Kanka, uma ferramenta para RPG em tempos de Pandemia

E aí, galera, suave? Então, se você mestra, narra, é guardião dos mistérios, ou qualquer outro termo usado para descrever quem reúne os amigos para desbravar incríveis aventuras em mundos fantásticos, este artigo é para você! Vou te apresentar aquele que, a partir de hoje, será o seu novo melhor amigo na hora de organizar as aventuras, mistérios, histórias… Bem, você entendeu.

E, se você é apenas jogador, calma, este artigo vai te ajudar muito também, você nunca mais vai esquecer a última sessão, o nome daquele PnJ, qual foi a cidade que vocês mataram o mercador de itens mágicos, o nome do líder do culto ao Demon Lord que vocês estão perseguindo através da Desolação pelas últimas três aventuras… Enfim, algo que vai ajudar você, que joga RPG no máximo uma vez na semana e não tem a memória de Reed Richards (sim, ele possui memória eidética).

Então, sem mais delongas, eu lhes apresento (para aqueles que não o conhecem) o KANKA!

Mas o que esse tal Kanka tem demais?

Pois bem, o Kanka funciona como uma “rede social” para jogadores de RPG. Nele, o Mestre de Jogo cria suas campanhas, convida os seus jogadores e posta detalhes sobre as aventuras. Quais detalhes? Você pode perguntar. Eu respondo: TODOS!

Antes de tudo, sim, você vai precisar escrever tudo, mas, depois de colocar o conteúdo ali, é só linkar.

As opções de Configurações para as suas aventuras estão descritas a seguir. O que não está em português no Kanka, segue aqui com seu texto original em inglês entre parênteses:

– Calendários: Um lugar para definir todos os calendários do seu mundo.
– Personagens: O povo que habita seu mundo.
– Eventos: Feriados, festivais, desastres, aniversários, guerras.
– Famílias: Clãs ou famílias, suas relações e seus membros.
– Menu Links: Links de menus personalizados na barra lateral.
– Itens: Armas, veículos, relíquias, poções.
– Jornais: Observações escritas por personagens, ou preparações de sessões para o Mestre do Jogo.
– Locais: Planetas, planos, continentes, rios, estados, acampamentos, templos, tavernas.
– Notas: História, religião, magia, raças.
– Raças: Caso a sua campanha tenha mais de uma raça, isto facilitará manter o registro. (If your campaign has more than one race, this will make keeping track easy).
– Organizações: Cultos, uniões militares, facções, guildas.
– Missões: Para manter controle de várias missões com personagens e locais.
– Tags: Cada item pode ter várias tags. As tags podem pertencer a outras tags, e as entradas podem ser filtradas por tags. (Each entity can have several tags. Tags can belong to other tags, and entries can be filtered by tag).
– Rolamentos de Dados (Dice Rolls): Para aqueles que usam Kanka para campanhas de RPG, uma maneira de cuidar das rolagens de dados.
– Conversas (Conversations): Conversas ficcionais entre os personagens ou entre os membros da campanha. (Fictional conversations between characters or between campaign users).

Bom, esta é a definição do próprio Kanka sobre as configurações disponíveis para você usar, só ai já deu para notar o potencial de organização, e sim, fica tudo separado, de fácil acesso e, tem em PT/BR (salvo um ou outro pequeno problema).

Como eu disse, o Kanka funciona como uma rede social, mas você pode entrar com a sua conta do Facebook ou do Google e, neste momento, você pode estar se perguntando: “Mas eu já criei um grupo/página no próprio Facebook para a minha campanha, o que esse Kanka tem de tão especial?” E eu respondo: A organização! Para vocês entenderem, eu vou mostrar algumas imagens durante este artigo, começando com a página inicial do Kanka para a minha aventura atual:

Eu estou mestrando uma campanha de Legend of the Five Rings 5th Edition. O livro está em inglês (e é bastante improvável que esta edição receba sua versão em português). Para facilitar a vida dos meus jogadores, em vez de fazê-los ler os livros, eu resolvi usar o Kanka para não apenas pôr detalhes sobre a minha aventura, mas também sobre as famílias, sobre os lugares e outras informações que tornam este RPG diferente.

Para vocês entenderem, podem ver a minha campanha. Antes de prosseguir, eu tenho que informar que as suas campanhas terão as configurações visíveis apenas para aqueles que vocês convidarem (por exemplo, convidar como jogador). Para tornar visível para todos, é necessário ir em Cargos (Roles) > Público (Public) > Gerenciar (Manage), só assim você poderá gerenciar cada Configuração entre as opções Ver, Editar e Deletar, e assim determinar que o público em geral possa ver a sua campanha.

