Legacy 2ª Edição: Vida entre Ruínas RPG, últimos dias de financiamento coletivo!

Legacy 2ª Edição: Vida entre Ruínas (Legacy: Life Among the Ruins 2nd Edition) está entrando em sua última semana de financiamento coletivo.

Legacy é um RPG Powered by the Apocalypse Engine (PbtA) sobre sobrevivência e reconstrução em um mundo devastado por uma grande calamidade conhecida apenas como a Queda. O jogo se destaca por possuir uma mecânica inovadora, na qual os jogadores terão o controle de, além dos personagens habituais, grupos de sobreviventes chamados de famílias.

Outro ponto de destaque em Legacy é a sua narração cooperativa, os jogadores e Mestre juntos contarão a história de reconstrução e evolução deste mundo apocalíptico. Todas as decisões não influenciam somente a narrativa, mas modificam o cenário como um todo.

Em Legacy, diferentemente de outros RPGs, onde os personagens dos jogadores começam como pessoas comuns de pouco poder e nenhuma influência, acontece o oposto, nele os jogadores assumirão o controle de personagens que são membros proeminentes dentro de sua família e no cenário de jogo.

Os personagens dos jogadores serão figuras importantes e reconhecidas que de certo modo possuem autoridade em suas famílias, com poder suficiente para representá-las.

Para representar sua posição na família o jogador deve definir qual seu papel dentro dela, podendo ser: Líder, Agente, Rebelde ou Pária. Estes papeis são ligados diretamente aos objetivos do personagem e o mesmo só evolui no momento que alcança estes objetivos e assume um novo papel.

Líder: Por algum meio, seja por popularidade, hierarquia militar, poder executivo, herança sanguínea, etc. Você é visto como aquele responsável por decidir as próximas ações da família, é seu representante formal.

Agente: Você é perito em executar os objetivos da família. Agente de forças especiais, espião, pesquisador de campo, cientista, etc. Aquele que é conhecido por executar as operações mais importantes da família.

Rebelde: Alguma coisa fez com que você mudasse sua ideologia e agora enxergar que nem tudo dentro da família está completamente correto. Líder rebelde, filósofo, cientista, comandante militar, etc. As pessoas te veem como aquele que quer mudar os antigos paradigmas da família.

Pária: Algo aconteceu para que você não seja mais visto como uma pessoa influente entre os membros da família. Antigo líder, um agente que falhou em sua missão, um membro importante da família exilado, etc. A única certeza é que mesmo você fazendo parte daquela família, suas ações fizeram com que não seja bem-vindo nela.

Os jogadores, além dos papéis na criação dos personagens devem escolher também entre treze arquétipos para definirem seus personagens. Os arquétipos disponíveis são bem diferentes entre si, trazendo habilidades e mecânicas únicas. São eles: A Anciã, O Emissário, A Instigadora, O Caçador, A Máquina, O Tecnomante, A Infiltradora, O Remanescente, A Coletora, O Buscador, A Sentinela, O Sobrevivente e A Selvagem.

Os personagens mudam conforme o passar das eras. Em Legacy, numa mesma campanha você tem a chance de jogar com inúmeros personagens totalmente diferentes entre si, cada um com sua própria singularidade, que deixa marcas próprias no mundo e devido a isso, faz seu legado perdurar por eras, impactando a história que está sendo contada.

Outra mecânica específica de Legacy é a de Personagens Rápidos. Os personagens dos jogadores são os membros de destaque dentro de suas famílias na era atual, mas isso não impede que outros membros da família possam ter seus momentos de glória e brilho.

Personagens Rápidos são personagens coadjuvantes, jogáveis, criados usando mecânicas próprias para sua elaboração ocorrer, até mesmo durante uma sessão de jogo. Eles podem ser ajudantes do grupo, alguma figura específica na família ou alguém importante no cenário. Estes personagens podem ser usados, por exemplo, quando um jogador quer interpretar as reações de um personagem, mas não faz sentido que seja o seu personagem principal; quando um personagem sai numa missão específica sem os demais personagens do grupo, nesse momento os outros jogadores podem assumir o controle de personagens rápidos que fazem parte da equipe do personagem principal. Também podem ser usados naquelas sessões que têm a presença de um jogador convidado.

Esta é uma mecânica exclusiva do Legacy, onde a narrativa acontece em duas perspectivas, uma na qual os jogadores controlam os personagens como em qualquer RPG, neste momento dizemos que o jogo está no nível de personagem, e outra na qual os jogadores controlarão as famílias, neste caso falamos que jogo está no nível das famílias.

Mas, o que são famílias? Famílias representam um grupo que conseguiu, através de suas habilidades, sobreviver ao cataclismo e agora lutam para existir em um mundo em ruínas. O que liga estas pessoas e as transformam em um grupo pode ser qualquer coisa, laços sanguíneos, ideologia ou praticidade. Pode ser que a família seja de antes ou depois da Queda, talvez tenha sido a responsável ou transformada por ela, e nesse cenário terá que usar seus recursos para assegurar a existência.

