Legend of the Five Rings 5th Edition: O que rolou nesses dois anos…

E ai galera, suave? Eu vi que o último review sobre a quinta edição de Legend of the Five Rings foi anterior ao lançamento do livro básico (foi acerca da versão beta) e, sendo esses um dos meus RPGs favoritos (facilmente em meu top 5), eu vou falar sobre o livro, sobre a mecânica, o reboot do cenário, sobre a editora e sobre as dificuldades na importação, pois as possibilidades de uma versão nacional desta quinta edição são bastante pequenas.

Quando eu fiz aqui um artigo sobre a vida do samurai em Rokugan, isso se deve ao fato de que, diferente das versões anteriores, isso veio com parcimônia no livro básico da quinta edição.

Quem conhece Legend of the Five Rings (L5R) sabe que, além de regras e de lutas de espadas, o cenário é riquíssimo e detalha o modo de vida do samurai, este é um ponto que difere da grande maioria dos jogos de RPG. Em L5R, as questões culturais são extremamente relevantes. Tá eu sei, isso já foi exaustivamente dito aqui em diversos outros artigos, só trouxe o fato para dizer que, no livro básico, isso foi pouco imersivo, sequer veio a história de Rokugan, que é muito significativa para um povo apegado às suas tradições.

A criação de personagens é um dos pontos mais prestigiosos desta nova edição, em vez de receber pontos para espalhar em sua ficha, o jogador responde a 20 perguntas sobre o seu personagem, o que ajuda tanto o jogador a solidificar a persona de seu personagem quanto ao Mestre de Jogo de saber a história de cada personagem de jogador, já que esta criação de ficha substitui a história prévia do personagem, oferecendo ao Mestre diversos ganchos para aventuras focadas em cada personagem.

O jogo não conta com atributos tradicionais como Força ou Inteligência, mas com anéis que simbolizam a intenção do personagem durante a ação e exigem ações mais descritivas para determinar a jogada. Por exemplo temos:

• Água: Agir com eficiência, flexibilidade ou sociavelmente;
• Ar: Agir com precisão, furtividade ou sutileza;
• Fogo: Agir criativamente, ameaçadoramente ou de modo passional;
• Terra: Agir cautelosamente, calmamente ou diretamente;
• Vazio: Agir instintivamente, incompreensivelmente ou sabiamente.

Em algumas situações, jogador e Mestre decidem o anel em conjunto após a descrição, porém, cada um dos 5 grupos de perícias informa como cada anel influencia as jogadas (e isto está na ficha do personagem, o que agiliza na hora do jogo).

As escolas, seus papéis e as técnicas são uma relação um pouco mais complicada, diferente das três opções estáticas das edições anteriores, nesta nova, uma escola pode assumir diversos papéis (Artesão, Bushi, Cortesão, Monge, Sábio, Shinobi ou Shugenja) que podem se acumular dependendo da escola (ex. Soshi Illusionist School, que é Shugenja, Cortesão e Shinobi ou Hiruma Scout que é Bushi e Shinobi). A questão para estas escolas é que, por exemplo, o Hiruma acima não pode pegar qualquer técnica de Ninjutsu apenas pelo seu papel de Shinobi, as técnicas disponíveis estão no currículo de sua escola, fazendo com que, mesmo as escolas com dois ou três papéis, tenham um papel principal e que certas técnicas sejam bastante raras.

A maior desvantagem deste método é que ele não engloba e nem permite certas técnicas apresentadas em livros posteriores, já que uma técnica que não esteja disponível para compra através de sua escola não é permitida.

As regras de Conflito são um pouco mais complicadas, em especial as diferenças entre Fadiga, Crítico e a mortalidade (já conhecida) de L5R. É preciso uma atenção redobrada nessa parte, pois os detalhes de resistência de dano, técnicas e acerto crítico se confundem nas primeiras sessões.

Para facilitar, é recomendado (mas não essencial) a Beginner Box, que vem com uma aventura inicial (o Torneio de Topázio), onde as regras vão aumentando durante a aventura e não são apresentadas todas de uma vez (e ainda vem com um kit de dados essenciais ao jogo).