Pela barra lateral é possível ver as Configurações que eu mais uso.

Em Personagens, eu pus cada PnJ e os Personagens dos Jogadores. Três coisas muito interessantes são que, primeiro, caso um personagem morra, não precisa apagar. Há uma opção para personagem morto com um desenho de uma caveira, que fica no final da lista onde aparece o personagem.

A segunda é que existe um gerador automático de personagens, que usa as suas Configurações (Raça, Classe, Família, o que você tiver configurado) para criar um personagem aleatório (sem história).

E terceiro, você pode colocar notas e limitar a visibilidade, coisas como a personalidade ou um segredo sobre o personagem, e estas informações estarão visíveis apenas para o Mestre (funciona, eu já testei). Inclusive, você pode colocar a ficha ou planilha de seu personagem, mas não há um modelo, você teria que digitar tudo, mas, mesmo assim, poderia limitar a visibilidade.

(Não aparece assim, borrado, é que alguns dos meus jogadores lerão este artigo)

Em Famílias, eu pus todas as famílias de L5R 5th Edition. O detalhe legal aqui é que você consegue associas as famílias, o que ajuda a determinar qual família pertence a qual clã como mostrado abaixo. É possível ver que eu criei os clãs como famílias e os associei para facilitar.

Em Locais, eu coloquei as descrições do livro acerca dos locais por onde se passam as aventuras, além das imagens normais para identificar os itens. O Kanka também permite adicionar um mapa do local. Assim, caso necessário, os jogadores não precisam consultar o livro na hora da aventura para ler sobre a localidade e você tem o mapa na tela de seu computador, não precisa deixar a página marcada do livro.

Em Organizações, você também pode colocar informações sobre cultos, facções, governos, etc, tudo o que não entra nas Configurações anteriores.

Em Itens, você pode colocar os itens mágicos e especiais de sua campanha e de seus personagens para facilitar a consulta (eu mesmo não usei ainda, sou um Mestre muito pão-duro!).

Eu não cheguei a usar a Configuração de Notas, deixei em aberto para os jogadores.

Eu usei Eventos para fazer um resumo das aventuras anteriores. Começamos jogando de maneira muito esporádica e ainda estamos tentando acertar marcar as sessões com mais assiduidade, então isso ajuda e economizar tempo em fazer um resumo do que aconteceu antes. É só cada jogador ler o resumo (eu escrevi de maneira bastante resumida, mas evidenciei tópicos importantes para que os jogadores se lembrem).

O Calendário eu utilizo apenas para marcar o dia atual no cenário, puro preciosismo, mas ele não serve apenas para isso, você pode marcar feriados, eventos futuros, fases da lua (em jogos que isso é importante, ou mesmo nos que não são!), enfim, é um recurso bastante útil em certas campanhas.

Em Raças, eu pus as descrições do livro sobre as raças conhecidas de criaturas estranhas, como Kitsune, Tengu ou Nezumi. Essas descrições também podem ser ligadas diretamente aos personagens, da mesma forma que Lugar ou Família, o que evita que você tenha que reescrever sempre os mesmos detalhes. No exemplo abaixo, está o personagem de um jogador. É possível ver a Família, o Local onde ele entrou na campanha, a Raça, tudo em azul é link para a configuração correspondente.

Eu usei Missões para descrever o próximo objetivo dos personagens ao final de uma aventura, para que não perdessem o foco, e eles mesmos podem usar o espaço para suas anotações. Como hoje, os jogadores já pararam no começo de uma aventura, não achei necessário incluir uma nova missão e apaguei a antiga (pode ser que quando você ler isso, tenha a missão de uma próxima aventura, quem sabe dizer).

Já Jornais, eu usei para detalhes sobre o mundo, no caso, a história de Rokugan, mas pode ser usado para espalhar algum boato sobre o local, alguma fofoca sobre alguém importante, enfim, detalhes que tornem a sua aventura mais rica sem precisar parar o jogo. Nesta Configuração, está tudo aí para os jogadores verem em outro momento (ou na hora que você puxar a referência).

Enfim, vou postar mais uma vez o endereço da minha campanha, no link a seguir, (https://kanka.io/pt-BR/campaign/19600/campaign) para que vocês vejam à vontade, procurem compreender melhor e os ajude a organizar tudo, como tem me ajudado. Testem, comentem, enfim, aproveitem!

kanka.io/pt-BR/campaign/19600/campaign

Por Eduardo Elfman
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply