcanos para se prender ao Pendor das Sombras desta maneira. Outros fazem pactos com entidades obscuras do Pendor ou concedem poder mágico a juramentos fervorosos. Os que manuseiam poder divino juram serviço aos deuses sombrios ou concentram nas emoções que têm conotações destrutivas. Praticantes de magia primitiva evocam espíritos de morte, doença e putrefação, que têm poderes enraizados na sombra. Assassinos aprendem os segredos do sacrifício de almas em suas guildas secretas.

Nem todos os que acessam a magia das sombras deliberadamente escolheram fazê-lo, porém. A magia sombria parece ter uma silenciosa consciência que espera para preencher qualquer necessidade atroz ou brecha não intencional. Votos fervorosos jurados a ninguém em particular mas feitos com auspicioso intento podem despertar a magia sombria numa pessoa. Um desejo de transcender a morte a todo custo, ou a vontade de abdicar da vida e amor por um objetivo, podem imbuir a alma com magia sombria. O uso irresponsável de poderes sinistros, rituais ou itens pode abalar a alma, permitindo que a sombra entre. A interação com ou abatimento por mortos-vivos ou entidades do Pendor das Sombras podem fazer o mesmo

Gorm, o Oculto, o famoso assassino, ganhou seu poder desta maneira. Um soldado de Nerath durante as guerras gnoll que levaram à queda do império, ele estava no campo de batalha quando Rei Elidyr morreu. Gorm sobreviveu. Ele jurou por quaisquer poderes que estivessem ouvindo para vingar o rei. Por razões que só ele sabe, ele e seus companheiros conseguiram matar três barões que também sobreviveram à batalha que destruiu o império. A história de Gorm não tem um final verdadeiro. Ele eventualmente foi ao Pendor das Sombras, e dizem que se prendeu ao domínio de Letherna da Rainha de Rapina, e nunca mais retornou para o mundo.

 

Aprendizado Sombrio

Apesar da possibilidade de um elo espontâneo com a sombra, muitos dos que desejam usar magia sombria devem aprendê-lo ativamente. Poucos usuários são autodidatas. Outros têm patronos, guias ou mentores.

Professores de magias sombria são facilmente encontrados se o candidato sabe onde procurar e está disposto a correr riscos envolvidos na busca de instrução. Templos dedicados a entidades malignas ou aos aspectos mais negros de alguns deuses oferecem treinamento. Assassinos acolhem outros em suas artes dentro de guildas e outras organizações secretas. Algumas criaturas do Pendor das Sombras conhecem os segredos das sombras e estão dispostos a partilhá-los. Um candidato a aprendiz das artes arcanas sombrias pode encontrar um mestre que saiba necromancia ou inferiomancia. Várias escolas ou organizações partilham seu conhecimento com os membros. Mesmo o grande mago sombrio Evard ficou conhecido por oferecer seu conhecimento de magia sombria, entre outros segredos, por um preço. As várias cópias de seu grimório, Alfarrábio de Lendas de Fantasmas e Assombrações às vezes muda de mãos.

Os praticantes de magia sombria guardam bem seus segredos. Qualquer aluno potencial deve pagar um preço além do custo de sua alma. Entidades divinas exigem fé e submissão às autoridades dos templos. Guildas, organizações e academias cobram lealdade e taxas, e eles cobram duras penas de quem falhar em guardar seus segredos. Mestres sombrios normalmente têm boas razões para não serem parte de organizações maiores. Um aprendiz tem sorte se encontrar um tutor que seja são, honesto, competente e meramente severo em seus métodos. Criaturas que possam ensinar ou conceder magia sombria são piores, já que muitos deles são nativos do Pendor das Sombras e normalmente desdenham dos valores mortais.

Um erro em encontrar um lugar para aprender ou treinador para ensinar magia sombria pode levar a um terrível destino, no qual a morte pode ser apenas o princípio. Necromantes são famosos por seus hábitos detestáveis, e se um aprendiz tem sorte suficiente de evitar o roubo de túmulos durante seu aprendizado, ele ainda pode terminar como um servo de tal mestre por mais de uma maneira.

Os poderes da sombra são sutis, e um mentor inescrupuloso pode criar laços que um neófito não pode detectar. Quando é a hora, tais laços são usados em benefício do professor. Os resultados raras vezes são favoráveis ao ex-aluno. Dizem que algumas, se não todas as cópias de Alfarrábio de Lendas de Fantasmas e Assombrações criam laços com Evard. Mas Evard sempre foi visto como honesto, mesmo que nas páginas de seu grimório, a respeito do fato de qualquer coisa que ele conceda — especialmente conhecimento — só venha com um preço.