É interessante reforçar também aos já conhecedores do cenário que a quinta edição se trata de um reboot. Ela se passa na época da primeira edição, com a família Hantei encabeçando o império, o clã Louva-a-Deus como um clã menor e se passa inclusive antes do Segundo Dia do Trovão, com Hida Kisada, Doji Hotaru, Bayushi Kachiko…

Dito isso, a história de Rokugan é apresentada no segundo suplemento, o Emerald Empire. Nele sim é esmiuçado o cotidiano da vida em Rokugan, onde cada capítulo se aprofunda em um tema, sendo estes, respectivamente: Castelos, Centros de Comércio, Vida Rural, Espaços Sagrados, Os Caminhos Para a Iluminação, Florestas e termina com novas opções para personagens das famílias imperiais Seppun, Otomo e Miya.

Path of Waves é um livro para quem quer jogar com ronins, gaijins e outros personagens que não servem a um grande senhor rokugani, inclusive detalhando este modo de vida pouco citado nos outros livros, já que o foco é jogar com um samurai que serve a um clã maior ou menor. Ele reformula as 20 perguntas para se aprofundar no seu conceito, descrevendo também o mundo para além de Rokugan.

Os suplementos menores, além de se aprofundarem em detalhes específicos do cenário, apresentam um clã maior de maneira detalhada e introduzem um clã menor, além de novas escolas, novas técnicas e novos itens para as opções já existente no básico, expandindo e servindo a antigos e novos personagens.

O Shadowlands apresenta as terras sombrias ao sul do império, detalham o clã Caranguejo e sobre onis.

O Courts of Stone fala sobre a vida na corte, apresentando regras específicas para campanhas nesse tipo de ambiente, detalham o clã da Garça e apresentam o clã do Gamo.

O Celestial Realms fala sobre os outros mundos, sobre a magia, fala sobre o clã da Fênix, os shugenja do Vazio e os Maho e apresentam o clã da Centopeia.

O próximo livro, que está sendo lançado por agora, o Fields of Victory, vai explorar a guerra, regras para grandes combates entre exércitos, descrever o clã do Leão e o clã Texugo.

Além destes quatro, sairão pelo menos outros três livros, que irão expandir os clãs Dragão, Unicórnio e Escorpião, além de apresentarem outros três clãs menores.

Simultaneamente ao lançamento de cada um desses livros menores, é lançada também (e vendida à parte) uma aventura com o conceito do livro, um mapa exclusivo e tokens de personagens e inimigos a serem utilizados em um grid de batalha.

Para concluir, as regras são bem dinâmicas, complicadas do começo, mas que ficam mais palatáveis durante a campanha. Os dados são essenciais, mas não é impossível jogar sem eles, há um aplicativo para celular (pago) mas o livro básico também apresenta uma tabela de valores (bem menor que a tabela de conversão do Fronteira do Império, por exemplo) com a qual é possível jogar, apenas tornando as resoluções de dados um pouco mais lentas. Os livros são agradáveis de se ler e, este modo de explorar um clã e apresentar novas escolas, técnicas e um clã menor, colaboram para a expansão tanto dos detalhes do cenário quanto das regras, sendo um excelente investimento para os fãs.

As aventuras saem meio caras em relação ao nosso câmbio atual, mas vêm com vários props realmente muito interessantes.

A questão da importação é que o L5R é lançado lá fora por uma famosa empresa de jogos de tabuleiro, em razão disso, a Amazon cobra suas taxas como jogos, o que faz com que os custos dos impostos e do frete mais do que dobrem o valor de cada livro (e de cada aventuras), dificultando bastante a importação. A própria Fantasy Flight Games vende os livros, mas só o frete já iguala o valor de frete + impostos cobrado pela Amazon. A Amazon br não vende os livros de L5R e, para piorar, em 2020, a FFG desvinculou a parte de RPG de sua empresa, em razão disso, as tiragens passaram a ser menores e os livros esgotam rapidamente após seu lançamento. A DrivethruRPG vende apenas o pdf, e não sua famosa versão impressa por demanda.

Mas se você possui condições de arcar com os custos e a barreira do idioma, você e seu grupo irão aproveitar um jogo excepcional com regras únicas e que casam com o cenário e com os conflitos inerentes da vida do samurai, é uma compra que vale muito a pena.

Por Eduardo Elfman
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply