Construindo a Pirâmide de Perícias em FATE

Olá, galera da REDERPG, beleza? No artigo passado, eu falei um pouquinho sobre FATE e FAE e a experiência de jogá-los. Hoje pretendo explicar algo um pouco complexo, na verdade vou demonstrar que NÃO é complexo.

Já me deparei com jogadores tendo problemas para entender a Pirâmide de Nível no FATE Sistema Básico, que é uma Pirâmide de Perícias onde distribuímos os pontos destinados a cada perícia treinada pelo personagem.

Na ficha de personagem nos deparamos com a seguinte estrutura:

FATE artigo 2.1

Cada retângulo delineado deverá ser preenchido com o nome de uma perícia no processo de criação de personagem, logo o personagem começará sua carreira com uma perícia em Ótimo (+4), duas em Bom (+3), três em Razoável (+2) e quatro em Regular (+1). O restante das perícias não listadas será Medíocre (+0) e não precisam ser listadas na ficha. Ok, até aqui é fácil e até óbvio. A confusão começa quando o personagem começa a evoluir…

O momento de aprendizagem do personagem ocorre durante o Marco Significante, que seria como uma passagem de nível em outros jogos. Nesse Marco, o personagem ganha um ponto de perícia adicional, entre outros benefícios, para comprar uma nova perícia Regular (+1) ou aumentar o nível de uma já existente. Porém, o sistema delimita esta regra, mantendo as perícias dentro de um “teto” ou Skill Cap (em torno de Excepcional +5). Lembremos que um bônus de +1 em FATE é bastante coisa, pois os dados geram resultados entre -4 e +4, tendendo em -1, +0 e +1, já em outros sistemas um +1 é adicionado ao rolamento de 1d10, 1d20, ou até um d%. É importante compreender este fato e aceitar que respeitar a Pirâmide de Níveis é fundamental para o equilíbrio do sistema.

Mas vamos explicar como isso funciona… com um exemplo!

Obs.: Usei como base um personagem criado para uma campanha ao estilo Mago, por isso existem perícias chamadas Conhecimento (Ocultismo) e Magia.

O personagem possui a seguinte Pirâmide de Perícias:

FATE artigo 2.2

Digamos que o Mago queira aumentar seu Investigar para +3… Percebam que ficará um buraco abaixo desta perícia, quando ela subir de rank:

FATE artigo 2.3

Isso faz com que a “Pirâmide de Perícias” fique falha, portanto NÃO é permitido. Mas como fazer para subir essa perícia então? Vejamos… SEMPRE devem existir perícias abaixo, como se dessem alicerce as de cima. Sendo assim, você primeiro precisa subir o rank de uma perícia que esta abaixo para completar o seu lugar:

FATE artigo 2.4

Nesse caso, ele subiu Empatia, mas gerou o mesmo problema de quando subiu Investigar… Assim percebemos que é necessário primeiro se “comprar” uma nova perícia! Para o exemplo, vamos comprar Atirar.

FATE artigo 2.5

Agora sim, num próximo Marco Significativo, poderemos subir Empatia e num Marco seguinte subir Investigar!

FATE artigo 2.6

Atirar dará essa “base” para a perícia Empatia.

FATE artigo 2.7

E finalmente num terceiro Marco Significativo, Joshua poderá evoluir seu Investigar, depois de ter Empatia dando-lhe alicerce para isso e Atirar dando base para Empatia.

FATE artigo 2.8

Lembrando que este método evita “turbinação” das perícias, evitando elevar o Skill Cap delas. Dificilmente a perícia mais elevada passará de +4 ou num extremo de +5.

Bom, espero que o esqueminha acima tenha ajudado a entender como funciona a Pirâmide de Perícias (ou Nível) e como modificá-lo no decorrer dos Marcos.

Por Juliano Barbosa
Equipe REDE
RPG

Próximo artigo: Diferença entre Mestre e Narrador, será que existe?

FATE capa

Share This Post

Leave a Reply