Arquivo REDERPG: Legião, cenário de Antônio Sá Neto

Legião, cenário criado por Antônio Sá Neto (do Old Dragon) e Leonardo Oliveira, apresentava o mundo Ry’anon e trazia sua mecânica específica para o antigo sistema d20 da 3ª Edição. Ele foi um dos PDFs mais baixados da REDERPG e no primeiro mês que foi disponibilizado, arrebentou com a banda do portal, tamanho foi o seu sucesso. Enquanto aguardamos sua nova versão para o sistema Old Dragon, conheçam um pouco do mundo de Ry’anon e sua legiões de mortos-vivos! (publicado originalmente em 07/08/2003 – 1976 leituras)


 

Legião

No Mundo de Ry’anon, você se transportará, para um mundo de fantasia medieval. Um mundo decadente e sinistro, onde a sociedade se agita por estar às portas de uma era negra, onde muitos eventos desconexos desafiam a mente dos sábios mais eruditos.

Pestes incessantes, guerras em proporções nunca vistas antes, descobrimentos de terras perdidas, que só trazem angústia, medo e a certeza constante da destruição.

 

Ilustração por Frederico Amorim


“O Clamor de toda Putrefação Absorvida.

Nas trevas que representam a fome da Inexistência, o frenesi

do medo, a Violação da Alma, a morte além da morte.

Na 2ª Era elas virão para habitar toda a vacuidade que

circunda nossa existência. As trevas enviarão seus Lordes negros

para nos seduzir e trair. Desconhecerão os nossos segredos;

eles ansiarão o término de nossa liberdade,

mas nós somos os Guerreiros de Zulan,

e nada pode opor-se à Luz de nosso grande sonho.

Nada pode impedir que a intolerância destes vis generais

transforme nosso imaginário… Estar, em algo nascido do nada… Ido ao nada.

A efemeridade de nossa existência é um grito de dor,

e aqui estamos para calar nossas sofridas almas e

purificar nossos frívolos pesadelos, até o dia em que o

Nada e a Entropia Reinem no universo da Luz!”

Das Trevas e da Libertação
Maríps-Livro Alvo de Zulan
Capítulo 2, Versículo 3, 7, 9 e 13

A magia em Ry’anon, também merece destaque. Aqui ela é proibida e perseguida. Seus opositores operam uma verdadeira inquisição, preocupada em vingar a morte do Deus da humanidade e da justiça, Hadaksan, traído e morto pelo seu invejoso irmão, o patrono da Magia, Zuran.
Desde então os governos, as religiões e as organizações secretas perseguem e destroem todo e qualquer tipo de existência mágica. De magos a itens mágicos, porém os magos antes tolhidos parecem se livrar dos grilhões e invadem os reinos trazendo a temida e perseguida arte da magia, junto com sacerdotes de cultos negros e suas LEGIÕES de Mortos vivos. Agora, mais do que nunca, os Arcanos estão contra-atacando. Aproveitando da confusão que a Era de Trevas está trazendo, muitos magos estão despertando. Nunca se viu em Ry’anon a presença de tantos magos, que hoje contra-atacam, e se esgueiram se infiltrando em governos e religiões, a espera do melhor momento para tomar o lugar de destaque na Sociedade, que um dia já fora deles.

Organizações de homens fortes se infiltram na sociedade espalhando suas práticas proibidas, manipulando os monarcas como se fossem peças de um imenso tabuleiro, brincando com a vida como fossem Deuses verdadeiros.
E agora, as organizações ocupam nichos distintos, há aquelas em que a Era de Trevas pode trazer muitos problemas, porém, para a grande maioria delas, é a oportunidade perfeita para se explorar os vazios e expandir os negócios. A política já foi abandonada, a hora é de progredir, nem que monarcas tenham que renunciar sob seu próprio sangue, sempre abaixo dos interesses das tais organizações.

Após de Séculos de Reclusão, os Goblinóides se rebelam e formam LEGIÕES ao Sul, se preparando para invadirem o mundo civilizado.
Após a derrota nas guerras goblinóides milênios atrás. Estas criaturas foram aprisionadas numa grande ilha cercada por altas cordilheiras protegidas por dragões. A única probabilidade de fuga era pelo litoral protegido pela cidade fortificada de Acrópoles e suas famosas três muralhas.
Durante mais de mil anos, tais muralhas protegeram a humanidade, impedindo que os goblinóides partissem para o grande continente de Ry’anon. Mas a situação atual é desesperadora. Com constância e freqüência preocupantes, os goblinóides tomam as duas muralhas externas dos humanos e Elfos, responsáveis pela proteção da cidade. Dentre os Governantes e Comandantes a tomada da tríplice muralha é questão de poucos invernos.

