Déloyal, novo RPG da Lampião Game e da Pensamento Coletivo

Déloyal é um jogo narrativo centrado nos conceitos de resistência e liberdade. Nele, há um objetivo claro: a libertação de um território. Mas não, os protagonistas não são heróis poderosos. São personagens quebrados, com defeitos e problemas, que sangram e se machucam, arriscam a sua pele e por muitas vezes não possuem apoio algum do povo (com medo e/ou associado às forças invasoras). Estes Libertadores deverão ser ousados, agir furtivamente, alternar suas ações de demolição com estratégias e fugas alucinantes.

Déloyal é um RPG construído seguindo a proposta narrativa do gênero pulp, com reviravoltas e ação desenfreada. Acompanhando o contexto histórico do cenário base que acompanha o jogo, teremos histórias de ações furtivas, planos audaciosos, e sobretudo sobre a ousadia de Libertadores contra um gigantesco aparato de um império invasor. Traçar uma rota de fuga pelos esgotos é apenas umas das ações possíveis àqueles que, tomados pela insatisfação e pelo desejo de liberdade, se uniram a uma Trupe de Resistência.

A SUA DÉLOYAL

O jogo teve a França ocupada pelos nazistas como fonte de inspiração para a construção das Trupes de Resistência (os grupos de jogo). Porém, por meio de um procedimento de construção de cenários inerente ao jogo, será possível particularizar diferentes experiências de jogo por meio de Déloyal. De rebeldes de Star Wars até Sonic, o ouriço; diversas são as ambientações nas quais Déloyal se aplica como jogo facilmente adaptável, uma vez que preconiza ações de assalto para a derrubada de Pilares que sustentam a invasão.

O SISTEMA L’AVENTURE EM DÉLOYAL

L’Aventure é um sistema simples, de fácil aprendizado e voltado à aventura. Ações ousadas e pensamentos fora da caixa são recompensados nas mecânicas, bem como apostas cegas e soluções intrépidas aos conflitos. Por meio do lance de distintos dados multifacetados (d4, d6, d8, d10 e d12), temos diferentes margens de sucesso que condicionarão a narrativa, podendo ser alimentado pelo sistema de Minúcias (especializações das perícias que os protagonistas possuem), fazendo com que o CAL (Chamado à Liberdade, uma rolagem de dados em Déloyal) seja feito SOB BOA FORTUNA, ou seja, lançando 2 dados iguais e ficando com o melhor resultado. Há diferentes condicionantes para os testes, mas o que podemos reservar de especial é o CAL do Triunfo…

As sessões de jogo sempre terão um fator de tensão, um elemento surpresa. Ninguém sabe como o Império Invasor reagirá às ações dos invasores. É hora de acionar o Dado do Triunfo. Este dado é um elemento flutuante que pode aumentar ou diminuir em passos e condicionará o “final do episódio”, o término de uma sessão de jogo. Ninguém sabe o que ocorrerá, e algo muito ruim pode acontecer mesmo com tudo feito de forma precisa…

O PROJETO

O jogo está concluído, revisado e pronto para ser enviado à gráfica. Déloyal será publicado pela editora Pensamento Coletivo por meio da pré-venda agora em setembro, feita de forma flexível por meio de um financiamento coletivo. Ao contribuir, TODOS OS FINANCIADORES já receberão o pdf do jogo e poderão jogar. Porém, aguardaremos um valor mínimo para o envio dos livros à gráfica e, depois dele pronto, os mesmos serão enviados aos apoiadores. Há uma meta extra adicional que irá mexer com a comunidade RPGista, mas não podemos revelar nesse momento.

O intuito é fazer um projeto enxuto e simples, sem qualquer meta que fuja do jogo. Não haverá extras ou modalidades alternativas de apoio. O financiador só terá uma forma de apoiar e ela dará acesso a tudo que for alcançado em Déloyal. Desejamos algo simples e objetivo. De toda forma, tal qual feito em Desafiantes (já lançado pela Pensamento Coletivo), o Lampião possui suporte contínuo para os jogos e sempre disponibilizará material extra gratuito àqueles que possuem nossos jogos.

SERVIÇO

Déloyal é um jogo 100% autoral do Lampião Game Studio, uma criação de Jorge Valpaços e Rafão Araujo.

Curtiram a arte? Então credite seu sorriso à lebre dos traços: Bruno Prosaiko.

Curta o Lampião Game Studio para acompanhar todos os projetos e novidades.

Divulgação 08a

Share This Post

Leave a Reply