KQ: Kythernon, o Cruel

Para celebrar o lançamento do suplemento da Open Design: Soldiers of Fortune para o Dungeons & Dragons 4a edição, o autor Matt James fornece um material adicional para uma campanha militar.


Esta história engraçada de um antagonista conhecido como Kythernon pode ser parte de um histórico, ou este PdM pode ser uma figura integrante da campanha, interagindo diretamente com os personagens jogadores. Precisando de um grande cara maligno para usar em sua campanha ou um gancho para uma história existente, Kythernon é um excelente auxílio para o Mestre que está com pressa.

 

Depois de ser nomeado o defensor provincial do Ducado de Isleirdir, Kythernon, o Cruel, partiu para dominar as terras vizinhas nos últimos 5 anos. Mantendo controle sobre as regiões dos goblins através de uma estratégia cuidadosa, ele reuniu um grande exército de mercenários. Politicamente, ele manipulou as frágeis alianças entre as elites das cidades-estados, favorecendo alguns nobres em detrimento a outros e se colocando fora da luta.

Kythernon conseguiu unificar as tribos goblins do Ocidente Bravio contra os estados fronteiriços humanos, adotando um estilo cruel, mas eficaz, de guerra…


 

 

Kythernon _________________________________________Soldado de Elite 15
Humanóide natural (Médio – Lider)
___________________________________2,400 XP
Iniciativa +12; Percepção +9
PV 292; Sangrando 146
CA 31, Fortitude 28, Reflexos 26, Vontade 27
Deslocamento 6
Teste de Resistência +2; Pontos de Ação 1
Características
Frenesi
Jogue a iniciativa duas vezes. Kythernon age nos dois resultados de iniciativa e possui um conjunto completo de ações para cada.
Ações Padrão
Melee BasicMachado de Batalha (Arma) ♦ Sem limite
Ataque: Corpo-a-corpo 1 (uma criatura); +22 vs. CA
Sucesso: 1d10 + 10 de dano
MeleeCorte Baixo (arma) ♦ Encontro
Ataque: Corpo-a-corpo 1 (uma criatura); +20 vs. Reflexos
Sucesso: 3d10 + 10 de dano e o alvo fica caído.
MeleeGolpe Poderoso (arma) ♦  Sem Limite enquanto sangrando
Efeito: Kythernon faz o seguinte ataque duas vezes.
Ataque:
Corpo-a-corpo 1 (uma ou duas criaturas); +22 vs. CA
Sucesso: 1d10 + 10 de dano
Mínima
CloseBrado GuturalRecarga sangrando pela primeira vez
AAtaque: Explosão contígua 5 (inimigos na explosão); +20 vs. Vontade
Sucesso: 2d8 + 7 de dano e o alvo fica enfraquecido (TR encerra).
Perícias Diplomacia +10, História +10, Intuição +8
For 24 (+14)     Des 16 (+10)     Sab 15 (+9)
Con 18 (+11)     Int 16 (+10)       Car 18 (+11)
Tendência maligno; Idiomas Comum, Gigante
Equipamento cota de malha, Invocafúria (machado de batalha)

Tomando Kelendor

A revolta que Kythernon comandou começou quando Yrwin, o Duque de Glasden, estava reunindo tropas nas terras de Kythernon.  Depois da morte da rainha, as exigências do duque por tropas aumentaram – mesmo durante a colheita – até as pessoas se rebelarem. Como um jovem nobre da cidade de Kelendor, Kythernon juntou seus vassalos para se juntarem à revolta, mas ele e seus seguidores foram expulsos pelos nobres da cidade, incluindo o próprio tio de Kythernon, Maldor. Seu tio pensou que a oposição ao Duque Yrwin seria um risco muito grande.

Sem perder o ânimo, Kythernon reuniu um exército de empobrecidos e atacou Kelendor. Muitos o consideraram o rei.

Kythernon fez alianças com outros párias tribais e, tendo recebido o comando de suas forças reunidas, ele impôs sua autoridade através de disciplina rígida e escravidão brutal.

Terra Devastada

Compreendendo o valor de enganar seus oponentes e deixar seus inimigos famintos, Kythernon recuou para fortificações naturais e adotou a estratégia da terra devastada. Ele queimou uma dúzia de cidades e incontáveis vilas para evitar que seus oponentes vivessem da terra. As pessoas sofreram e não mais falavam dele como um rei, mas como um tirano. Outros estavam dispostos a aguentar esse fardo, ao invés de sofrerem sob o domínio de Yrwin.

Kythernon e seu exército venceram alguns confrontos iniciais contra Yrwin e seu tenente chefe, Isleirdirtan. Contudo, Yrwin capturou a capital da rebelião e massacrou a população de 12.000 moradores. A próxima grande batalha foi em Kelendor, onde Kythernon derrotou Yrwin, infligindo grandes perdas. Contudo, a vitória custou muitos soldados a Kythernon, incluindo três nobres que eram vitais a sua causa. Graças a essas perdas, ele recuou e se mudou para outra fortaleza, Serenday.

Um Reino Surge, um Rei Cai

Na Batalha de Serenday, Yrwin construiu uma fortificação ao redor da cidade e se preparou para um longo cerco. Contudo, o exército de Yrwin foi cercado pelo resto de Isleirdir, e Kythernon tinha invocados seus aliados para atacar o exército cercado, assim, Yrwin construiu uma fortificação externa separada para poupar os soldados. Uma defesa em forma de rosca foi criada para ajudar a fortificar as tropas restantes de Yrwin.

Quando os reforços chegaram, sua quantidade foi insuficiente e Kythernon foi isolado delas de dentro. Sem sua orientação, os ataques foram inicialmente mal sucedidos. Contudo, os ataques revelaram um ponto fraco nas fortificações, e as forças combinadas de dentro e de fora quase conseguiram penetrar. Apenas quando Yrwin pessoalmente liderou as últimas reservas para o combate é que ele finalmente prevaleceu.

O corpo de Kythernon nunca foi encontrado. Apesar de ninguém ter ouvido falar dele em muitos anos, ninguém pode dizer se ele foi capaz de escapar – e se tem planos para um ataque futuro. Sua fome por poder – ou justiça – certamente não diminuiu com o tempo.

Kythernon é mais um herói ou um vilão? Algumas figuras da lenda são ambos!

Por Matt James
Tradução Gilvan Gouvêa
Equipe RedeRPG
Fonte: Kobold Quarterly

 


This article originally appeared on Kobold Quarterly, Monsters & Magic Blog, and is reprinted here in Portugese with permission. You can read the original English-language article by Matt James at http://www.koboldquarterly.com/k/front-page8303.php, and check out Kobold Quarterly books and magazines in the KQ Store. KQ encourages readers to become designers; become an Open Design patron and design a game supplement or adventure with us. Kobold Quarterly, the Kobold Quarterly logo, Open Design, and Monsters & Magic Blog are trademarks of Open Design LLC. This article is copyright © 2009 by its original author. All rights reserved.

[adrotate banner=”3″]

Share This Post

Leave a Reply