Rift: A 3ª Geração de MMOs

Há alguns dias, o parlamento da Córeia do Sul aprovou uma lei que proíbe os menores de 15 anos de jogar MMOs das 00:00 às 8:00, devido ao grande número de problemas com jovens que não conseguem parar de jogar. Ao mesmo tempo, o mercado de MMOs está parado no tempo: há 6 anos não há uma evolução, uma novidade. Até Rift.

Rift (se você não houviu falar sobre esse jogo, tudo bem) foi lançado pela TRION (se você não conhece a TRION, tudo bem é o primeiro jogo deles) como o mais novo MMO (se você não sabe o que é MMO, bem liga na Globo e vai ver novela). Mas porque esse jogo tão desconhecido é tão interessante?

Rift apresenta o mundo de Telara e sua guerra contra Regulos. Regulos é o Deus do Mal que travou uma guerra contra toda vida em Telara. E ganhou. Sim, os jogadores já perderam. Para tentar evitar a destruição, os grandes heróis de Telara retornam à vida com poderes divinos, os Ancendeds, literalmente voltando no tempo para impedir a vitória de Regulos.

A história não é o forte dos MMOs. World of Warcraft teve uma bagagem dos RTS para criar uma mitologia, completamente ignorada e destruída pelo MMO. Apesar de novo, Rift tem um lore bem interessante e bem desenvolvido pela TRION. Mas ninguém quer saber de lore.

Em Rift existem duas facções: Guardian e Defiants. Os Guardians são as mocinhas do jogo. Eles são os escolhidos dos Deuses, heróis de guerras passadas que voltam a vida por sua devoção a fé. Já os Defiants são os caras maneiros do mundo. Os Defiants acreditam na tecnologia para vencer Regulos. Eles criam uma máquina que transforma heróis em Ascendends.

Cada facção tem três raças. Guardians: Anões, High Elfs e Mathosians (humanos); Defiants: Bahmi (parecem humanos altos), Eth (humanos dos desertos) e Kelari (elfos selvagens). Cada raça tem um poder especial bem simples (salto, asa para voar alguns metros). Nada que afete o gameplay. Porém, a costumização dos personagens é enorme. Você pode criar faces bem distintas com o sistema de criação do jogo. Algo padrão dos MMOs atuais.

Visualmente é fácil notar a diferença das facções. Os Guardians tem inspiração de fantasia tradicional. Sanctum, sua capital é uma linda cidade medieval no alto de uma ilha, afastada do mundo. Já Meridian é um castelo de fantasia Dark com máquinas por todos os cantos. Visualmente Rift é lindo. Os cenários são bem construidos e os detalhes são exeburantes. As armaduras têm várias características bem medievais, um alívio após tantos absurdos que acontecem por aí.

Porém, Rift se destaca por dois aspectos: Classes e Eventos Dinâmicos. Mas vamos começar pelo mais simples. Rift segue o padrão de evolução dos MMOs. Cada zona é construida para um determinado nível dos personagens, com as mesmas quests já tão conhecidas dos players: mate 10 ratos e entregue 10 cartas para meus amigos. Mas cada zona tem uma história própria que começa e termina na zona. Bem interessante, mas nada de especial.

O sistema de profissões é o ponto fraco do jogo. Ele é chupado e copiado de Warcraft. São três profissões de Gathering (as de colher itens): Mining, Foraging (colher plantas e madeira) e Butcher (carne); e seis de criação: Runecraft (usadas para melhorar os itens), Apothecary (criar poçoes), Armorsmith (armaduras), Weaponsmith (armas), Artificer (criar anéis e itens pequenos) e Outfitter (armaduras de tecido e couro). Cada personagem pode ter três profissões. Crie itens para ganhar pontos na profissão e conseguir criar itens mais poderosos. Bem default e bem chato, mesmo que seja fácil acompanhar a evolução do personagem, criando itens bons para o nível do player.

Rift começa a brilhar quando você vê o primeiro Rift aparecer em sua tela. Os jogadores começam suas aventuras alguns anos antes da vitória de Regulos, quando ele começa a atacar Telara. Regulos ataca o mundo abrindo brechas entre os planos elementais e Telara. Através desses portais, ou Rifts, os monstros dos planos podem atacar o mundo, invadindo as cidades. Existem diversos tipos de Rift (Natureza, Morte, Fogo, Terra…). Dos Rifts saem monstros que invadem tudo. Os monstros avançam sobre as cidades, matando personagens e NPCs. Isso é, se não forem destruídos, acabam com quest givers, vendedores… Os Rifts são eventos, os personagens precisam cumprir um objetivo para fechá-los.

