Aventuras na Era Hiboriana RPG: Guia Básico de Construção de Personagem

O RPG Aventuras na Era Hiboriana, lançamento recente da 101 Games, ambientado no cenário do bárbaro mais conhecido das mídias – Conan – leva os jogadores a um universo fenomenal do gênero Espada & Feitiçaria. É um cenário de violência extrema e sanguinária, mistérios ancestrais, intrigas abundantes e perigo constante, onde o mote da sobrevivência do mais apto se faz presente até nas esplendorosas cidades da civilização. De modo que sobreviver é difícil e torna relevantes o pensamento cauteloso e estratégico na hora de criar o seu protagonista para uma aventura ou campanha.

Esse artigo mostrará algumas “Estruturas” (ou builds, um termo já bastante difundido no meio rpgístico) elementares, que se pode visualizar numa observação primária da Construção de Personagens. Não tem a pretensão de ser completo, apenas de demonstrar algumas possibilidades que os jogadores podem utilizar para começar o jogo rapidamente.

Tatu-Bola ou Duro de Matar

O foco dessa build é aguentar combates mais do que todos os seus adversários/inimigos. Você não está preocupado em machucar, mas em não se render facilmente.
Perícias recomendadas: Combate Corporal é fundamental; Combate à Distância é um complemento interessante, já que é usada para esquivar ataques à distância recebidos; a terceira perícia pode ser qualquer uma que combine com seu histórico.
Qualidades recomendadas: aqui as escolhas são certeiras. Destemido e Vigoroso aumentam sua durabilidade, enquanto Defensor torna mais difícil ser acertado e sofrer dano. Mais tarde, vale a pena pegar Homem de Armas, pra ter um bônus mais alto nos testes contra a Reação dos inimigos (além de ataques melhores), quando usar armas pesadas ou de duas mãos, e Perseverante (que aumenta ainda mais sua durabilidade, ao aumentar a Vontade, que se tornou mais útil com Destemido). Se adquirir Protetor, você será o melhor amigo do grupo!
Equipamento recomendado: comprar uma arma barata de uma mão é uma forma de tornar mais fácil adquirir melhor proteção. Supondo Mente 3, você terá 300 Moedas, o que nem de longe parecerá suficiente. Pegando uma Armadura de Placas e um Escudo Grande você já gastou 200, e fica com uma Resistência a Dano final igual a 6 (por conta de Defensor). Então pegue uma Clava, que custa 10 e fique com 90 para o resto do equipamento. O dano da Clava é baixo, mas ela compensa por ser pesada, o que virá a calhar quando você investir experiência em Homem de Armas – apesar de que, até lá, é bem possível adquirir outra arma pesada mais interessante.

Demônio Veloz

Aqui, a prioridade é atacar mais rápido que todo mundo. Pode ser uma build arriscada, pois o combate de Aventuras na Era Hiboriana é agressivamente letal, então bater rápido pode não compensar tanto quanto bater forte, mas a build existe e está aí.
Perícias recomendadas: se puder ficar atacando seus inimigos de longe, com Combate à Distância, tanto melhor, mas como é quase certo que os inimigos vão trazer o combate para o corpo a corpo em algum momento, Combate Corporal é essencial. Subterfúgio combina com a ideia.
Qualidades recomendadas: Com Aparência Inofensiva, você baixa o Perigo de inimigos que nunca tenha enfrentado antes e evita ser atacado assim que é visto. Reflexos em Combate garante que você será o primeiro a agir quando sangue começar a espirrar. Lutador Veloz aumenta seu poder de Combate Corporal. Adiante, investir em Ambidestria pode permitir mais ataques por vez (rodada?) e Desarme reduz a eficácia dos inimigos, se usada nos momentos certos.
Equipamento recomendado: uma armadura leve e qualquer arma de uma mão.

Lutador de Rua

O foco dessa build é ser um cara que briga bem desarmado e em outras situações inusitadas.
Perícias recomendadas: com certeza, Combate Corporal. Atletismo combina com o conceito.
Qualidades recomendadas: Cão de Briga é a razão de ser da build. Agilidade da Pantera acrescenta a ginga para brigar em corda bamba, sobre muros e pontes estreitas. Dom Sobrenatural pode lhe dar “magias” naturais, como um dominador do Chi/Ki – que tal o feitiço Ferir para um Hadouken, ou mesmo Explosão de Energia? Se quiser ser defensivo, Escudo Arcano é uma excelente escolha.

O Mago

Nesta build, a ideia é ser um baita feiticeiro. Ter poder sem moderação. Ser implacável!
Perícias recomendadas: Conhecimento e Feitiçaria, obviamente. Idiomas favorece descobrir grimórios antigos e entender o que está escrito.
Qualidades recomendadas: Conjurador Prodígio e Feiticeiro, pra começar. Perseverante lhe dará poder para lançar mais feitiços entre um descanso e outro. Supondo Mente 4, você começará o jogo conhecendo 8 Feitiços e tendo Vontade 13. Mais adiante, invista Experiência em Perito (Feitiçaria) e seu bônus para lançar Feitiços alcançará +6 (para um total de +10, com feitiços de Mente, enquanto o Atributo valer 4!).
Equipamento recomendado: um kit de estudos e um tomo podem ser úteis.

Guerreiro Tático

Nessa build, você quer versatilidade, com capacidade para ter uma manobra tática boa para toda situação de combate.
Perícias recomendadas: Combate Corporal, obviamente, Combate à Distância e uma terceira à sua escolha.
Qualidades recomendadas: Ataque em Arco, Ataque Selvagem e Desarme te dão opções para lidar com os inimigos de maneiras bem diversas do simples “eu ataco!”. Com Experiência, acrescente Perito (Combate Corporal) e novas opções, conforme seu uso mais comum das armas e situações em que queira brilhar, como Investida Montada, Cão de Briga, Senhor da Guerra, etc.
Equipamento recomendado: armas, armaduras, o que quiser!

Sniper Hiboriano

Nessa build, você fica longe do centro da batalha e leva morte aos inimigos sem se arriscar a ficar sujo de sangue.
Perícias recomendadas: Combate à Distância, Atletismo e Subterfúgio.
Qualidades recomendadas: Atirador de Elite é o cerne de tudo. Acrescente Perito(Combate à Distância) e Arqueria Montada e você será como os melhores combatentes hirkanianos!
Equipamento recomendado: Arco longo, loriga de couro e muitas flechas!

Por Giovane do Monte

 

Share This Post

Leave a Reply