Smash Up (resenha)

Existem discussões acaloradas em alguns pontos da internet que tentam descobrir uma informação vital para o mundo: quem ganharia? Piratas ou ninjas? Dinossauros ou robôs? E quem enfrentaria os Magos Zumbis? Qual a combinação mais “massa, véio”?

Smash Up, vendido no Brasil pela Galápagos traz essa proposta. O jogo é dividido por facções de 20 cartas cada, que possuem Lacaios e Ações. Cada lacaio pode ter um efeito quando entra em jogo numa das Bases (já explico) e esses efeitos são diferentes para cada facção, assim como os efeitos das cartas de Ação.

As bases são a base do jogo, pois são elas que nos dão os pontos de vitória. Cada base tem um valor de poder e esse valor tem que ser alcançado pelo poder somado de todos os lacaios na base. Assim que acontecer a base pontua. A pessoa com maior poder somado dos lacaios ganha o primeiro valor em pontos, o com a segunda maior pontuação o segundo valor, e se houver um terceiro, o terceiro valor. Ganha quem conseguir 15 pontos. Em seu turno cada jogador pode jogar um lacaio e uma ação, mas existem cartas que permitem colocar mais lacaios e ações.

Cada jogador escolhe duas facções e embaralha suas cartas, formando assim seu deck (sim, podemos fazer piratas robôs, ou alienígenas ninjas). Cada facção tem um estilo de jogo único e misturando dois estilos consegue-se algumas combinações interessantes.

No jogo base temos 8 facções: Alienígenas, Piratas, Ninjas, Robôs, Dinossauros com Equipamento Hi-Tech, Magos, Duendes Trapaceiros e Zumbis, que podem ser combinadas para criar seu estilo de jogo.

Smash Up é um jogo caótico e divertido, onde a estratégia é fundamental e pode se acabar num jogada também. E muitas vezes se torna um jogo de derrubar seu amiguinho…

Existem várias expansões para ele lá fora, cada qual com novas facções e bases inspiradas nelas, mas ainda não temos uma previsão de chegarem ao Brasil. São elas:

– Awesome Level 9000: Que traz as Plantas Assassinas, Fantasmas, Steampunks e a Cavalaria de Ursos (Cossacos montados em Ursos… Awesome!)

– Monster Smash: Baseado nos monstros clássicos como Vampiros, Cientistas Loucos, Lobisomens e Formigas Gigantes!

– The Obligatory Cthulhu Set: Com facções para deixar todos insanos. Cultistas de Cthulhu, Coisas Anciãs, Innsmouth e Universidade Miskatonic. E essa expansão usa uma regra de Loucura.

– Science Fiction Double Feature: Com facções inspiradas na ficção cientifica. Viajantes do Tempo, Macacos Cyborgues, Super Espiões e Shapshifters.

– Big Geecky Box: Uma caixa especial para guardar todas as facções de Smash Up. Uma facção nova vem com a caixa, os Geecks! (Inspirado em alguns geeks famosos do mundo dos Boards).

– Pretty Pretty Smash Up: Algumas facções esbanjam muito… carinho… beleza e podem esmagar bases! Princesas (bem Disney), Fadas, Gatinhos Filhotes (vindo da internet com suas fofuras) e Cavalos Míticos (com o poder da amizade).

O QUE TEMOS VINDO POR AÍ?

Já foi anunciado um crossover entre Smash Up e Munchkin. Smash Up: Munchkin mistura as duas franquias de jogo com facções baseadas no Munchkin.

Uma votação foi feita para descobrir quais as facção do futuro Smash Up: Its Your Fault e as escolhidas são Tubarões, Super-heróis, Mitos Gregos e Dragões.

Agora é só aguardar lançarem essas expansões em português!

Por Evandro Campos Silva
Equipe REDE
RPG

smash-up caixa

Share This Post

Leave a Reply