A dinâmica dos Rifts acaba com a monotonia da evolução. Após algumas horas fazendo quest é bom enfrentar um Rift com diversos players e conseguir o XP que precisa para ganhar mais um nível. Falando em players, os eventos só funcionam porque Rift tem um sistema de grupo público. Todos os grupos são abertos. Ao chegar no Rift, os players são automaticamente jogados em um grupo comum e podem jogar juntos para fechá-lo. E ainda há invasões…

Invasões são eventos especiais que só acontecem algumas vezes por dia. Durante uma invasão, um dos tenentes de Regulos abre dezenas de Rifts pelo mapa e tenta tomar todas as áreas da região. Os players precisam jogar juntos para fechar os Rifts e eliminar chefes (bosses) para impedir a destruição e lutar contra o tenente de Regulos. É bem divertido andar de um lado ao outro do mapa com 50 ou mais players lutando, juntos, para derrotar a invasão. Quando a invasão é em território contestado tudo fica ainda mais interessante. Além de enfrentar Regulos, os players das duas facções transformam o mapa em uma zona de guerra, com grupos enormes de players lutando para destruir os bosses e pegar a recompensa.

Tudo isso só funciona porque os Rifs são proporcionais ao número de players no mapa. O sistema de jogo abre Rifts e invasões conforme a quantidade de players na região. Quanto mais players, mais Rifts e mais fortes ficam os inimigos. Com isso, áreas muito povoadas têm eventos sem descanso. Apesar de divertido, os Rifts cansam, mas basta ignorá-los.

Mas o que realmente chama a atenção em Rift são as classes: Mage, Warrior, Rogue e Cleric. Como assim, só quatro?  Porque na verdade são mais de 50 classes. Rift usa o sistema de souls. Cada classe tem nove souls diferentes (uma só para PVP). As souls representam especializações das classes. Ex: O Mage pode ser Pyromancer (mago do fogo), ou Chloromancer (healer) que cura à medida que dá dano, ou Archon (suporte) que buffa os aliados…

Sempre que passa de nível o personagem ganha 1 ou 2 pontos para gastar em três souls. Isso é, seu personagem tem sempre três souls ativas. Você nunca é um Warrior, você é um Paladin/Paragon/Reaver e um Paladin 51 é diferente de um Paladin 31/Reaver 30, que é diferente de um Paladin 30/Reaver 20/Paragon 11. As possibilidades são imensas. Cada personagem pode usar quatro builds por vez.

Rift quebra os paradigmas de Tank/Healer/DPS, trazendo finalmente o suporte novamente aos MMOs. Suporte são personagens que ajudam ou “buffam” o grupo enquanto curam ou fazem dano. Suporte são essenciais nos grupos como os verdadeiros híbridos: classes que curam e dão dano. Como sempre tem o espírito de porco que vai dizer: “faz de tudo e não faz nada bem” lembre: “Você não está mais em Azeroth”. Se você está em um dungeon e seu grupo tem dificuldades em um boss, não precisa kikar o tank ou healer, um dps vira suporte ou off heal e pronto. Simples, rápido e prático.

Rift tem o sistema clássico de dungeons para 5 players. Existem 8 dungeons entre o nível  1 e 50. Essas dungeons se transformam em heroicas no nível 50 e são divididas em dois grupos T1 (mais fáceis) e T2 (mais difíceis). Existem Raids de 10 e 20 players de diferentes tipos. Existem as Raids convencionais (entre no portal e enfrente os bosses na instância) e Raids summonadas que abrem Rifts Experts. Essas Raids são em território aberto, se a facção inimiga quiser atrapalhar pode.

O PVP é concentrado em warfronts, mapas de combate em que as facções lutam por objetivos. São três Warfronts: The Codex (controle de bases) para 15 players, The Black Garden (pegue o item) para 10 players, Whitefall Steppes para 20 players. Mesmo com dezenas de combinações de classes, o PVP é equilibrado devida as souls de PVP. Muito interessante que mesmo com gráficos muito bons, o jogo consegue manter 50 ou mais players no mesmo local sem lag algum. Quem tentou uma invasão de capital em Warhammer ou Warcraft sabe o drama…

A maior inovação de Rift não é o sistema dinâmico ou classes: foi seu lançamento. Rift foi lançado sem problema alguma. Os servers não caíram, não lagaram e o jogo tem conteúdo. Durante os últimos anos fomos doutrinados a acreditar ser impossível lançar um MMO sem problemas. “Não há como lançar um jogo sem lag nos primeiros dias, não é culpa nossa.” “Sempre haverá lag no primeiro mês, não são nossos servers.” “Não temos como lançar conteúdo suficiente, não fomos preguiçosos.” Mentira. É incompetência. A TRION, uma empresa pequena, lançou um jogo sem lag, sem falhas e com conteúdo. As gigantes (SQUARE ENIX, MYTHIC, NCSOFT) não conseguem porque são incompetentes e nós players aceitamos.

