D&D 5ª Edição: Galápagos responde sobre a linha D&D

A REDERPG fez uma rápida entrevista exclusiva com Persio Sposito, Gestor do projeto de localização do Dungeons & Dragons 5ª Edição da Galápagos Jogos, onde ele atualiza as informações sobre os lançamentos da linha D&D em português. Confiram a seguir!

1) Temos alguma atualização da Galápagos sobre os lançamentos dos livros de D&D 5ª Edição?

PERSIO SPOSITO: Sim. A linha de produtos D&D continua com força total em 2020 e adiante. Estamos otimizando alguns processos junto com as empresas responsáveis pela produção internacional, de modo que o fluxo de livros fique mais estável. É importante mencionar que todos os idiomas são produzidos no mesmo local e, com o aumento global do interesse em D&D, diversos países estão sentindo dificuldades para manterem o abastecimento regular. Isso ocorre não somente pelo aumento nas vendas globais, mas por conta de uma “fila” maior de produção na fábrica, que por sua vez precisa gerenciar tiragens cada vez maiores. Agora em março iniciamos o aguardado movimento dos lançamentos, começando pelo Monster Manual: Livro dos Monstros, e o reprint do Player’s Handbook: Livro do Jogador, já incluindo as atualizações de erratas.

2) Além do Livro dos Monstros, teremos outros livros nessa leva? A segunda tiragem do Livro do Jogador vai ser lançada junto com o dos Monstros?

PERSIO SPOSITO: Sim. O Monster Manual: Livro dos Monstros e a segunda impressão do Player’s Handbook: Livro do Jogador chegam juntos, sendo imediatamente sucedidos pelo Starter Set: Kit Introdutório e o Dungeon Master Screen: Escudo do Mestre, com poucas semanas de diferença. Uma terceira tiragem do Player’s Handbook: Livro do Jogador já está em andamento, devido ao sucesso de reservas feitas pelos lojistas para a segunda tiragem! Muito em breve faremos uma comunicação massiva para o público sobre a chegada desses itens.

3) Os demais livros serão lançados simultaneamente ou como planejado anteriormente, um de cada vez?

PERSIO SPOSITO: Os volumes básicos continuam sendo lançados sequencialmente, sendo o Dungeons Master’s Guide: Livro do Mestre, o último volume dessa sequência, aquele que encerrará o ciclo iniciado em outubro de 2019 com o Player’s Handbook: Livro do Jogador. Entretanto, por conta do andamento dos processos internacionais, enfrentamos alguns atrasos nesse início. A partir dessa nova sequência de lançamentos, retomada com o Monster Manual: Livro dos Monstros, iniciamos uma programação constante e recheada de produtos Dungeons & Dragons.

4) Essa nova tiragem do Livro do Jogador vem com as erratas da primeira tiragem?

PERSIO SPOSITO: Sim. O processo de atualização dos livros de RPG segue o mesmo padrão de praticamente qualquer outra obra do gênero (e o mesmo é feito internacionalmente com cada idioma traduzido de D&D): a cada reimpressão, são adicionadas as modificações oficiais (Sage Advice) e alterações locais (relacionadas a cada idioma). É importante sinalizar que a edição em português do Player’s Handbook: Livro do Jogador ainda mantém o posto de menor errata entre todos os idiomas já traduzidos no mundo. Nosso desejo – e do público – é de que não existam erratas, e trabalhamos muito para isso, mas acaba sendo algo realmente comum no meio. Atingir uma posição de excelência como essa é realmente algo muito importante e só temos a agradecer a todos que participaram no projeto, além do público que, com toda a dedicação e atenção ao projeto, nos ajudou a chegar nessa posição.

5) Um dos nossos Moderadores do grupo D&D Next pergunta se seria possível no Fantasy Grounds e em outras plataformas para se mestrar online termos esta tradução disponível do D&D, uma vez que agora temos a 5ª Edição em português?

PERSIO SPOSITO: Aqui precisamos esclarecer algumas questões quanto aos limites que temos sobre o uso da obra. A Galápagos Jogos não pode distribuir digitalmente os materiais de Dungeons & Dragons, com exceção de materiais que são globalmente abertos ao público. Assim, publicar o livro físico não é a mesma coisa que ter liberado também a venda ou disponibilização do material digital. Dessa maneira, para o uso online de materiais forneceremos suporte às iniciativas da comunidade para viabilizar possíveis conversões e localizações de conteúdos adicionais. Um exemplo disso é que após o lançamento do Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre teremos um grande material de glossário disponibilizado para que qualquer pessoa possa tocar iniciativas de localização (ou criar conteúdo próprio) seguindo os mesmos padrões oficiais.

6) Obrigado à Galápagos por responder todas as nossa dúvidas!

PERSIO SPOSITO: Nós é que agradecemos, e continuem nos acompanhando! Estamos reformulando o fluxo de informações de forma que todos tenham uma visão mais próxima dos eventos e consigam acompanhar o processo de chegada dos volumes. Inclusive, adiantarei um spoiler aqui: a partir do início de março preparamos muitas novidades no contato com a comunidade, com o estabelecimento de Lives mensais recheadas de conteúdo e muitas outras iniciativas que virão na sequência. Estamos muito animados para fazer de 2020 um ano histórico do RPG no Brasil! Tem vaga na mesa?

Entrevista concedida a Marcelo Telles
Editor da REDE
RPG

Share This Post
4 Comments
  1. Ansioso para adquirir o Player’s Handnbook e os demais livros.

  2. Oi, sobre as erratas, elas serão colocadas como anexos do livro? Ou as alterações já serão diretamente no texto? Obrigado.

  3. Acredito que virão diretamente no texto do livro, como é feito na edição em inglês.

  4. Eu venho tentando comprar o livro do Jogador desde o ano passado mas não consigo! Aonde eu encontro o livro? (de preferencia o reprint com as erratas) e o site da própria Galapagos está com vários erros e páginas em manutenção (Lojas)…

Leave a Reply