RPG em Fórum?

RPG em Fórum?
"Existe um aplicativo para isso."

Isso mesmo, apesar de parecer um pouco estranho logo de cara, é uma modalidade que já existe há alguns anos e, por incrível que pareça, com um grande número de adeptos por todo o mundo. Porém, antes de explicar o título vamos a um breve histórico sobre as “modalidades” de jogo que conhecemos.

Sem sombra de dúvida, a mesa é o mais clássico, comum, provavelmente um dos mais divertidos e é dela que os outros derivam. Nos dias atuais com as distâncias físicas ficando cada vez maiores por rotinas de trabalho, estudos e mudanças familiares, muitas núcleos que antes jogavam fisicamente em suas mesas, passaram a fazê-lo em ambientes virtuais, como os vários programas que existem para esse fim, fora é claro programas de comunicação que podem ser usados como fonte única desta experiência ou como um apoiador aos programas.

Com o que foi dito em mente, temos outro problema, horários. Nossa vida agitada às vezes nos toma muito do tempo que poderíamos desprender para esse nosso querido hobby, porém muito tempo atrás, com os primórdios da internet, nós já tínhamos alguns pioneiros que desbravavam essa possibilidade da absurda falta de tempo através do PbEM (Play by E-mail, jogo via troca de e-mails). Pode parecer absurdo a princípio, no entanto, a vontade de jogar aliada a falta de tempo acabou por gerar essa “modalidade” que, em resumo, só se difere da mesa pelo tempo que leva a resolução de cada cena, visto que é necessário que todos os jogadores enviem suas ações ao narrador que depois de avaliá-la, dará o retorno e uma nova rodada de ações e interpretações se inicia.

A partir daí, pessoas que achavam que esta forma de jogar parecia mais viável de outra maneira, passaram a usar os fóruns de discussão como base para montar fóruns de jogo de RPG, fazendo seus grupos por assim dizer, se tornarem verdadeiras comunidades. Dentro desta “modalidade” a amplitude que se tem na escolha do jogo é absurda se seus limites linguísticos envolverem ao menos duas línguas, existem vários fóruns de jogo em português e um número ainda maior em inglês, desde sistemas clássicos de mesa adaptados ou na íntegra, ou mesmo, o que é mais comum, sistemas próprios para a mecânica daquele fórum em específico.

Sobre temas, é possível citar toda uma sorte que varia de fantasia medieval, horror pessoal, anime e mangá, steampunk, futurista e vários outros gêneros que se poderia fazer outra matéria só com as temáticas e possíveis fóruns em atividade.

Porém, nem tudo são flores. Visto que são comunidades em nosso ambiente virtual, as pessoas tendem a ser mais “tóxicas” do que em nosso ambiente social padrão. Devido a isso, muitas delas tendem a se extinguir, após alguns meses, no entanto, a grande maioria tende a durar por anos e, mesmo quando somem, é apenas para mudar o endereço eletrônico. O jogo é muito lento, jogadores mais ansiosos podem não se adaptar ao estilo de narrativa e mesmo que se adaptem podem não gostar de narrar tão detalhadamente o que eles pretendem fazer, o que em muitos casos na mesa muita coisa fica subentendida.

Há também alguns detalhes que devem ser salientados: a capacidade de redigir histórias para seu personagem e a melhoria das descrições físicas, mentais e relacionadas à personalidade, nessa “modalidade” de RPG, são colocadas no limite e você irá superar suas expectativas em relação a como escrevia e como estará escrevendo no futuro. Além de melhorar e muito suas narrativas, desde que tome cuidado de revisar e corrigir seu texto, às vezes se está empolgado com as ações de nosso personagem, que escrevemos sem parar, mas depois de ler parece uma bagunça. É recomendado ler e revisar antes de se fazer a postagem, fora que se aprende um pouco de programação em PHP na marra, ao fazer linhas de comando, cores e templates para as postagens.

Concluindo, esse é um mundo gigantesco que pode abrir algumas portas interessantes, alguns membros até treinam o idioma que querem aprender enquanto se divertem nesses fóruns e achar uma temática e um sistema que lhe agrade inicialmente pode ser um desafio, porém, há muitas recompensas assim como nos jogos de mesa. Amizades podem se formar para toda uma vida e quem sabe até relacionamentos, casos como esses, apesar de raros, não são tão incomuns assim. Com isso, qualquer dúvida comente abaixo do texto que estarei pronto para responder e ajudá-los a ingressar nesse interessante mundo novo.

André Luís Coelho Teixeira
Equipe REDE
RPG

“Existe um aplicativo para isso.”

Comments

comments

Have your say!

0 0
Written by

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Sign Up

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.