Novidades da Onyx Path: Desenvolvimento Aberto de Vampiro 4e: Humanidade

Olá vampiros, destituídos, despertos, perdidos e tantos outros! Eu sou Dante Alighieri, do Blog NWoD Brasil e venho hoje trazendo notícias sobre o Desenvolvimento Aberto (Open Development) da Quarta Edição de Vampiro: a Máscara.

Mais um post do Eddy Webb, desenvolvedor responsável pela 4e da Máscara e, dessa vez, o tema é Humanidade. Como o post é curtinho, optei por traduzí-lo para que todos possam apreciar na íntegra o que o Eddy tem a dizer sobre o assunto. Sem mais delongas, segue o post:

“Wow. Meu último post de Desenvolvimento Aberto para a Quarta Edição de Vampiro recebeu mais de 250 comentários! Isso é uma resposta incrível! Claro, algumas poucas pessoas fizeram alguns comentários que estavam um pouco distantes do que eu pedi, mas ganhei bastante feedback e ideias que ainda estou processando (e até mesmo os comentários não relacionados geraram alguns pensamentos).

Dessa vez quero focar em algo um pouco menos controverso. A Humanidade sempre foi um aspecto central de Vampiro: a Máscara desde o primeiríssimo livro. O que a Humanidade de fato é, acaba sendo meio problemático, variando entre um sistema de moralidade pura e algo programado na psiquê dos vampiros. Mesmo o Sabá, que agem como monstros inumanos, possuem suas Trilhas de Sabedoria como refutação à Humanidade e, esse desejo de divorciar os Cainitas da Humanidade, nos mostra o quão fundamental é esse conceito.

Entretanto, na minha experiência a quantidade de impacto que a Humanidade tem no jogo parece diminuir com o tempo. Eu ouço muitas histórias sobre interpretações maravilhosas que vem da perda constante de Humanidade, mas também ouço de (e já joguei em) jogos em que a Humanidade é só um número de pontos que você pode gastar para cometer atrocidades antes de entregar seu personagem para o Narrador. Ambos os estilos são, eu acho, válidos — alguns vampiros podem se entregar na sua danação pessoal e decidir queimar a vela em ambos os lados — mas, ao longo dos anos, parece que o jogo sem querer acabou tirando a Humanidade do holofote.

Eu quero por a luz de volta nela. Quero voltar para aquele primeiro livro que passou tanto tempo falando sobre A Charada (sim, em letras maiúsculas) de fazer coisas monstruosas pra prevenir que você se torne um monstro. “Um Monstro eu sou antes que um Monstro eu me torne” pode ser mais do que uma frase de efeito.

Porém, pode ser que eu esteja enganado. Talvez eu tenha interpretado mal a comunidade e, hoje em dia, a Humanidade não seja tão central quanto eu acho que é. Eu gostaria de ouvir suas opiniões.

Minha pergunta é: A Humanidade é importante pro seu jogo e o que uma nova edição pode fazer pra que ela seja mais/menos central pra você?

Como sempre, eu aprecio o seu feedback cheio de ideias!”

Pra quem quiser contribuir, é só comentar (em inglês) no post do Eddy:

theonyxpath.com/humanity-vampire-open-development/

Me despeço por aqui. Até a próxima! Aproveitem e visitem o meu blog, NWoD Brasil e vejam vários artigos sobre o Novo Mundo das Trevas, da Onyx Path.

Dante.
Equipe NWoD Brasil

CWoD

Share This Post

Leave a Reply