GHOST/ECHO, outra aventura de 2 páginas (resenha)

GHOST/ECHO é uma aventura com ambientação própria de apenas duas páginas, com potencial para virar uma campanha, criada e disponibilizada gratuitamente pela One Seven Design, o mesmo estúdio da aclamada aventura Lady Blackbird e de outra aventura de duas páginas, Mustang já resenhada por mim aqui no portal. GHOST/ECHO é outra preciosidade da One Seven, e a REDERPG também a está traduzindo junto com Mustang, e ambas serão publicadas aqui no portal em breve.

GHOST/ECHO é definida como uma aventura éterpunk para de 2 a 6 jogadores, rápida de se jogar, que inclui material bruto que o Mestre de Jogo ou Narrador necessita para desenvolver o cenário e os personagens, além de um pequeno sistema de regras completo. Ela é um “oracle game“, um tipo de RPG que apresenta apenas um ponto de partida e uma mecânica de resolução de situações. O Narrador e seus jogadores preenchem o resto dos detalhes conforme vão jogando

Se você domina inglês e não quer esperar a nossa tradução pode baixá-la no link abaixo:

http://www.onesevendesign.com/ghostecho/

A diagramação, projeto gráfico e arte são excelentes, mas o texto é conciso demais, muitas vezes apenas um grupo de palavras norteadoras. Embora a proposta de um oracle game seja essa mesma, falta um pouco mais de descrição e de informações sobre essa ideia rica e de enorme potencial, que poderia se tornar um RPG de muitas páginas.

O ponto de partida de GHOST/ECHO é, no mundo atual ou em um futuro próximo, um grupo de operativos entrou no Mundo Fantasma para saqueá-lo – os personagens dos jogadores. Eles foram traídos e caíram em uma emboscada, e agora espectros famintos estão em seus calcanhares.

Perguntas que o Narrador tem que responder com os seus jogadores para desenvolver o cenário e os personagens dos jogadores:

  • Por que o grupo de operativos precisa saquear o Mundo Fantasma?

  • Que poderes fantasmas algum membro específico do grupo possui?

  • O que é o Mundo Fantasma?

  • O que são os Ecos?

  • O que são os Espectros?


Esta pequena preciosidade do nosso hobby é mais um exemplo perfeito de como ser criativo e inovador usando apenas duas páginas para isso!

Notas (de 1 a 6)
Texto:
4
Conteúdo: 5
Arte/Layout: 6
Nota Final: 5

Por Marcelo Telles
Coordenador do RedeRPG
Share This Post
2 Comments
  1. Assim como o Mustang, eu aguardo ansioso a estréia do Ghost/ Echo aqui na RedeRpg. Já conheço o trabalho excelente do pessoal da One Seven Studio e recomendo também que conheçam o sistema carro chefe, o Agon, é muito bacana, e suas resoluções rápidas possibilitam um rpg a lá 300 tranquilamente. Vale a pena uma resenha futura do rpg pulp deles chamado Danger Patrol.

  2. Nós temo uma excelente resenha do Danger Patrol no antigo portal:

    https://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=6185

Leave a Reply