Inimigo Intangível

Na maior parte dos jogos de RPG, a resolução de conflitos acontece de forma física, com armas, magias e ataque, até que um dos lados alcance a vitória. Porém, a situação muda completamente quando não se pode tocar ou vencer o antagonista em uma batalha.

Existem várias maneiras de se enfrentar esse tipo de desafio, que pode ser proposto a todos os sistemas. Detalharemos abaixo alguns exemplos capazes de pôr a prova as características mentais e as competências e habilidades sociais das personagens.

– Trama Política: Muito utilizada desde campanhas de fantasia medieval – em que alguns PdMs têm imunidade diplomática por serem nobres – até conflitos no submundo em outras temáticas, em que a influência das personagens durante a sessão se torna fator determinante para a própria sobrevivência.

– Incompatibilidade Cultural: Sempre há personagens, ou mesmo grupos inteiros, com pensamentos e hábitos divergentes. No entanto, quando a situação se torna insustentável, ou o contexto se torna antiético e extremamente desconfortável, o resultado pode ser, ao mesmo tempo, de grande crescimento das personagens – e consequentemente dos jogadores – e surpreendente ao Narrador, que precisará tomar decisões não planejadas. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando o grupo for exposto a uma reunião em que os petiscos não são alimentos conhecidos ou ainda, são considerados “proibidos” pela cultura das personagens.

– Doença: Tem sido usada como base para vários cenários, desde o clássico vírus zumbi a pandemias capazes de exterminar todos os habitantes do mundo de jogo. Um exemplo de desafio seria desvendar o mistério acerca do Paciente 0 e de como a doença está sendo espalhada.

– Desastre Natural: Quando esse é o tema de uma campanha, as personagens sabem que precisam superar desafios cada vez mais difíceis e os jogadores precisam se despojar de tudo o que não é essencial, pois nesse contexto já não existe zona de conforto. Ainda assim, é necessário sobreviver. Cenários em que os personagens estão, em um pequeno barco, lutando contra as ondas altas do mar em revolta ou as ruas de um vilarejo ou cidade são tomadas por lava e cinzas podem fazer com que os jogadores reflitam e se posicionem diante de situações verossimilhantes e inevitáveis.

– Impacto Demográfico: Apesar de complexo, esse tema não é abordado com o enfoque no problema em si, pois geralmente é tratado como sintoma de algo maior. É natural o ser humano explorar o ambiente em que vive. No entanto, à medida que a população aumenta, os recursos se tornam cada vez mais escassos. Cabe ao Narrador fazer com que as personagens sejam capazes de perceber que a população precisa de mais recursos e as personagens deverão obter soluções plausíveis para o problema em questão.

Esses são apenas alguns exemplos de situações em que há inimigos intangíveis, que podem ser utilizados, e cabe ao Mestre de Jogo avaliar o momento mais propício de embarcá-las em sua campanha.

André Raron Teixeira
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply