Calisto, o RPG de bolso (resenha)

Este é o primeiríssimo post que faço depois de um longo hiato como blogueiro, bom voltar a escrever, ainda mais por aqui, mas vamos deixar a emoção de lado e mãos à obra.

Para um amante de jogos independentes de RPG como sou, Calisto RPG veio muito a calhar. São apenas 4 páginas de regras simples e uma uma mecânica que permite fácil adaptação que sem dúvida revelou-se fantástica.

Suas 4 páginas permitem seu uso excelente para ensinar quem nunca jogou RPG, narrar jogos em eventos, ou simplesmente narrar sem se preocupar com jogadores “advogados de regras” e se mostrou muito eficaz em jogos por encontro virtual também.

Saca como a ficha fica enxuta, quando narro uso meu celular para ler o manual se preciso e fazer fichas com o app InstaQuote.Calisto 1

“Calisto é um mini sistema genérico de RPG com apenas 4 páginas! É muitíssimo simples e é ideal para jogos sem compromisso ou para ensinar RPG para crianças pequenas! O sistema utiliza apenas dados de 6 faces e as fichas podem ser feitas em qualquer pedaço de papel! Você estabelece as perícias de cada personagem e distribui os pontos, e seu personagem está pronto! Os testes são resolvidos apenas com 1d6. Ao decorar as regras (que são muito simples!) você nem precisará mais do manual e poderá jogar em qualquer lugar que esteja!” – Tiago Junges, autor do livroCalisto

O jogo vem de um game designer que nem de longe é um cara desconhecido, Tiago Junges, que criou o Might Blade e o Card Goblins, e pode ser baixado gratuitamente no site dele que é apelidado de Coisinha Verde.Calisto 2

O livro traz uma breve explicação sobre o que é RPG e como jogar seguido de suas enxutas regras que partem do conceito de rolar um d6 somar com perícia ou atributo. Ataque e dano é resolvido em uma jogada, a diferença caso o ataque supere a defesa é o dano causado e o jogo pode ser bem mortal.

Você pode e deve criar regras opcionais caso queira adaptar melhor ao seu cenário.

Além da lista de perícias há uma pequena lista de poderes com mecânica semelhante e a dificuldade quase sempre fica em 4, 5 ou 6 para coisas não muito cinematográficas.

Depois de imprimir, você pode por 1 real ou menos para cada tirar xerox de outros livretos e levar para encontros de RPG, distribuir para jogadores e para a molecada que joga depois do colégio ou marmanjos que se encontram depois do trabalho sem ocupar espaço ou fazer peso na mochila.

Há uma outra versão em playtest que me agradou muitisimo e estou até narrando com ela via hangouts, abaixo segue uma das fichas da versão ainda não lançada.Calisto 3


A diversão é certa e rápida já que poucas paginas depois todos ficam familiarizados com o sistema.

Saia do óbvio e venha jogar!

Abraço do Plebeu

 

Share This Post

Leave a Reply