RPG e Pandemia

No mundo contemporâneo, a realidade superou a ficção algumas vezes. Na minha vida, vivenciei isso três vezes: quando o ser humano pisou na Lua (minha lembrança mais antiga), quando o Muro de Berlim e o Leste Europeu caíram, e quando o atentado com aviões derrubou as Torres Gêmeas.

Estou vivenciando, junto com todo mundo que ainda vive neste presente, a quarta vez em que isso aconteceu: a Pandemia do Covid-19. Só que agora as consequências são muito diferentes e maiores…

O pouso do ser humano na Lua nos mostrou que não há limites para o que podemos realizar, pois em menos de 100 anos o ser humano voou em um aparelho mais pesado que o ar e pousou no nosso satélite.

A Queda do Muro de Berlim e do Leste Europeu mostrou que é possível fazer uma Revolução sem disparar tiros.

E o atentado às Torres Gêmeas mudou a segurança em aeroportos e aviões, mostrando que a maldade e o ódio humano é capaz de transformar qualquer coisa em arma de destruição em massa.

Mas, agora, a Pandemia mudou a maneira de como tudo é no nosso mundo. Existe um mundo ANTES da Pandemia e uma Nova Normalidade que nasce quando o pior passar. Parafraseando Milton Nascimento e Fernando Brandt: “Nada será como antes”!

Para aqueles que ainda duvidam ou que ainda não entenderam a dimensão do que está acontecendo, ou para aqueles que acham que tudo será igual quando a Pandemia acabar, enquanto escrevo este artigo, em Wuhan, origem do Covid, voltou a registrar um caso após um mês e, em Seul, na Coreia do Sul, clubes e bares são fechados para evitar uma Segunda Onda da doença. Ela não vai passar em um único contágio e voltar tudo ao normal de antes.

Mesmo que em menos de dois anos se consiga uma vacina realmente eficaz, o mundo mudou e não será mais como era antes.

Mas vamos ao que interessa: e o RPG nisso tudo?

Já tínhamos a tendência de se jogar RPG pela internet, através das plataformas e recursos como Discord, Roll 20, Kanka, etc. Se antes era uma tendência, isto agora será o nosso Novo Normal. Vai demorar um tempo até termos mesas presenciais novamente como algo que não seja exceção.

Grognards como eu tiveram que se adaptar. Averso que eu era a jogar via online, tive que me render, por absoluta falta de alternativa. Não é tão ruim, mas continuarei sentindo falta de estar junto com os amigos e de rolar dados entre risos e conversa fiada.

O que é uma grande ironia, visto que criei um RPG perfeito para ser jogado online, perfeito para o mundo pós-pandemia, o EPIFANIA: Deuses em Nós, em breve em pré-venda, depois que passarmos pelo pior.

Falando em lançamentos, as editoras de RPG, que vinham de vento em popa, tiraram o pé do acelerador, porque sabem que muitos jogadores ficaram em situação financeira delicada. Mas elas estão cientes da importância do nosso hobby, mesmo via online, nesse momento tão difícil da Humanidade, assim como ficou evidenciando a suprema importância da Música, do Cinema e das Artes de modo geral. Então vamos nos organizar financeiramente e retomar, em novo ritmo, o lançamento e compra de novos RPGs.

Outra tendência que ganhou força diante da nova realidade são os RPGs solos, uma versão aprimorada dos antigos livros-jogos do passado. Já comentei sobre eles na recente Vídeo-Resenha 27. Dê uma conferida neles, vale muito à pena e falarei sobre dois deles futuramente, Ronin e Vampiro • Sozinho na Escuridão.

Mas a principal mudança no RPG talvez seja nos cenários de jogo ambientados no mundo atual. Imagine como é ser um vampiro, em Vampiro: A Máscara, em um mundo que quase não tem gente na rua de noite para você se alimentar? As ambientações de jogos modernos terão que ser atualizadas para o Novo Normal, não apenas pelos Mestres de Jogo, mas pelos próprios autores e editoras.

Seja bem-vindo ao Novo Normal do RPG.

Fique em casa, fique bem, jogue online, jogue RPG solo, e muita saúde e luz para todos vocês e seus entes queridos!

Por Marcelo Telles
Editor da REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply