Aliens – Crítica

Sem grandes opções no cinema fui obrigado a voltar aos clássicos. Escolhi este filme, que já vi inúmeras vezes, um clássico de ficção científica.

Aliens é um exemplo de continuação que funciona. Um dos maiores problemas dos executivos de Hollywood é fazer sequências que funcionem. Estes caras odeiam acima de tudo perder dinheiro e sempre são receosos em relações a continuações. Um dos maiores sucessos de continuação é o filme O Império Contra Ataca, para muitos o melhor filme de Star Wars. Uma das razões de seu sucesso é o diretor falecido Irvin Kershner, que foi capaz de transformar Star Wars em algo mais humano. Dizem que George Lucas jamais foi um bom diretor de atores, já Kershner conseguia extrair performances melhores dos atores. O Império Contra Ataca mostra como é possível fazer boas sequências.

Eu gosto de Aliens porque nós temos mais aliens, como diz o título. No primeiro filme a proposta é o horror, é um filme de horror espacial, inspirado em filmes de ficção científica antigos como Planeta dos Vampiros (1965). Aliás, quem quiser ver este filme verá muitas similaridades com Alien. Já Aliens é pancadaria e guerra. Trata-se basicamente de um filme de sobrevivência, com aliens lutando contra fuzileiros em uma situação de desvantagem. Há poucas explicações e a narrativa é bem objetiva: são monstros contra guerreiros. A ideia é bem diferente do Alien original, um filme atmosférico e em grande parte parado. Já Aliens é um filme de ação em um contexto espacial, uma espécie de predecessor ao filme Tropas Estelares, outro clássico do cinema de ficção científica.

Cameron é um contador de histórias fora do comum. Ele consegue apresentar uma identidade narrativa muito clara e objetiva. Avatar é outro filme que foge muito dos padrões que estamos acostumados seja vindo de Hollywood ou mesmo de outros países, que muitas vezes apresentam filmes tão ruins quanto os filmes norte americanos. Avatar consegue recriar em um contexto diferenciado uma história de faroeste clássica e básica, o encontro entre índios e cowboys em um mundo espacial. Cameron possui a rara qualidade de não inventar grandes ideias, como vemos tantos diretores hoje em dia, que adoram criar conceitos mirabolantes. Ele simplesmente cria narrativas simples ou readapta histórias clássicas. Estes talvez sejam os melhores contadores de histórias, como já fazia o velho Shakespeare, que preferia recriar velhas histórias ao invés de procurar ideias inspiradas que caem quase sempre para a mediocridade.

Aliens é um filme de pancadaria que faz sentido, com personagens que conseguimos nos identificar e diálogos que não atentam contra a inteligência. É um filme com poucos exageros e uma história convincente. Para aqueles que querem começar a entender o que é Cinema ou compreender críticas e análises de filmes Aliens vale a pena ser estudado e encaixado na história do cinema de aventura ou de ficção científica.

Por Marcelo Molinari
notaspaulistanas.blogspot.com

Share This Post

Leave a Reply