Kult: Divindade Perdida RPG, começou o Late Pledge!

Após uma campanha de financiamento coletivo de muito sucesso, começou nesta semana o Late Pledge do Kult: Divindade Perdida RPG, que está sendo lançado em português pela Buró Brasil!

Se você ainda não sabe, Late Pledge é um apoio tardio, um pós-financiamento que possibilita a quem financiou adquirir metas extras que foram alcançadas após o término do período de arrecadação. E, além disso, tem o mais legal: quem não conseguiu participar do financiamento, agora poderá fazer isso! Confira a seguir.

Em KULT: DIVINDADE PERDIDA, o mundo que nos rodeia é uma mentira. A humanidade está presa em uma ilusão. Não vemos as grandes cidadelas de Metrópolis elevando-se sobre nossos arranha-céus mais altos. Não ouvimos os gritos do porão onde escadas escondidas nos levam ao Inferno. Não sentimos o cheiro do sangue e da carne queimada daqueles sacrificados aos deuses que há muito foram esquecidos.

Alguns de nós têm vislumbres além deste véu de mentiras. Temos esta estranha sensação de que algo não está certo – as divagações do louco do metrô parecem carregar uma mensagem oculta, e nosso vizinho recluso não parece ser completamente normal ou humano. Ao descobrir lentamente a verdade sobre nossa prisão, nossos captores e nosso passado oculto, podemos finalmente despertar de nosso sono induzido e assumir o controle de nosso destino.

Esse é o pano de fundo do cenário de Kult que consegue ser rico e conciso onde pouco ou nada é realmente o que parece ser. Em tempos antigos, nós, os humanos éramos Deuses, até que uma entidade conhecida como Demiurgo aprisionou os humanos-deuses numa prisão chamada de ilusão.

A Ilusão é o mundo onde vivemos.

Como esquecemos da nossa natureza divina e há muito tempo o Demiurgo sumiu, a ilusão começa a ficar enfraquecida causando em alguns de nós uns pequenos lapsos dessa memória perdida que revela a verdadeira natureza do Mundo.

É aí que entram os personagens jogadores!

Em Kult jogamos como personagens Conscientes, humanos que tiveram contato com essas fraturas e mesmo que este contato tenha sido limitado e simplório, já foi o suficiente para que este vislumbre por detrás da ilusão os tornem curiosos quanto a verdadeira natureza do mundo.

E é assim que a realidade vai se descortinando aos olhos dos personagens que a medida que vão descobrindo a verdade, vão tendo de lutar com tudo o que estão descobrindo e para manter sua sanidade intacta.

A 4ª edição de Kult usa a já famosa e reconhecida Apocalypse Engine, com suas mecânicas simples, interessantes e que favorecem jogos com narrativas densas como o Kult.

Praticamente todas as ações dos personagens são resolvidas jogando 2d10e somando o valor do atributo (tipicamente entre -2 e +3) contra uma dificuldade fixa.

Em Kult o Mestre de Jogo NUNCA rola os dados, toda a definição das situações são dadas pelos resultados dos testes dos jogadores que quando resultam numa falha, permitem ao mestre poder usar movimentos, que nada mais são do que decisões narrativas que podem prejudicar os jogadores imediatamente ou reservas que podem criar empecilhos que serão usados contra o personagem e em favor da história em um momento futuro.

Esta estrutura que integra a narração com o sistema, parece muito simples, mas é uma ferramenta com muita força de criação de histórias inesperadas e imponderáveis. Essas mecânicas enxutas e um sistema de criação de personagem baseado em arquétipos faz com que criar personagens e jogar seja simples, rápido e divertido.

A descrição de cada arquétipo possui duas páginas e traz tudo o que você precisa para distribuir seus pontos entre os atributos e já trás uma lista concisa mas competente de vantagens e desvantagens que tornam seu personagem único.

O que está esperando? Para garantir a sua participação no Late Pledge de Kult: Divindade Perdida RPG, basta ir no link abaixo:

catarse.me/kult_LP

 

Share This Post

Leave a Reply