Como agradar uma jogadora

Você está cansado de jogar RPG tendo que olhar aquele seu amigo barbudo e chamá-lo de meu amor, porque ele está interpretando sua amada e bela esposa? Ou então ter que imaginar que aquele cara cheio de espinhas é uma bela elfa de carisma alto? Então preste atenção neste artigo e aprenda a conquistar as tão procuradas jogadoras de RPG. Muitos de nós, jogadores, já nos deparamos com frases como: “RPG é só isso?” ou então, “Vocês ficam fazendo isso a tarde toda?”, e, na maioria dos casos, elas são proferidas por garotas, as vezes namorada, as vezes amigas, que tentamos levar para o maravilhoso mundo do Role Playing Game. Mas vocês já se perguntaram do porque a maioria das garotas não se sentem atraídas pelo jogo? Então visualizem: você convida uma amiga para jogar no seu grupo, formado apenas por garotos, e, ansioso por ela gostar prepara aquela seção de combate, muitos monstros ou conflitos de exércitos… sinto lhe informar amigo: você acabou de perder sua jogadora.

Muitas vezes, os grupos de RPG se formam entre amigos da escola, do bairro, e na maioria dos casos de idades semelhantes. Mas o que se passa pela mente de um garoto de 15 anos, não é o mesmo que na de uma menina da mesma idade. As mulheres tendem a amadurecer mais cedo, e por isso se interessam logo por histórias e romances, peças chave na narrativa de um mestre que pretende agradar o público feminino. Logo que uma garota começa a jogar, ele espera que o mestre a leve para um fabuloso mundo de romances proibidos, príncipes encantados, jogos de conquista, enfim, coisas que acontecem no dia a dia mas não estamos acostumados a ver em jogo. Até mesmo mestres mais experientes, em vezes, se esquecem de fatores importantes para esta classe tão procurada.

Portanto, se você é Mestre, ou pretende sê-lo, e está em busca de mais jogadoras para suas seções, siga os mandamentos abaixo e não irá se arrepender:

1) Ao explicar para uma garota o que é o RPG não a chame para assistir o jogo. Nada é mais chato do que isso para quem não entende o que está acontecendo, ficar uma tarde inteira tendo que ver outras pessoas fora de si dando golpes mortais em criaturas que não existem; ao invés disso, enalteça as características interpretativas do jogo, conte casos engraçados, mas curtos, e histórias de amor ou cenas de ciúmes que tenham acontecido em sua trama.

2) Ao criar a ficha de personagem, não esqueça de explicar cada detalhe, e ajudá-la com seu histórico, algumas garotas podem ficar envergonhadas, e não saber até onde podem levar sua imaginação no início, por isso dê idéias e participe das sugestões dela, não esquecendo de usar fatores da história que ela criou durante o curso da crônica.

3) Coloque elementos interessantes em jogo, como um homem muito bonito que não lhe dá atenção, pessoas que tentam conquistá-la, amigos simpáticos que cultivam um amor em segredo, qualquer detalhe que faz parte do universo em que ela vive na vida real e que não tem controle, vai chamar sua atenção, fazendo com que ela reaja da maneira que bem entender no universo de jogo.

4) Quando descrever as cenas, importe-se com o visual dos personagens. Deixe os jogadores, principalmente ela, descrever roupas, cabelo, cor de olhos, acessórios, como está se portando naquele momento, o que está pensando, enfim, preocupe-se com o físico e o emocional dos personagens.

5) Insira elementos polêmicos no jogo, à medida que notar um mínimo de amadurecimento dos jogadores, como homossexualismo, morte, preconceito, maus tratos, vingança, etc. Devemos lembrar que o RPG pode se tornar uma excelente arma de conscientização se soubermos aproveitá-lo.

6) Combates: afinal nós mulheres não somos apenas criaturas choronas e que falam demais! Mas não qualquer confronto sem propósito, dê um motivo para que eles aconteçam: vilas destruídas, família morta, proteção de criancinhas, vampiros assassinos. Nesta hora qualquer motivo é motivo para se enfurecer e detonar os inimigos.

7) Nunca se esqueça que a insinuação às vezes é melhor que qualquer descaramento. Crie personagens que mexam com o imaginário dela: pode ser um poderoso executivo que tem um ar misterioso, o dono de um bar que dá respostas dúbias, enfim, faça com que as coisas nem sempre sejam o que parecem ser.

8) Coloque as meninas para pensar. Enigmas, investigações, tudo que exercite a memória e a inteligência delas é válido.

9) Dedicação e pontualidade. Ser mestre não é fácil, ser mestre pontual é pior ainda. Se você marcou o jogo para às 15 horas, não espere até às 17 para começar. Afinal, é super chato ter que ficar ouvindo os meninos do grupo discutindo o jogo de futebol da noite passada antes do jogo começar. Aliás, preocupe-se com a integração das meninas no grupo. Tente conversar de assuntos que elas possam participar, lembre que algumas garotas jogam vídeo-game, outras não. Na maioria dos casos há muito mais homens que mulheres jogando nos grupos de RPG por aí, então faça ela se sentir parte do grupo.

10) Crie um final coerente. Não precisa ser necessariamente um final feliz, mas depois de passar várias seções fiel à sua crônica, depois de tanto cuidado para ela se sentir em casa e gostar do jogo você não vai querer que ela saia com uma má impressão e não queira mais voltar, não é ?! Então capriche no encerramento de sua história e é só preparar as fichas para o próximo jogo. Divirtam-se.

 

Por Renata Martins

Nota da Autora: Este foi um texto escrito em 2005, quando as ideias, fundamentos e realidade eram outros. Em muitos pontos, hoje, depois de todos estes anos, eu faria observações, e até rescreveria o texto se não estivesse tão cansada de debatê-lo com pessoas que não levam em consideração como a cabeça de uma adolescente pode mudar ao longo dos anos. Só peço, que ao ler o texto, o contextualizem. Obrigada.

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Este artigo foi publicado originalmente no antigo portal da REDERPG em 7 de setembro de 2005, onde teve 2.674 leituras.

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