App do RRPG Firecast – Release

Existe um nicho de mercado RPG crescente ainda a ser devidamente explorado: O RPG de mesa online.

Esta modalidade de RPG está ficando cada vez mais expressiva no cenário brasileiro, pois muitos não conseguem jogar RPG de forma presencial por diversos motivos, como: a distância entre os jogadores, a falta de jogadores e mestres, ninguém por perto para ensinar o jogo, etc..

O Firecast (Programa brasileiro de RPG de mesa online) ajuda o RPG a chegar a estas pessoas que possuem vontade de jogar, mas que não conseguem através dos meios tradicionais. O tamanho da comunidade do programa é notável! Algumas estatísticas do software podem ser encontradas neste pequeno media-kit: http://rrpg.com.br/arquivos/mediakit.pdf. Existem rpgistas do Brasil inteiro jogando online! Existem também brasileiros que estão em outros países usufruindo do RPG de mesa online! É muito comum encontrar usuários brasileiros jogando no Firecast a partir dos EUA, Canadá, Portugal, Japão, Argentina, etc…

Hoje o Firecast roda em computadores com Windows, mas o pessoal está de olho nas tendências tecnológicas. O governo brasileiro espera que, em até 2014, a metade da população tenha celulares do tipo smartphone devido a seus investimentos e exonerações de impostos para a copa do mundo. Além disso, há inúmeras pesquisas apontando que em até 2014 a venda de tablets superará as vendas de computadores e notebooks.

 

Após refletir sobre as tendências do cenário tecnológico atual, o pessoal do Firecast decidiu criar um aplicativo de RPG de mesa online para smartphones e tablets usando a ideia do Financiamento Coletivo. O financiamento já está rodando, e pode ser acessado através do seguinte endereço: http://catarse.me/rrpg.

O aplicativo permitirá que usuários de Android e iOS (iPhone, iPad e iPod) joguem RPG de mesa online, além de conversar com a comunidade rpgísta do programa. Para isso, o aplicativo está prevendo funcionalidades como:

  • Roladores de Dados;
  • Fichas para vários sistemas de RPG;
  • Tabuleiro/Matriz de combate (ótimo para sistemas com regras mais detalhadas de combate);
  • Um sistema de bate papo confortável voltado ao RPG de mesa online;
  • Criação e exploração de mesas e grupos virtuais de RPG (você poderá juntar seu atual grupo na internet ou montar um novo grupo com os membros da comunidade).

Algumas funcionalidades, como o tabuleiro de combate, funcionarão mesmo sem conexão com a internet, tornando o aplicativo num ótimo acessório também em mesas presenciais.

Se você ficou interessado, não deixe de visitar o financiamento coletivo do aplicativo através do endereço: http://catarse.me/rrpg !

Share This Post
1 Comment
  1. Parabéns e avante RRPG!

Leave a Reply