Assassinato em Baldur’s Gate! – Parte 1

Hail aventureiros!

Como falei numa postagem anterior, estou mestrando para meu grupo a aventura inicial da “Sundering” (que tenho traduzido como a “Separação”), o evento de transição do Forgotten Realms 4ª edição para o cenário de Forgotten Realms na 5ª edição de Dungeons & Dragons.

“Murder in Baldur’s Gate” é uma aventura de nível 1-3, “edition neutral” – isto é, no material da aventura não há estatísticas diretas, só a parte narrativa da aventura. As estatísticas relevantes você encontra disponíveis no site da Wizards, de graça, para todos os adversários da aventura. Você pode baixar estas estatísticas para o D&D 3.5, D&D 4 ou o D&D Next.

Levando em conta que tenho tido pouco tempo para RPG recentemente, optei por pausar minha campanha habitual para mestrar essa aventura pronta pros meus jogadores. Vários deles são fãs de Forgotten Realms por sua experiência na RPGA, e usando uma aventura publicada, diminuo um pouco minha carga como mestre nesse período para podermos continuar jogando uma sessãozinha de RPG no fim de semana!

Essa semana, vou postar sobre a aventura e sobre os personagens. Semana que vem posto o que rolou nas primeiras sessões! :)

Já digo logo de cara que estas postagens irão conter SPOILERS, então estejam avisados!

ESPECIALMENTE para vocês, jogadores da minha aventura :).

Eis o material da aventura

VISÃO GERAL DA AVENTURA

Murder in Baldur’s Gate visa conectar diretamente com os eventos dos jogos clássicos para PC. É isso mesmo que você leu, todo a história da aventura é resultado direto do que ocorre nos jogos Baldur’s Gate 1 e 2! :)

A aventura se passa “alguns anos depois de 1479 DR”, que é a data inicial do cenário na 4ª edição. Ou seja, a Praga Mágica ocorreu a pelo o menos 94 anos e Baldur’s Gate hoje é uma cidade mudada com os eventos daquela cataclisma. Diferente de tantas outras cidades dos reinos, o Portão de Baldur se manteve razoavelmente intacto – o que fez com que hordas de refugiados viessem para a cidade. Com o tempo, as frágeis estruturas que estes refugiados construíram fora das muralhas de Baldur’s Gate expandiram e incharam a cidade, gerando uma urbanização desenfreada e acentuando as desigualdades sociais. O Portão de Baldur é divido em três regiões urbanas distintas – na Upper City, vivem os nobres, os políticos e os sacerdotes, aqueles que detém real poder na cidade. Na Lower City, uma grande classe de mercantes interage diariamente com marujos e aventureiros que atracam nas docas de Baldur’s Gate. Todas as regiões fora das muralhas formam a Outer City, um calderão cultural de variadas raças que vieram para cidade há quase um século para escapar da destruição de seus lares – os trabalhadores mais pobres (e com as tarefas mais sujas ou barulhentas) dividem espaço com ladrões e assassinos, que detém real controle nestas regiões.

A aventura começa quando o Duque Abdel Adrian (protagonista dos jogos da série Baldur’s Gate para PC) sofre uma tentativa de assassinato. O duque é uma das figuras mais importantes de Baldur’s Gate, e é quem mantém os conflitos entre suas díspares camadas sociais de arderem pela cidade. Abdel acredita ser o último dos bhaalspawn – indivíduos com o sangue divino de Bhaal, que, prevendo seu próprio assassinato, espalhou sua essência divina por Faerûn para tentar vencer sua própria morte.

O plano do deus Bhaal era simples – os indivíduos com sua essência divina seriam levados a assassinar uns aos outros, e para cada um destes “bhaalspawn” que morresse, sua essência divina se tornaria mais concentrada nos bhaalspawn restantes. O Duque Abdel Adrian é um destes bhaalspawn, e lutou contra vários dos seus “irmãos sombrios” ao longo de suas aventuras. Seu sangue divino o tornou longevo (Adrian é um humano com pelo o menos 120 anos quando a aventura começa…). Ele dedicou sua vida a proteger Baldur’s Gate e torná-la uma cidade melhor. Abdel acreditou que o plano de Bhaal falhara e que o deus do assassinato não poderia mais retornar.

Ele estava errado.