Quando o jogo está em nível de família ele se torna muito mais voltado para política, intriga e administração de recursos. As ações dos jogadores possuem um impacto muito maior, às vezes afetando cidades inteiras ou extensões de quilômetros.

As famílias possuem seus próprios atributos que mostrarão como elas se portam diante do mundo:

Alcance: Quão influente é a família. São bons diplomatas ou não?

Controle: Representa a força bruta, proteção, poder de conquistar novos territórios.

Intriga: A habilidade de utilizar a política para atingir seus objetivos, agir por caminhos obscuros, conseguir confundir seus adversários, divulgar informações e espalhar boatos.

Cada família também deve administrar seus recursos. Suas ações e escolhas irão os influenciar diretamente.

Excedentes: Aquilo que a família tem em abundância.

Necessidades: O que você não tem o bastante, faz falta, te deixa menos capaz de lidar com algo.

Exemplos: Água potável, Liderança, Engenharia, Prestígio, Espiões e outros.

Disposição:
Existirão momentos em que uma família estará em plena glória, em outros precisará de ajuda, estes dilemas são medidos através da diferença entre seus Excedentes e Necessidades. Isto é uma medida geral para mostrar o quão bem está uma família, dependendo do valor, o grupo estará Bem Abastecido ou Entrará em Crise.

Pacto:
As famílias estão inseridas em uma rede de intrigas e influência social seja baseado em respeito, medo ou outra coisa. A quantidade de Pacto demonstra quanto de poder que uma família tem sobre a outra.

Recursos Consumíveis e Coletáveis:
Tech: Alguma tecnologia que esteja à disposição da família. Exemplos: algum artefato do tempo de antes da Queda, um computador funcional, um veículo de batalha, um mecha ou algo mais estranho.

Info: Representa o conhecimento e verdades secretas do mundo. Exemplos de fontes: relatórios de espiões, verdades esquecidas, pesquisas científicas. Exemplo de Info: Fraqueza de alguma fera, a localização de algo do mundo de antes da Queda, a fórmula ou planos para fazer algo.

Os arquétipos de famílias são divididos no livro básico em três grupos para facilitar sua organização, tipo de ambientação e como influenciam na mesa:

As famílias deste grupo se afastaram totalmente do mundo de antes, tudo que possuem é através de exploração dos ermos, sucatas e saques. Lutam contra as adversidades do mundo com fúria e disposição. São os clássicos grupos de sobreviventes de um futuro pós-apocalíptico. Exemplos da temática: The Walking Dead, Madmax e Zumbilândia.

O que rege aqui é a tecnologia, geralmente avançada, estranha e bizarra. Podendo ser a evolução de algo que já conhecemos ou algo totalmente diferente. Desde robôs autômatos, máquinas steampunk, magitech e outros. Exemplos de temática: Fallout, Matrix, Horizon: Zero Dawn e Outer Space.

A definição básica deste grupo é: Esqueça tudo que é normal. O que manda aqui é a completa quebra dos padrões. Veremos aqui alienígenas, criaturas interdimensionais, seres extraplanares, mutantes e outros tão estranhos quanto. Exemplos de temática: Guerra dos Mundos, Independence Day, Planeta dos Macacos, Alien e Predador.

Legacy é um jogo de reconstrução de um mundo que acabou, porém, esta reconstrução vai muito além do pós-apocalipse, deixando a Queda cada vez mais no passado e rumando para a evolução daquele mundo. Diferente dos RPGs convencionais, a história contada em Legacy vai muito além de uma era, passando por diferentes gerações, décadas, séculos ou até milênios.

O tempo passa as famílias evoluem e o mundo muda. As crises de ontem não são as mesmas de amanhã, as soluções de ontem podem não servir na nova geração. Toda está transformação possui regras específicas para que a passagem de tempo na mesa de jogo, daquele mundo criado pelos jogadores, seja cada vez mais épica.

Podemos dizer que de certa forma o Legacy pode ser jogado de forma episódica. Em cada Era que se passa, os jogadores irão controlar, além das famílias, um personagem particular inserido nelas e todas as ações e decisões que esse personagem tomar na Era atual deixará um legado para as gerações futuras.

Então, em uma nova Era, os jogadores assumirão personagens diferentes na família e estes novos personagens irão vislumbrar e sentir todo o legado que o personagem anterior deixou naquele mundo.

As famílias e personagens avançam na história em direção do futuro, mudando o mundo, o que foi feito no passado deixa sua marca nas novas eras. A cada novo período a política, a cultura e toda a estrutura do mundo podem ser totalmente alteradas, trazendo assim novas ameaças, facções e oportunidades.