A TRION ainda brindou os players com um evento, Rivers of Soul, no primeiro mês de jogo. Basicamente, Telara foi invadido por Rifts de morte em um evento de três fases que durou um mês, com a inclusão de um raid nova ao final do evento. A empresa já anunciou um novo patch com uma nova raid para os próximos meses. Em dois meses, duas raids e um evento… E a Blizzard leva 8 meses para lançar uma raid e nos aceitamos… Como somos trouxas!

Rift é um jogo bem interessante e divertido. É uma cópia melhorada de Warcraft. O sistema de jogo é similar, a interface é igual. Os Rifts são uma boa idéia que funciona e inova. Não é o melhor MMO do mercado, tem limitações, é pequeno, mas ele começa finalmente a terceira geração de MMOs. As empresas tentavam criar uma jogabilidade maluca e diferente e esqueciam o básico: como lançar um produto jogável (essa é direta para Final Fantasy XIV). Rift ainda traz um sistema integrado de vídeo que grava seu jogo e faz upload automático no youtube. E o voice chat, hein? (Essa foi direta para o WoW.)

Rift é o primeiro jogo da 3ª geração porque funciona e tem um suporte digno. Não há mais desculpa para jogos quebrados.

Se você gosta de MMOs clássicos, mas está cansado de promessas não cumpridas e atrasos, não espera nada revolucionário, quer apenas uma diversão, o mundo de Telara espera por você.

Notas (de 1 a 6)

História: 4 – Nada de especial, mas nada de mongol.

Gráficos: 5 – Bem superior a alguns jogos no mercado (essa é para Warcraft), mas não é top.

Jogabilidade: 5 – Copiado de Warcraft, mas o sistema de souls é fantástico.

Nota Final: 5 – Vale a pena conferir.

 

Site Oficial: http://www.riftgame.com/en/

Para ver vídeos do jogo:

http://www.youtube.com/lordmons

SOULS DE RIFT:

Rift oferece uma grande variedade de opções entre as classes. Cada soul tem um estilo bem diferente de jogo, nenhum player fica preso a apenas um papel (Tank, DPS, Healer, Suporte of Off).

DISCLAMER: São tantas combinações que posso ter trocado uma ou outra. Caso tenham troquei, avisem.

Os Warriors podem ser: Reaver (tank que espalha doenças nos adversários), Paladin (tank que se cura), Void Knight (tank anti-magia, muito diferente do tank convencional), Warlord (tank que bufa o grupo), Beastmaster (dps com um pet), Champion (dps com espada de duas mãos), Paragon (dps com duas armas) e Riftblade (dps à distância).

Rogues são: Riftstalker (tank que desvia e foge dos golpes, muito, muito divertido), Assassin (dps que usa venenos), Bladedancer (dps com duas armas), Marksman (arqueiro), Ranger (arqueiro com pet), Nightblade (dps que usa muito stealth) e Saboteur (dps à distância que utiliza bombas). E Bardo, um healer de suporte.

As oito souls de Mage são: Necromancer (dps com pet), Warlock (dps de dots), Pyromancer (dps do fogo com burst absurdo), Elementalist (dps com pet), Stormcaller (dps aoe), Archon (suporte), Chrolomancer (healer) e Dominator (CC).

Clerics tem a sua disposição: Cabalist (dps à distância), Druid (dps melee com cura e pet), Shaman (dps melee), Inquisitor (dps à distância), Justicar (tank), Purifier (healer individual), Warden (healer de hots) e Sentinel (healer de grupo).

Resumindo.

– Warrior: Tanks, Tank suporte, DPS Melee e DPS à distância.

– Rogues: DPS melee, DPS à distância, DPS com pet, Healer suporte e Tank.

– Mages: DPS à distância, suporte, healer suporte, DPS com pet, DPS de dots, DPS aoe e CC.

– Clerics: DPS Melee, DPS à distância, Healer de grupo, Healer de hot, healer de tank, Tank.

Wallpaper (1920x1200) - clique para ampliarWallpaper (1920x1200) - clique para ampliar

 

Por Fabiano Silva
Equipe REDERPG

***

Share This Post
3 Comments
  1. Parece interessante, no mínimo.

  2. Meu amigo, Rift não é lá essas coisas, principalmente para aqueles que gostam de PvP e jogaram Warhammer nos ultimos anos. Esse jogo vem perdendo muitos jogadores desde que foi lançado, minha guilda mesmo que saiu do Warhammer está voltando em massa, já que o Rift não agradou.

    Em relação ao lore do jogo, conheço jogo F2P com um lore muito melhor que esse, ese falar em gráficos bons, sinto muito, mas sou obrigado a dizer que qq jogo lançado atualmente DEVE ter graficos bons.

Leave a Reply