Encare o seu destino: Jogue FATE!

Olá pessoal, sou Juliano Barbosa e vim aqui hoje falar um pouquinho sobre FATE e FAE. Como a grande maioria deve saber, e se não sabe esta é a oportunidade, eles foram lançados aqui no Brasil pela Solar – Jogos e Entretenimento. Resenhas sobre FATE e/ou FAE estão espalhadas pela internet, logo não vou perder tempo falando sobre, mas sim como a chegada dele no Brasil mudou o cenário de RPG no nosso país.

Fui Mestre de Jogo de D&D (2ª, 3ª e 4ª ed.) por mais de 15 anos, cada um em sua época, claro, e com o passar dos anos, tanto eu quanto diversos outros Mestres/Narradores foram constituindo família, se embrenhando em trabalho e atividades diversas que reduziram o nosso tempo de preparação de jogos. Preparar uma sessão de D&D sempre foi parte integrada da diversão, vivenciando a aventura antes dos jogadores, tentando antever seus passos e preparando alternativas quando eles escapavam do roteiro. Algumas aventuras foram completamente no improviso, mas a base era uma campanha preparada (diferente de programada como alguns haters de D&D costumam acusar), onde monstros eram escalados, magias separadas, ND calculados e tudo mais. Como disse, os anos foram me consumindo tempo e jogos como o D&D tornaram-se menos viáveis.

Você que está lendo pode dizer: “Ah! Incompetência”, “Joga no improviso”, “Todo jogo tem preparação”, “Leia Despreparado? Nunca!”, por sinal muito interessante, mas o fato é: D&D foi idealizado assim! Ficar discutindo essa questão gera flame e não é onde quero chegar.

Ok, não parei de jogar D&D somente pela preparação, mas também pela vontade de criar, de jogar gêneros novos, sistemas diferentes e adaptar com facilidade HQs, animes, filmes, jogos, entre outros. Então FATE e FAE vieram às minhas mãos (mesmo antes da versão brasileira). Ele abriu portas para criar praticamente o que minha imaginação conseguisse formular ou copiar, por isso gosto de dizer que o FATE/FAE não é um sistema, e sim uma plataforma de criação de jogos.

Em FATE/FAE já fiz adaptações de Fantasia Medieval, Os Vingadores, X-Men, Horror Espacial, Horror Investigativos, Cavaleiros do Zodíaco, Duck Tales, Os Goonies (Ah! Aí eu abusei) e mais uma penca de outras coisas loucas. O sistema permite de forma prática e rápida a criação de adaptações, modelagem de regras e praticidade na preparação. Todos estes ganhos não reduzem a profundidade do jogo, na verdade o que molda o seu funcionamento e o quão profundo ele é são os ASPECTOS, pois em FATE/FAE tudo é Aspecto, este que pode ser utilizado em todo e qualquer jogo, mas isso é assunto para outra postagem.

Numa oportunidade ouvi gente dizendo: – “Juliano, mas eu gosto de jogo com regras minuciosas, menos narrativo, mais amarrado e tal…” A plataforma FATE/FAE pode ser tão simples como no FAE ou tão robustas quanto em cenários densos para FATE, vide Legends of Anglerre.anglerre

FATE/FAE abriu esse universo, mudou o conceito de jogar e narrar. Adicionou simplicidade a minha preparação, pois com alguns aspectos crio um vilão, com poucas informações tenho um personagem extremamente personalizado.

Não largue os seus jogos favoritos, não deixe de amá-los, mas arrisque, jogue-se de cara no Destino, enfrente-o: jogue FATE e FAE!

* * *

Prêmiações do FATE no ENnies 2014
Ouro: Melhor Jogo para Família (FAE), Melhor Jogo (FATE Core System), Melhores Regras (FATE Core System).
Prata: Melhor Suplemento (Fate System Toolkit) e Produto do Ano (FATE Core System).

FATE Básico e FATE Edição Acelerada (FAE – FATE Accelereted Edition) estão disponíveis em:

solar-entretenimento.pswebstore.com/br/

ou

facebook.com/solarentretenimento

Por Juliano Barbosa
Equipe REDE
RPG

Próximo artigo: Construindo a pirâmide de perícias em FATE.

FATE capa

Share This Post

Leave a Reply