Olde Swords Reign – O Reinado das Antigas Espadas RPG em financiamento em português!

Começou ontem o financiamento coletivo da edição em português do RPG O Reinado das Antigas Espadas (Olde Swords Reign). Ele é um jogo que usa o sistema do D&D 5ª Edição, mas no estilo old school. Não bastasse isso, ontem mesmo foi batida a meta básica do financiamento! Confira a seguir.

Sobreviva o quanto conseguir nesse OSR cheio de desafios e magias letais!

O Reinado das Antigas Espadas é um RPG de mesa com mecânicas modernas, extraídas do Documento de Referência do Sistema (DRS) da 5E de D&D, e baseado na edição original de 1974 de Dungeons & Dragons, bem como de algumas edições e suplementos. Ele não é um retro-clone, e sim mais uma homenagem a um estilo de jogo old school, que é mais acessível a jogadores modernos.

5E com 1974? O que muda?

Pode parecer uma mistura estranha para alguns, mas abaixo listamos alguns pontos onde, para quem está familiarizado com as regras da 5E, encontrará mudanças, algumas sutis, outras nem tanto.

– Sem Talentos, Perícias ou Subclasses (perícias são substituídas pelo histórico e rolagens diretas de atributo afim de simplificar)

– Classes de Personagens ou Raças ( há apenas 4 classes e raças no jogo, mantendo o estilo clássico)

– Níveis de Classe (personagens vão até o nível 10 apenas – se sobreviverem…)

– Históricos do Personagem (ajudam em testes que não envolvam combate)

– Dificuldades de Classes Simplificadas (apenas 3 tipos de CD)

– Alcance e Movimento (apenas 4 tipos de alcance e 3 tipos de deslocamento)

– Lista de Magias (baseadas no original de 1974 e vão até o 5º círculo)

– Dados de Vida dos Monstros (monstros usam apenas d8 como DV)

No geral, o jogo manteve mecânicas bem familiarizadas da 5E, permitindo assim aos jogadores e Mestres que já conhecem o sistema, não perderem horas de estudo, até porque sabemos que principalmente novatos não têm paciência para leituras longas – e ao mesmo tempo imbuir nessas mecânicas, regras e ajustes clássicos de um OSR, com base no jogo de 1974.

O intuito inicial do criador do jogo, foi justamente de facilitar o acesso a um jogo estilo Old School, para jogadores que dominam as regras da 5e, dosando aos poucos as mudanças, para adaptá-los aos perigos e jogabilidade mais “densas” que contém um sistema OSR. Em resumo, é a sua melhor chance de migrar jogadores da 5E para conhecerem esse estilo de jogo, sem ficarem completamente perdidos nas regras ou estranharem a um ponto de não terem interesse em jogar, funcionando como uma boa porta de entrada para o mundo Old School aos novatos.

Para participar do financiamento e saber mais informações, basta ir no link a seguir. Confira também o vídeo do financiamento, logo depois:

catarse.me/osr_rpg_reinado_das_antigas_espadas_2f9b

 

 

Share This Post

Leave a Reply