The Shotgun Diaries Edição Definitiva: Começou o financiamento!

Eles estão de volta e são reais, muito reais! The Shotgun Diaries, agora em versão definitiva!

“Querido Diário, hoje foi um dia difícil. Estou comendo pêssegos enlatados e olhando pela janela. O portão de ferro os mantém longe do vidro. Por sorte, a loja de armas tem vidros à prova de balas, portanto, mesmo que eles consigam passar pelo portão, o vidro nos dará tempo suficiente para subir até o telhado. Acabo meus pêssegos e olho nos rostos deles. Eles não são mais humanos. Não sei por que me sinto tão compelido a olhá-los. Talvez eu esteja procurando meu pai e minha mãe. Talvez procurando pela Debbie. Eu ainda não os vi. Noventa e dois dias se passaram e eu ainda não vi nenhum conhecido. O quão estranho é isso? Não vejo ninguém que eu conheça. O dia acabou. Vou tentar dormir. Sonhar com as pessoas que eu conheci. E eu os vejo morrer de novo, e de novo, e de novo… Boa noite, diário. Mais um dia superado. Ao menos, estou vivo.”

Em 2009, John Wick desenvolveu, como presente de aniversário para um amigo querido, um jogo de Zumbis chamado The Shotgun Diaries.

The Shotgun Diaries é um jogo de interpretação em que, através de rolagens de dados e muita narrativa compartilhada, os jogadores tentam sobreviver ao apocalipse zumbi. Neste RPG, você e seus amigos encarnam papéis que representam os típicos sobreviventes dos filmes de apocalipse zumbi; além disso, procuram manter a sanidade, apesar de toda a barra pesada de sobreviver em um mundo onde deixamos de ser caçadores para assumir de vez o papel de caçados. Vocês mantém um diário conjunto, o Shotgun Diary (Diário da Escopeta, em tradução literal), onde verdades sobre a natureza dos zumbis são escritas.

Em 2011, a Redbox licenciou o jogo e lançou no Brasil uma versão de luxo. The Shotgun Diaries deixava de ser apenas um PDF de 15 páginas e se tornava um produto ainda mais impressionante: uma caixa com o livro, tokens, dados e outros acessórios que o tornaram um produto divisor de águas no RPG brasileiro – e até hoje um dos jogos mais vendidos da editora.

Em 2018, a mesma Redbox retoma a corrida da sobrevivência para lançar uma versão revisada e aprimorada da sua icônica caixa de luxo. Dessa vez, estamos convocando você para ajudar nesta tarefa!

The Shotgun Diaries tem um sistema de regras simples e prático, que facilita o aprendizado em poucos minutos.

Existem seis tipos de Sobreviventes (arquétipos de personagens): Astuto, Forte, Furtivo, Indefeso, Perigoso e Veloz. Cada um dos jogadores joga dados quando seu personagem assumir um risco na narrativa (geralmente envolve fazer algo dramático e perigoso enquanto mata e/ou foge de zumbis). Se não houver zumbis em cena, não há risco e a narrativa flui sem jogada de dados.

Atenção à magia deste RPG: se seu Sobrevivente é bem-sucedido em uma jogada (obteve um seis em qualquer um dos dados), você narra o que acontece com ele. Se você não conseguir nenhum seis (ou você não tiver dados para jogar), o Mestre Zumbi narra o que acontece! Isso não significa que seu Sobrevivente vai ser devorado por zumbis – embora haja uma boa chance. Talvez o grupo seja encurralado e tenha mais dificuldade ainda para escapar (John Wick aprova).

Uma das coisas mais interessantes do jogo é o “maldito” Dado do Medo. Cada Sobrevivente, em The Shotgun Diaries, possui um nível de tensão que será medido por sua trilha do medo. Dados do Medo serão lançados em conjunto com os dados normais de cada jogador de acordo com seu nível de “stress”. Caso o jogador obtenha um sucesso no desenrolar de sua ação utilizando-se do Dado do Medo, o jogador narra à cena como se tivesse sido bem sucedido, porém com um tanto de desespero, pensando apenas em sua própria segurança e ignorando o bem estar do restante do grupo. Como exemplo deste tipo de desespero, o jogador poderá trancar-se sozinho em um refúgio e deixar o restante do grupo do lado de fora, infestado de zumbis. Quanto maior for o temor do personagem, mais Dados do Medo serão adicionados a sua jogada.

Ao final de cada sessão, cada Sobrevivente deve escrever uma página do “diário de sobrevivência” de seu personagem, o que diminui seu nível de Medo em um ponto. Fora isso, ele pode escrever algumas verdades em seu diário. Essas verdades podem garantir dados de bônus para o grupo em sessões posteriores. The Shotgun Diaries funciona cada vez melhor à medida que o Mestre Zumbi vai adquirindo sagacidade para ser mais rápido que o Relógio Zumbi e cria situações inusitadas para manter a narrativa em alta. Se você gosta de um jogo rápido com alto poder de interpretação e uma engenhosa dose de criação, este aqui é o ideal.

O que está esperando? Garanta já o seu clicando no link abaixo:

catarse.me/shotgun

 

 

Share This Post

Leave a Reply