Outro famoso mago conhecido como Emirikol foi educado próximo à cidade de Nera na Espira Chama Fantasma, uma torre que existe simultaneamente no Pendor das Sombras e no mundo e é dedicada ao estudo de inferiomancia, necromancia, piromancia e outras artes mágicas destrutivas. Emirikol deixou Nera após seu aprendizado, para retornar alguns anos depois. Seu retorno não foi um evento feliz, porém. Emirikol procurou Zahrimahn, seu ex-mentor e matou o homem espetacularmente num duelo público, declarando: “Assim será com qualquer um que ousar marcar Emirikol com seus pífios poderes sombrios!” Então Emirikol invocou um corcel de sombras e começou seu lendário vôo da cidade, matando todos os que se opuseram a ele com raios de sombra e fogo.

Como Emirikol proclamou, é o que acontece com magia sombria e mestres fracos que tentam controlar ou monitorar seus pupilos.

 

Escuridão Rastejante

No Alfarrábio de Lendas de Fantasmas e Assombrações, “A Sombra vive nas brechas, preenchendo as brechas entre suposição e realidade, sólido e efêmero, luz e escuridão, vida e morte. É o coração de todas as minhas artes: ilusão, inferiomancia e necromancia. A Sombra é mais poderosa força da criação, e existe desde antes do mundo. Ao considerar a escuridão como uma sombra mais profunda, ela é muito maior que a luz. Só um tolo não reconhece isto. Não sou um tolo. Você é, querido leitor?”

Em vários pontos, Evard está correto. A sombra está ligada a todas as coisas — criaturas, objetos e poderes. Ela esgueira bem atrás de tudo e preenche os espaços vazios. A soma da escuridão no cosmo pode de fato superar a da luz. Sombra ou escuridão conectam tudo.

Talvez seja por isso que o uso puro de magia sombria seja tão raro. O poder sombrio normalmente se liga aos aspectos sombrios da magia arcana ou poder divino. Alguns usuários do poder combinam-no às proezas marciais. A sombra espreita ao fundo, sem ser notada mas inquieta.

A magia sombria também é escassa por sua prática ser temida mesmo entre os sábios. É uma magia de escuridão, terror, dissolução e loucura. Mesmo que o usuário do poder não seja cruel, o resultado da magia sombria normalmente é.

 

Foco Sombrio

Para ganhar magia sombria, um indivíduo normalmente precisa engajar-se em atos egoístas, buscar o poder e ignorar convenções sociais. O orgulho próprio é um aspecto comum entre usuários do poder sombrio. Outros aspectos negativos variam entre praticantes de magia sombria.

O grande mago sombrio Maikedhon escreveu, eu sua obra prima Tomo da Sombra: “A influência da Sombra é forte e seus caminhos soturnos são fáceis de perder, mas ela pode ser dominada. Assim que se sente o seu toque, você dominá-lo. Falhe, e ela o dominará.” Ele ressalta que o chamado da magia sombria pode ser insidioso. Após a dor do sacrifício inicial, seu uso se torna cada vez mais fácil. Um aumento no poder aparente pode surgir rapidamente.

Tal progresso dá ao usuário a ilusão de controle. A natureza da magia sombria, porém, é condutora de emoções negativas. Como o Pendor das Sombras do qual deriva, o poder sombrio pode acentuar raiva, preguiça, arrogância, cobiça e vícios similares. Um usuário pode ter surtos de raiva mais freqüentes e menos controláveis, ou desejos crescentes em vícios que não satisfazem. Pequenos mal entendidos podem se tornar dívidas, e qualquer razão para suspeita podem se tornar paranóia.

A magia sombria é mais útil para causar ferimentos ou preservar seu usuário, no segundo caso normalmente à custa dos outros. Ela também pode levar o praticante a lidar demais com forças nefastas como a morte, os mortos-vivos e criaturas sobrenaturais da sombra.

A insensibilidade, portanto, é maior perigo de usar a magia sombria. Experiências distorcidas e a energia sombria tiram primeiro a compaixão e a gentileza. Assim que a frieza invade o coração, o mal real pode não estar longe. Um usuário de magia sombria que deseje o lado mais temperado de sua personalidade deve estar preparado para enfrentar a escuridão.

 

Link para o artigo em inglês com a ilustração: http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ex/20110307

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast, e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

Wizards of the Coast, Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

“REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

Tradução: Thiago Hayashi
Equipe REDE RPG
Fonte: Wizard

***

 

Share This Post
1 Comment
  1. Massa!

    Com essas matéria já dá para ter uma idéia do que virá.

Leave a Reply