Há mais um bhaalspawn vivo – Viekang, com quem ele já havia se encontrado em suas aventuras passadas. A aventura se inicia quando Viekang e seus aliados atacam o Duque Adrian em praça pública, enquanto este fazia um discurso para uma data comemorativa para Baldur’s Gate. A luta termina com a morte de um dos dois bhaalspawn – e neste momento, o último bhaalspawn sobrevivente se torna o bhaalspawn Slayer, uma forma divina grotesca e ameaçadora do deus dos assassinos.

Bhaal vive novamente!

A idéia é que os jogadores consigam derrotar o bhaalspawn Slayer, mas a partir deste momento, a presença divina de Bhaal está novamente presente em Faerûn. Três indivíduos que detém grande poder no Portão de Baldur reagem de maneira diversa à morte de Adrian. O Duque Torlin Silvershield representa os interesses da população da Upper City. O Blaze Ulder Ravenguard é um membro da honrada Flaming Fist, e seus interesses correspondem bem com os dos cidadãos da Lower City. A criminosa Rilsa Rael toma suas ações para favorecer os combalidos da Outer City. Cada um deles contata os PCs logo após o incidente e buscam convencê-los a fazer parte de seus planos. Cada um tem sua própria visão do que é melhor para a cidade, mas todos acham que determinado grupo precisa ser eliminado para garantir paz e prosperidade para Baldur’s Gate. Ao longo da aventura, Bhaal se interessa por estes indivíduos, que vão se tornando cada vez mais sanguinários e corruptos em suas ações. Os PCs podem optar por trabalhar para um deles ou, até mesmo, se oporem a todos eles.

No fim da aventura, o indivíduo que trouxe mais chacina para Baldur’s Gate (e este indivíduo pode até mesmo ser um dos PCs, se o mestre achar que suas ações foram ainda mais violentas que a dos vilões da aventura!) se torna o novo Chosen of Bhaal – uma terrível demonstração da volta de um cruel deus para o panteão Faeruniano…

Bhaal VIVE!

BREVE APRESENTAÇÃO DOS PCS

Bem, para mim e para o meu grupo, “Murder in Baldur’s Gate” é uma aventura que estamos jogando de maneira “leve”, para dar uma pausa em nossa campanha enquanto estamos sem tempo de nos dedicar ao RPG mais eficientemente. Pedi para que o grupo criasse personagens de background simples, já que não pretendemos fazer da aventura uma campanha.

Estamos jogando a aventura com o Dungeons & Dragons 4ª edição e coloquei a data como 1480 DR. Não me preocupei com a composição do grupo, e só lhes adientei que a aventura se passa predominantemente em ambiente urbano. Pretendo utilizar-me dos encontros adicionais disponíveis na Wizards of the Coast (praticamente um DLC pra aventura, rsrsrsrs).

Para finalizar, dei um toque “Faeruniano” ao grupo pedindo que eles dessem um nome para a equipe – prática muito comum do Ed Greenwood! ^^

Apresento-lhes os “Agentes da Miragem”.

Drow Sorcerer

Alakal Auvrymtor é um feiticeiro drow. Como típico para os homens de sua raça, seu potencial mágico foi descoberto cedo e ele passou anos aprimorando suas capacidades mágicas na cidade drow de Menzoberranzan. Mas Alakal sabia bem que tipo de destino poderia esperar para si na sociedade matriarcal dos drow. Planejou por anos sua fuga do Underdark e, contra todas as chances, foi bem sucedido. Ele passou anos na superfície lutando para conseguir navegar pelas sociedades de Faerûn, e finalmente encontrou seu lugar com os Agentes da Miragem.

Changeling Psion (natural form)

Changeling Psion (disguise)

Dox é uma changeling – que foi criada entre humanos como se fosse um deles. Só quando adolescente ela descobriu sua verdadeira herança, e isto mudou completamente a sua forma de agir. Ela não estava mais limitada a uma única forma, e suas habilidades psiônicas telepáticas lhe deram uma distinta vantagem para realizar aquilo que ela descobriu ter nascido para fazer – infiltrar-se entre as outras raças. Dox já passou por diversos locais, e tem conseguido viver uma boa vida usando seus dons para conseguir dinheiro se infiltrando nas camadas sociais corretas. Hoje, Dox viaja com os Agentes da Miragem na sua “persona principal”, a de um velho mago chamado Charles Lehnsherr.

