D&D 5ª Edição: Atrás dos Escudos: Jogadores Veteranos: Desafio e Oportunidade

Jogadores veteranos podem ser um dos maiores desafios que você vai enfrentar como Mestre de Jogo. Mas ao mesmo tempo, jogadores veteranos já investiram tão entusiasticamente no hobby, de tal modo que eles podem ser também uma oportunidade libertadora.

Ao longo dos anos, eu mestrei jogos de D&D para jogadores com uma variedade de níveis de experiência – dos que estavam jogando pela primeira vez a veteranos com trinta anos de RPG. E enquanto eu apreciei cada minuto do meu jogo, eu descobri que mestrar para jogadores experientes pode ser especialmente recompensador. Este artigo da Atrás dos Escudos foca em quatro estratégias gerais para maximizar a diversão em jogar com jogadores experientes.

FAÇA O FAMILIAR SER NOVO OUTRA VEZ

Jogadores veteranos já viram de tudo. Eles exploraram – e provavelmente pereceram muitas vezes – dentro da Tumba dos Horrores (Tomb of Horrors). A Torre Fantasma de Inverness é uma memória distante. Ravenloft, Planescape, Birthright, Greyhawk, Al-Qadim e Forgotten Realms são todos terrenos familiares já explorados por essas pessoas. Talvez eles já tenham ido às estrelas em Spelljammer ou marchado através das selvas de Maztica. Eles lutaram contra cada monstro de cada manual já escrito, e eles voltaram para lutar mais. Então como você pode manter o jogo vivo e novo para esses valentes heróis?

Uma opção fácil é pegar personagens familiares e elementos de aventuras icônicas e colocá-los em novos cenários. Então os personagens haviam vencido Strahd von Zarovich em sua própria morada no Castelo Ravenloft, mas eles sabem que ele pode ser encontrado também assombrando as ruas de Águas Profundas? Escolha um vilão de campanha que os jogadores estão acostumados a encontrar em uma determinada maneira e mude isso. Seja criativo. O vampiro ancião se tornará ainda mais formidável quando suas crias vampíricas forem uma legião, criando uma praga de mortos-vivos que ameace da cidade tanto acima, quanto abaixo do solo. Imagine usar a Guilda de Ladrões de Xanathar como contratante de uma missão nessa situação. Mesmo um beholder chefe do crime organizado não pode ter vampiros correndo à solta na área que ele controla.

FORNEÇA FOCO PARA OS ESFORÇOS DOS JOGADORES

Minha campanha caseira é ambientada em um mundo de fantasia pós-apocalíptico, no qual a população de uma única grande cidade conseguiu realocá-la (usando uma boa quantidade de magia) para um local onde o cataclismo que destruiu o resto do mundo não poderia alcançá-la. O lado ruim? O local é tão remoto que todos os que vivem na cidade não podem deixá-la. Avancei a cronologia em cem anos, e os cidadãos da cidade conseguiram transformar sua prisão auto-infligida em uma civilização relativamente independente e auto-sustentável.

Então, onde está a aventura? Nesse cenário, todos os personagens são condestáveis da cidade ou contratados que trabalham diretamente com os condestáveis numa base de caso a caso. Imagine uma Londres Vitoriana sem possibilidade de saída, ou talvez a série de TV COPS com um toque steampunk. Tenho observado que jogadores veteranos se empolgam em colocar tanto no cenário de campanha quando o Mestre de Jogo, assim, fornecendo um estrutura interessante para sua campanha, você e os seus jogadores podem todos focar em histórias que vão dar vida ao cenário.

MISTURE OS MONSTROS

Sempre que o mundo exterior começa a se infiltrar na minha cidade de fantasia, todos os tipos de problema ocorrem. Um desses problemas é uma raça de um povo peixe mutante com um ataque venenoso paralisante e a habilidade de implantar seus ovos em um organismo hospedeiro – que depois explode se for dado o tempo de gestação aos ovos. Estas criaturas invadem a cidade através dos esgotos, se tornando um problema real em uma seção da cidade chamada de “Os Pontões”, porque ela inunda sempre há muita chuva.

Agora, isso pode soar como uma criatura que leva um monte de tempo e esforço para ser criada. Mas na verdade não é tão difícil quando você pega os bullywug, adiciona o veneno de um verme da carniça e uma versão modificada da habilidade do slaad vermelho de implantar seus ovos com um ataque corpo a corpo. Fazendo um kit com estes três criaturas clássicas, você pode criar alguma coisa horrorosamente irreconhecível até mesmo para os jogadores mais experientes. Tenha em mente que quando você cria algo novo assim, isso pode causar estrago, mas com equilíbrio de jogo. Então, comece devagar e introduza uma ou duas de tais criaturas para ver que tipo de efeito elas têm antes de jogar um monte delas em cima dos seus jogadores.

E A ESTRADA VAI SEMPRE EM FRENTE

Há muitas histórias que você pode se envolver no seu jogo, então não tenha medo de incluir influências externas se isso significar que você pode se divertir com elas. Jogadores veteranos são muitas vezes mais flexíveis sobre essas coisas, dispostos a explorar todos os tipos de opções de regras e mudanças de paradigma no interesse de experimentar algo novo. Deixe os jogadores saberem que você planejou brincar com elementos de jogo em seus esforços para fazer algo legal. Erros são inevitáveis, mas eles também podem levar a uma diversão inesperada. Não tenha medo de falhar antes de começar, e não tenha medo de fazer ajustes no meio do jogo se as coisas não estiverem funcionando completamente da maneira que você queria. Você nunca sabe quando uma súbita inspiração vai se transformar em uma experiência nova.

Sobre o Autor

Como membro da equipe da marca Dungeons & Dragons, Chris Lindsay é primariamente focado no desenvolvimento de produto, que é muito parecido com pastorear gatos em uma sala escura, sem portas e sem janelas.

Tradução: Marcelo Telles
Coordenador da REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/veteran-players-challenge-and-opportunity

04-PRODUCT-INFO_Tabletop_Hero_DMG

Share This Post

Leave a Reply