RPG Indagações: Última semana de financiamento!

A coletânea de artigos, RPG Indagações, entrou em sua última semana de financiamento coletivo.

O livro é composto por doze artigos escritos por famosos, como Jorge Valpaços, Thiago Rosa, Mestre PedroK e Clarice França, e desconhecidos da comunidade do RPG nacional. Ele terá em torno de 120 páginas de papel offset 90g, preto e branco. A capa é em papel cartão, em cores, com laminação fosca e conta com a arte do título criado por Odmir Fontes e retratos das pessoas autoras feitos por Marina “M.B Heart” Lua.

Os artigos no livro serão:

“Descolonizando O RPG” de Camila Cerdeira: mostra como o RPG tradicional bebe de mitos e histórias europeias e como essa decisão acaba negando uma série de personagens e histórias baseadas em outras culturas.
“De quem é a vez” de Carolina Neves: Discute o papel de mulheres tanto na criação de jogos como na participação na mesas, seja de boardgame ou RPG, seja como jogadoras ou personagens e como o machismo dentro do RPG pode ser combatido com simples mudanças e algumas conversas.
“Gatilhos, sangramento e responsabilidade no RPG” de Clarice França: Explica os motivos para ocorrer o efeito sangramento nas mesas de RPG e que isso não é necessariamente algo negativo, além da importância da sessão 0 para evitar o acionamento de gatilhos que podem prejudicar o jogo de todos.
“Arquétipos femininos e a jornada da heroína nas narrativas fantásticas” de Cláudia Fusco: Mostra os arquétipos ligados à figura feminina e como é possível usar ou misturar esses arquétipos para criar heroínas, vilãs ou NPCs singulares para suas aventuras num fundo fantástico.
“A Macumba em Jogo” de Eva Andrade: Apresenta os principais pilares das religiões de matriz africana e maneiras de utilizar elas em jogo respeitando-as e dando maior profundidade para o personagem.
“A aplicação de Live-Action Role Play (LARP) em contextos educacionais: A experiência da associação Jogarta em atividades de contra-turno” de Fernando Santos: Traz a discussão sobre a utlização de LARPs em atividades educacionais e os resultados de um LARP ocorrido numa Centro de Atividades com jovens entre 10 e 16 anos.
“RPG é tudo igual. Só que não, né?” de Jorge Valpaços: Discute os diferentes tipos de jogos que podem existir dentro do universo do RPG e explica os motivos que levam uma determinada ideia funcionar melhor num cenário/sistema do que outro cenário/sistema.
“Sobre formas de narrar e jogar: O afrofuturismo para pensar em nossas mesas de RPG” de Luciano Jorge de Jesus: Fala sobre como o afrofuturismo pode ajudar mestres e jogadores a criarem histórias que fujam do modo de pensar e criar da branquitude.
“Fake News: Trazendo a guerra de narrativa para o seu jogo” de Max “Myandro” Fischer: mostra como informações falsas servem para criar narrativas, seja no mundo real ou numa mesa de RPG e como aventureiros podem desde descobrir a mentira até transmiti-la para centenas de pessoas.
“RPG em Livestream: uma responsabilidade compartilhada” de Pedro “Mestre PedroK” Coimbra: investiga a responsabilidade compartilhada durante a transmissão ao vivo de sessões de RPG além de apontar como o RPG livestreaming é uma importante experiência de compartilhamento de experiências e responsabilidades entre jogadores-atores e público.
“Como Mestrar: Aprendendo na Marra” de Stephan “Tef” Martins: Traz uma série de dicas para mestres, iniciantes e veteranos, de como evitar o stress causado por ser o responsável pela diversão e como garantir que todos, mestres e jogadores, se divirtam durante o jogo.
“Experiência direcionada: Afinal, por que o sistema importa?” de Thiago “Shinken” Rosa: Discute como sistemas mais específicos normalmente geram uma experiência mais profunda com seus gatilhos de mecânica próprios do que jogos que contam com poucos ou nenhum gatilhos de mecânica/narrativa.

Além disso, esse é o primeiro livro de RPG feito no Catarse que conta com uma política de devolução por atraso na entrega. Leia mais sobre a política da CHA de devolução de valores por FC atrasado aqui.

“Nossa política de devolução é uma resposta a frustração de entrar em um compromisso e não ter o outro lado cumprindo sua parte. Por mais justificados que possam ser os motivos, é frustrante você pagar por sua recompensa e demorar mais do que o dobro do tempo que você planejou esperar por ela, quer tenha justificativa ou não. Além disso, gostaríamos de aumentar a confiabilidade na proposta de financiamentos coletivos como um todo. Nós conhecemos nossa história, nossos apoios já dados como pessoas físicas e nossos planejamentos enquanto Editora CHA para que nada saia do planejado em termos de prazo, mas sabemos que é difícil, uma vez que se tenha uma má experiência com um financiamento coletivo qualquer, dar chance a outro. Esse compromisso público é a nossa forma de dizer ‘OK, nós podemos talvez atrasar, mas vocês vão receber algo em troca se isso acontecer’”, disse Max “Myandro” Fischer, um dos sócios da CHA e o organizador da antologia.

Sobre a CHA
A CHA (Contamos Histórias Alternativas) é uma editora criada por pessoas que acreditam no perigo da História Única, pois ela não só nos mantém em uma posição de conforto, mas também nos impede de conhecer outras narrativas possíveis, que não chegam até nós por não terem espaço no mercado.

Fundada em 2019, como resposta ao crescimento da onda conservadora no mundo, a CHA tem em seu catálogo livros voltados ao campo progressista. No ano de lançamento, publicou “Rê Tinta: Preta, logo resisto”, livro de tirinhas que denunciam o racismo estrutural e “Histórias Incríveis”, um RPG voltado para adultos e crianças criarem histórias de modo conjunto.

Para participar do financiamento, basta ir no link a seguir:

catarse.me/rpgindagacoes

E-mail para dúvidas: contato@editoracha.com.br

 

Share This Post

Leave a Reply