Half-Elf Bard

Kalecgos Goldenlute é um meio-elfo bardo da cidade de Waterdeep. Seus pais são ex-aventureiros que resolveram criar uma estalagem e taverna na Cidade dos Esplendores, e o pequeno meio-elfo viveu sua vida cercado de pessoas interessantes de todas as partes do mundo. O jovem bardo não via a hora de sair pelo mundo para fazer o seu nome (e descobrir cantadas ainda melhores para usar nas mulheres) – quando os Agentes da Miragem passaram por sua estalagem, Kalecgos viu que era hora de deixar de ser narrador de histórias para ser um dos lendários heróis que atuam nas mesmas…

Human Fighter

Randel Secandi vem da própria Baldur’s Gate. Seu pai é membro da guilda de mercenários Flaming Fist, que atua como guarda da maior parte da cidade. Com o tempo, Randel também se tornou uma guerreira da Flaming Fist, mas tinha também muita curiosidade de ver o que mais Faerûn tinha para oferecer. Ele usa seus períodos fora do trabalho dos mercenários para viajar e se aventurar por Faerûn. Em sua última viagem, ela se encontrou com os Agentes da Miragem, e se uniu ao grupo para lidar com desafios ainda maiores.

Thri-Kreen Monk

Tekki-Shan é um thri-kreen monge de um plano distante, onde os magos destruíram o mundo com sua magia arcana e transformaram o planeta num deserto onde só os mais fortes sobrevivem. Numa cadeia de montanhas neste desolado local, existe um monastério fora do tempo e dos planos – um demiplane onde a ordem de Tekki-Shan contempla os acontecimentos do multiverso. Por vezes, os monges deixam seu monastério para participar destes eventos. Chegou a vez do jovem Tekki-Shan viajar para Abeir-Toril e experienciar por si mesmo os eventos da cataclísmica Separação que está por vir… Em suas jornadas, ele encontrou jovens indivíduos com que poderia contar para explorar este fantástico mundo. Formaram-se então os Agentes da Miragem.

Quando a aventura começa, o grupo está retornando de Neverwinter (onde ajudaram nos esforços de revitalização da cidade) e, a pedido de Randel, estão em Baldur’s Gate para celebrar o “Returning Day”, quando se comemora a data histórica do retorno de Balduran para o porto. Semana que vem conto o que aconteceu quando Viekang ataque Adrian em pleno evento! ^^

A cidade de Baldur's Gate, por volta de 1479 DR

 

Share This Post
Written by ViniciusZoio
I'm just a simple man trying to make my way in the universe.
13 Comments
  1. COMO EU CONSIGO ESSA AVENTURA, e as proximas???? Sou um grande Fã de Forgotten Realms e queria muito mestrar o Sundering para meu grupo!!

  2. Vinicius, pra que foi publicar essa matéria? Agora estou no Steam comprando Baldur’s Gate Enhanced Edition.

  3. Huehuehueuhehuehueuhe, massa né pessoal? ^^

    Semana que vem devemos jogar mais alguma coisa, daí vou ver se consigo tempo para fazer o segundo artigo! :)

    Sérgio, você pode comprar a aventura fácil pela Amazon meu chapa! :D

  4. Quando ovi o anúncio dessa aventura achei meio cara (35 conto em 96 páginas?) mas vendo a quantidade de itens e o nível de produção estou repensando isso

  5. Pois é, barata não está não. Mas ela vem com um escudo do mestre bacana e ilustrações de primeira. Tem bastante tralha :).

    Enfim, simpático, mas não uso escudo do mestre – para mim, valia mais a pena mais texto de aventura e menos firula… ;P.

    Ainda assim, é um material bem produzido sim, isso com certeza! ^^

  6. Beleza Zoio

    “Enfim, simpático, mas não uso escudo do mestre – para mim, valia mais a pena mais texto de aventura e menos firula… ;P.”

    Mais ou menos, parei pra dar uma olhada nos adventure path do Pathfinder e achei que dava pra fazer a mesma coisa com metade do espaço. :(

    Prefiro que uma aventura pronta seja em conta mesmo, exceto quando acompanhada dessas viadagens bem produzidas. De qualquer modo, acho as variáveis de uma aventura pronta traiçoeiras pra empresa que produz, portanto não julgo (muito).

    No aguardo das impressões da jogatina!

  7. Sem erro. Não sei se vamos jogar nas próximas semanas porquê minha mãe foi internada no hospital, mas tenho ao menos material de uma sessão para relatar por aqui. Além de comentários sobre o último pacote do D&D Next! :)

  8. Melhoras pra ela, Vinicius!

  9. Valeu Telles!

  10. Melhoras para sua mamãe Zoio!

  11. Valeu Xal! ;)

  12. Poxa, melhoras mesmo!

  13. Valeu Galfornaly!

Leave a Reply