Única certeza em um jogo de Legacy 2ª Edição é que o cenário de jogo se passará em um mundo pós uma calamidade global que mudou toda a história daquela terra e este fato é conhecido apenas como A Queda. Agora, grupos de sobreviventes terão o fardo de reconstruir este cenário.

A ambientação em si dependerá da vontade dos jogadores, juntos eles decidirão os tons do jogo, se ele se passará em um cenário mais clássico como um pós-guerra nuclear, talvez um apocalipse zumbi, algo mais estranho como um mundo após uma invasão alienígena ou um cenário medieval de alta fantasia que sofreu uma praga arcana.

As próprias famílias escolhidas pelos jogadores possuem mecânicas especificas para ajudar na construção do cenário de jogo de modo que o torne algo totalmente único. Por exemplo, se alguém escolher o arquétipo de família, Os Pioneiros das Profundidades, que possuem uma origem aquática, automaticamente o mundo passará a ter ambientes aquáticos como rios, lagos e oceanos. Se for um arquétipo de família um pouco mais peculiar, como Os Estelares Ilhados, é certeza que teremos elementos alienígenas e temas espaciais.

Toda a ambientação e aparência do cenário são definidos pela mesa. Apesar das famílias terem nomes específicos elas devem ser encaradas como arquétipo e não algo pré-definido, seu nome na campanha, como se vestem, sua aparência, como lidam com as habilidades, entre outras coisas, podem ser livremente alteradas. Novamente vamos usar como exemplo Os Estelares Ilhados.

Em uma mesa eles podem ser alienígenas humanoides com aparência de elfos verdes, que estavam num planeta no momento do cataclismo do mesmo e tiveram sua nave atingida por alguma coisa e consequentemente ficaram ilhados ali, já em outra eles podem ser alienígenas conquistadores que chegaram logo após o apocalipse e possuem a forma de esporos que uma vez inalados se estabelecem na base da coluna do hospedeiro, tomando o controle. Ou seja, não há limites para a imaginação.

Legacy 2ª Edição: Vida entre Ruínas é um jogo PbtA (Powered by the Apocalypse) ou seja usa a Apocalypse World Engine. Sendo assim, apesar das mecânicas específicas do Legacy 2e, o núcleo do AWE se mantem, como acontece também em outros jogos PbtA, podemos citar: Dungeon World, The Sprawl RPG, City of Mist, entre outros.

O Legacy possui arquétipos (playbooks) de família e arquétipos de personagens. Arquétipos são espécies de fichas/manuais que possuem tudo que é necessário para se jogar com determinado tipo de personagem/família, desde os atributos, até as ações específicas que ele/ela pode fazer. Em resumo para aqueles que são novatos em jogos PbtA os arquétipos substituem as fichas convencionais.

Outro padrão do AWE são os movimentos, que são ações especiais ou não, e que podem ocorrer mediante um gatilho narrativo. Em outros RPGs os movimentos são as ações que podem ser executadas durante o jogo, porém os do AWE possuem um padrão pré-determinado que basicamente se concentra na premissa de: ação a ser executada, qual gatilho narrativo deve ocorrer para ela ser executada, qual a mecânica envolvida (fazer um teste por exemplo) e quais as consequências positivas e negativas.

Os testes em Legacy 2e consistem no lançamento de dois dados de seis faces (2d6) mais o atributo vinculado ao teste, este definido pelo movimento ou pelo Mestre. Um resultado 6 ou menos é uma falha, uma complicação, já 7 a 9 é um sucesso, porém não completo, talvez um sucesso com um custo, e 10 ou maior é um sucesso completo ou sucesso com estilo.

O que os personagens querem fazer deve ser simplesmente dito pelos jogadores, se a declaração disparar o gatilho de algum movimento, o Mestre deve aplicar o teste relacionado ao movimento e suas consequências, porém se não disparar nenhum gatilho ou se não fizer sentido para a cena, a ação do jogador simplesmente acontece e a narrativa avança. Lembre-se, a principal função do Mestre no jogo é manter o fluxo criativo.

Legacy 2ª Edição é um jogo de narração colaborativa, com regras simples, claras e flexíveis que faz com que uma sessão nunca seja igual a outra. O livro básico possui tudo que você precisa para começar a jogar.

Para conhecer um pouco mais, baixar os materiais gratuitos e participar desse sensacional financiamento coletivo, basta ir no link abaixo:

catarse.me/legacy2e

 

Confira também o vídeo de apresentação do financiamento:

 

Link para o site da editora: rockypeak.com.br

Fanpage da editora no Facebook: facebook.com/rockypeakeditora

Resenha do Legacy aqui na REDERPG: rederpg.com.br/2019/10/08/legacy-life-among-the-ruins-2nd-edition-resenha/

 

Share This Post

Leave a Reply