Vem aí o Old Dragon 2ª Edição: Tudo sobre ele!

Olá a todos! É com imenso prazer anunciarmos que o nosso querido Old Dragon vai ganhar uma nova edição. São mais de 10 anos de livros, suplementos, aventuras e acho que todos concordamos que é tempo o suficiente de revisarmos todo o trabalho já feito. Então, pra facilitar, preparamos esta postagem com todas as informações que vocês precisam saber. Se esquecermos de alguma coisa, comentem nos nossos perfis, que teremos imenso prazer em ajudar!

Antes, uma Versão Resumida

Se você não se apega a detalhes, lá vai: a Buró está oficialmente informando que está trabalhando numa nova edição do Old Dragon.

Os três livros (Livro Básico, Companion e Bestiário) serão escritos por Antonio Pop e Rafael Beltrame, enquanto o sistema passa por um playtest público e aberto a todos os jogadores. Além disso, por conta do trabalho da nova edição, a Forbidden Magazine será encerrada no número 12 e Space Dragon, e Legião continuarão sendo publicados normalmente.

UFA! Agora, se você prefere mais detalhes… Se liga nos tópicos abaixo, com maiores descrições!

Uma nova edição?

Sim… Mudança é a palavra de ordem desta nova edição. Muita coisa mudou nesses anos, inclusive a forma como os livros de RPG são escritos e chegou a hora de reescrever regras complexas, refazer regras ruins, mudar o que não funcionava e dar destaque ao que todo mundo gosta.

Os livros atuais continuam à venda enquanto durarem seus estoques e não serão mais reimpressos. Se você não completou sua coleção, a hora é agora. Depois que os novos livros forem lançados, tudo isso virará material de colecionador!

Livros Básicos

Obviamente começaremos por eles e os escreveremos de modo modular, e ao mesmo tempo para que não tenhamos problemas de incongruências de regras. Eles serão escritos para funcionarem melhor juntos, mas ainda assim, permitindo que uma experiência completa seja obtida apenas com o Livro Básico.

Todos os textos serão refeitos, nenhum trecho será reaproveitado sem ter sua redação alterada e adaptada a um melhor entendimento para novatos, sem ficar pedante ou maçante para o jogador veterano.

Desta vez, não publicaremos o jogo aos poucos. Todos os livros básicos serão publicados juntos. Ao mesmo tempo. Sim, Companion, estou olhando pra você! 😉

Arte, Impressão e Parte Gráfica

Estamos iniciando a pesquisa para o desenvolvimento de toda a nova Arte e redesenho da parte gráfica. Vamos incorporar modernismos que tragam melhoria de entendimento e consulta de regras. Novas cores, nova iconografia, novas fontes e o redesenho da nossa logo para marcar essa passagem de era no Old Dragon.

Sempre demos importância a estes detalhes e isso continua no topo da nossa atenção. O que continua também é o formato pequeno. Nada de livro grande, pesado e ruim de carregar!

Novos Autores

Os básicos do Old Dragon 2 (agora também OD2) serão escritos por Antonio Pop e Rafael Beltrame, dois autores envolvidos com o Old Dragon desde sempre (Antonio é co-autor do OD1 e do Legião) e Rafael um dos mais profundos conhecedores da história do D&D e da OSR no Brasil, Autor ou Co-Autor de inúmeros livros como o Forte das Terras Marginais, Guia de Raças e Guia de Armadilhas.

Old School?

Sim, na veia e dando novamente um passo em direção a OSR que para alguns ficou mais distante na chamada versão Avançada do OD.

Continuaremos com algumas vacas sagradas, cortaremos algumas coisas que não funcionaram e inovaremos em alguns pontos como alguns jogos da NOSR (New OSR) tem feito competentemente.

E sim, continuaremos não sendo um Retro Clone, mas um Retro Golem, com inspirações ainda mais fortes do B/X, da Rules Cyclopedia, do AD&D 2e sem abrir mão de pontilhar aqui e ali inovações de game design que são fundamentais nos dias de hoje.

Playtest

Abriremos muito em breve um playtest público para todos poderem baixar gratuitamente os módulos conforme eles forem ficando prontos. Faremos pesquisas com os mestres e jogadores e publicaremos reportes periódicos sobre as regras, as mudanças e as escolhas definitivas.

Temos um norte e um planejamento, mas, como chegaremos lá, vai depender muito de como vocês sentirão e gostarão do jogo. Quer receber as novidades no seu e-mail e participar do Playtest? Inscreva-se na nossa newsletter (link no final do artigo)!

Na página do Playtest do OD2, manteremos uma espécie de Change Log para as principais mudanças. Assim que o Playtest for aberto você poderá consultar rapidamente.

Retrocompatibilidade

Aonde for possível manter a compatibilidade, ela será mantida. Onde não for, infelizmente não será. Imaginamos que os novos livros sejam 80% compatíveis com os materiais publicados no OD1.

Manter compatível será nossa prioridade até esbarrarmos com uma mudança necessária. Se for preciso perder alguma compatibilidade para melhorar o jogo, melhoraremos o jogo.

Legião e Space Dragon

Nada muda aqui! Legião e Space continuam publicados e sem mudança de edição. O Space passou por uma mudança positiva na publicação da caixa.

O Legião foi escrito para ter pouquíssimas regras e todas funcionarão no OD2 sem ou com o mínimo de adaptação. Aliás, vem aí o Bestiário do Legião. Aguardem!

Forbidden

A Forbidden está sendo DESCONTINUADA. Sim, esta é uma notícia de mudança. Com todas as adequações que uma nova edição de um jogo deste porte possui, estamos descontinuando a Forbidden. Ela continuará sendo vendida digitalmente e agora prepararemos a Kodex, a versão impressa da Forbidden com o melhor deste ano incrível de materiais e publicações!

Agradecemos a todos os assinantes deste período por nos ajudar a entender o cenário do Old Dragon e por nos apontar claramente a direção que deveríamos seguir.

Fonte e inscrição na newsletter: burobrasil.com/2021/05/11/od2

 

Share This Post
2 Comments
  1. Como faço pra entrar em contato com a equipe do OD2?

    Tenho uma crítica construtiva ao material de teste. Na descrição dos Elfos, eles são colocados em termos de aparencia como tendo uma pele que vai do pálido ao dourado, e cabelos sempre lisos. Isso reforça uma vertente bastante tóxica de jogadores que acham q elfos não podem ter traços africanizados. Gostaria de entrar em contato com a equipe de OD2 pedindo que esse trecho fosse modificado em versões futuras.

Leave a Reply