Legends & Lore: Primeiros Passos

Ao longo das próximas semanas, este espaço servirá como um lugar na primeira fila para o lançamento do Starter Set da quinta edição do Dungeons & Dragons. Para começar, vamos dar uma olhada em algumas das coisas que foram consideradas durante do desenvolvimento do livro.

O Starter Set tem um objetivo bastante direto. Ele precisa servir como um caminho que levará os novos Mestres a entrarem no jogo, baseado no material para o jogador que estará disponível online com o Basic D&D. Como objetivo secundário, o Starter Set também deve ter um valor a longo prazo. No passado, muitos dos conjuntos de introdução para RPGs foram focados em um cenário de aventura superficial e uma versão incompleta das regras do jogo que o tornava irrelevante assim que os jogadores passavam para a versão completa do jogo. Queríamos que este novo conjunto fosse algo que você quisesse manter em sua prateleira e o usasse novamente no futuro.

Decidimos desde o início que todo o material susceptível de ser usados ​​apenas uma vez tinha que ser eliminado do conjunto ou reduzido ao mínimo. Um exemplo seria um tutorial que ensinaria as regras por meio de uma aventura roteirizada. E ao decidir que tal tutorial não era algo que queríamos, fomos capazes de pensar sobre como esse tipo de recurso seria muito mais adequado para outras mídias, tal como vídeo online. Uma vez que estamos dando aos jogadores a oportunidade de aprender o jogo sem investir nenhum dinheiro nele (como a nossa proposta de tonar o Basic D&D gratuito para download), um novo jogador que fizer o download das regras pode então fazer uso de tutoriais em vídeo que fornecerão uma experiência melhor de como o D&D funciona. Esta abordagem seria como embalar um Mestre experiente como Chris Perkins em cada Starter Set.

Uma vez que tivemos uma ideia do que queríamos evitar, focamos no que incluir. A aventura clássica The Keep on the Borderlands foi publicada junto com o D&D Basic Set de 1981. Os locais e cenários de encontro introduzidos por essa aventura sobreviveram ao teste do tempo, com Mestres ainda usando-os em seus jogos hoje em dia. Com isso em mente, decidimos nos concentrar em tornar a construção de aventuras o componente chave do Starter Set. Uma boa aventura pode ser usada muitas vezes.

Além disso, queríamos uma aventura parecida com The Keep on the Borderlands, mas um pouco mais focada em ajudar os novos Mestres a iniciar campanhas. A aventura The Keep original é quase que completamente um mundo aberto, mas os comentários durante o playtest nos mostrou que alguns dos Mestres novos se sentiam perdidos em como conduzir uma aventura em mundo aberto. Queríamos uma aventura que direcionasse um pouco para uma campanha, o que poderia levar para uma abordagem mais aberta após um grupo de jogo ter jogado algumas sessões.

O resultado é Lost Mine of Phandelver. Se estendendo por sessenta e quatro páginas, ela fornece material suficiente para avançar os personagens até o 5º nível. O primeiro segmento da aventura coloca os Mestres para aprender os princípios básicos de exigir testes gerais e testes de resistência, enquanto os personagens se aventuram em um covil de goblins em uma missão de resgate. Uma vez que os aventureiros tenham lidado com os goblins, eles têm total liberdade para explorar a região ao redor do vilarejo de Phandalin. Mais três dungeons e cinco outros locais de aventura fornecem aos Mestres novatos muito material para manter uma campanha avançando por meses. Com o Basic D&D sendo um próximo passo natural, os Mestres terão as ferramentas necessárias para expandir ainda mais a região e manter a ação acontecendo.

Vamos falar sobre Lost Mine of Phandelver com mais detalhes na próxima semana. O autor da aventura, Rich Baker, gentilmente concordou em responder algumas perguntas sobre o processo de criação.

Além de Lost Mine of Phandelver, o Starter Set também inclui um livro de regras. Ele fornece as regras básicas do jogo, as descrições das magias usadas ​​pelos personagens e pelos PdMs apresentados, e os itens mágicos encontrados na aventura. Além disso, ele também serve como uma tabela de referência útil para coisas como equipamentos e regras de combate, e esperamos que os Mestres que passarem para o Basic D&D ou os três livros básicos continuarão a usar o livro de regras do Starter Set como um recurso extra durante o jogo.

A aventura vem com cinco personagens prontos – um clérigo anão, dois guerreiros humanos, um mago elfo e um ladino halfling. Um dos guerreiros usa um machado grande e armadura pesada. O outro é um arqueiro vestindo uma armadura de couro. Uma vez que o guerreiro é certamente a classe mais popular do jogo, decidimos oferecer duas versões ao invés de uma quinta classe de personagem. Essa abordagem também torna mais fácil para os jogadores modificarem os personagens prontos usando o Basic D&D, e para avançá-los até o 5º nível.

Finalmente, o Starter Set vem com um conjunto de seis dados poliédricos – na cor de mármore azul com números brancos. Eu tenho três desses conjuntos na minha bolsa de dados – todos enviados como amostras iniciais pela fábrica. Se você assistiu nossas transmissões ao vivo de jogos, talvez você os tenha visto em uso.

Esse é o Starter Set em poucas palavras. Na data em que esse artigo for publicado – 09 de junho de 2014 – o Livro do Jogador terá sido enviado para a gráfica. É difícil acreditar que o trabalhado dos últimos dois anos nesse projeto está chegando ao fim. Com a finalização do Livro do Jogador, agora voltamos nossa atenção para o Manual dos Monstros, enquanto o Guia do Mestre e o The Rise of Tiamat recebem direção de arte e edição adicional.

Tradução: Rafael Silva
Equipe REDERPG

Link para o artigo original: http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ll/20140609

Share This Post

Leave a Reply