Nunca tantos escravos e prisioneiros foram mandados para Acrópoles, nunca tantos goblinóides lutaram sob o mesmo lado. Para muitos sábios a derrocada da civilização Elfica-Humana está próxima e começará com a tomada de Acrópoles pelos Goblinóides!

O mundo de Ry’anon, é um mundo em constante transformação. Decadente e melancólico, a população se desespera por perceber estar às margens de uma nova era das trevas. Uma era de destruição, que a própria história já demonstrou que pode ser fatal para toda a humanidade.
Aqui o povo é desconfiado, recluso e individualista. Para se obter uma simples informação na rua, se deve gastar muita lábia ou muito dinheiro. A lei é praticamente inexistente e, quando atuante, muito corrupta.

A situação se deteriora dia após dia, com os relatos vindo de longe de acontecimentos recentes e sobrenaturais.

Mesmo há milênios de distância, os acontecimentos da primeira Era de Trevas ainda estão muito superficiais nas mentes da população, que vê no fechamento e na reclusão, a oportunidade de fugir dos efeitos das Trevas.

Mortes inesperadas e inexplicáveis ocorrem. Pestes se proliferam, doenças atacam em pontos diversos. Nem mesmo a fé nos Deuses consegue trazer paz aos religiosos.
As religiões também procuram a proteção. Após milênios na segurança dos governos, sugando recursos e manipulando a política a seu bel prazer, as religiões agora se vêem num estreito de poder e incapacidade. Os templos nunca estiveram tão cheios. Os monastérios nunca tiveram tantos jovens desejosos de entregaram sua alma aos deuses. Entretanto, uma outra guerra entre as religiões é cada dia mais próxima. Os ânimos se exaltam e a diplomacia é posta de lado como se fora uma prática em desuso.
Cada dia que passa, o poder dos Sacerdotes se encontra mais fraco, mais restrito, consumindo mais e mais energia dos homens de Deus. Num lugar onde a esperança deveria ser a regra, só se encontra desespero.

O perigo de uma nova guerra de proporções apocalípticas é a cada manhã mais real. Reinos podem cair, impérios devem surgir. O derramamento de sangue é uma questão de tempo. Nas linhas de frente os exércitos de organizam. Os Reis tramam e a diplomacia é posta em segundo plano. Para sobreviver eles sabem que precisam possuir a melhor e mais bem treinada, LEGIÃO!
A guerra parece o único destino da política atual. LEGIÕES de homens começam a serem formadas, espiões trabalham cada vez com mais medo, e soldados esperam com ansiedade o dia em que fileiras de jovens provarão seu valor de honra e glória, lutando por seus ideais em charnecas de solo úmido e fétido.

A Conquista de novos povos, fronteiras e horizontes é vista como forma de aquisição de poder e proteção dos efeitos da Era Negra que se aproxima.

Tal forma de proteção é vista também como forma de desespero entre os governantes, pois aqui eles sempre viveram do poder e da corrupção e, na nova Era de Trevas, vários deles sabem que vão cair. Alguns pela mão forte de outros governantes e outros, menos afortunados, perecerão em masmorras até o fim de seus dias… Cada pôr do sol é degustado por eles como se fosse uma iguaria rara, afinal podem ser os últimos de suas vidas.

Legião, ambientado no mundo de Ry’anon, contém a detalhada descrição do Mundo de Ry’anon, sua história, suas eras, seu povo e suas raças. O cenário ainda apresenta:

– Mais de 90 Talentos inteiramente novos;
– 17 novas magias;
– 15 Classes de Prestígio inteiramente novas;
– 19 novos monstros e 2 novos modelos (templates);
– 12 novas raças, sendo 3 novas sub raças de Elfos, 2 novas sub-raças de anões e 4 inteiramente novas;
– Descrição com estatísticas de mais de 40 cidades e vilas, 8 religiões e 8 organizações;

Legião utiliza a já consagrada mecânica de jogo do sistema D20, dando prioridade a um jogo com muita intriga, terror e interpretação, em um mundo decadente cheio de antigas lendas sombrias que agora começam a se tornar REALIDADE!

“… das Profundezas deste vácuo,

as Trevas mandaram seus

Emissários, para nos trair.

Nada sabendo de nosso destino,

ela ousou nos tentar…

…suas visões são como uma doença.

Estou morrendo por suas palavras…”

Trecho da Oração de Profanação.
Herege se Pronunciada fora dos ritos do
FINCOMINÜN da Igreja de Nastirty

Antônio Sá Neto e Leonardo Oliveira
Cedido à Equipe REDERPG

***

 

Share This Post
3 Comments
  1. muito legal! pessoal eu quero comprar o livro de mago: a ascensão, em qualquer estado de conservação e preço, entrem em contato: rond.engenheiro@hotmail.com

  2. onde consigo esse pdf?

Leave a Reply