RPG Maker: A ferramenta para desenvolvedores de jogos

Muitas pessoas que se interessam por desenvolvimento de jogos em algum momento se depararam com uma das versões da ferramenta lançada na década de 1980, o RPG Maker. Criado pela ASCII, o software para criação de jogos eletrônicos 2D teve versões para diferentes plataformas, desde as mais antigas, como Super Famicom e Sega Saturn, e até as mais atuais, como Nintendo Switch e Playstation 4.

A versão mais atualizada do programa possui ferramentas intuitivas e simples de se utilizar, como as para edição de mapas, gerador de personagens, edição fácil e organizada do banco de dados do jogo, criação de eventos para desencadear diversas mecânicas no decorrer do jogo, e muito mais. Caso o desenvolvedor tiver interesse em criar e explorar novos cenários, é possível encontrar pacotes com conteúdos adicionais para serem utilizados. Além de todas essas variedades de ferramentas presentes no programa e pacotes de conteúdos adicionais para criar um jogo, o RPG Maker também conta com o uso de plugins programados, que podem personalizar ainda mais o jogo e apresentar ao jogador mecânicas únicas.

Mas para se tornar uma das ferramentas mais conhecidas e intuitivas do ramo, foram algumas décadas de histórias, com mais de 40 versões, para diversas plataformas. As primeiras versões do que viria a ser uma das maiores ferramentas de criação de jogos de RPG do mundo foram lançadas no Japão a partir de 1988, o Mamirin, para ser utilizado na plataforma NEC PC-8801, e Dungeon Manjirou, para a plataforma MSX2.

As características presentes até hoje no programa começaram a se consolidar cada vez mais conforme foram surgindo as versões do programa entre 1990 e 1996, com RPG Construction Tool: Dante, Dante 2, Dante 98, Super Dante e Dante 98 II. Além das características marcantes do programa, na primeira metade da década de 90 também foi introduzido com essas versões o RPG Tsuküru (RPGツクール),em japonês, ou RPG Maker traduzido do inglês, sendo esse o nome mais popularizado no ocidente, que passa a ser o nome utilizado nas versões subsequentes da ferramenta.

Em 1997 foi lançada a primeira versão para o sistema operacional Windows, o RPG Maker 95, também foi lançado no mesmo ano o RPG Tsuküru 3. Sendo esse a versão para a mais nova plataforma de jogos da Sony na época, o Playstation. Três anos mais tarde foi também a primeira versão a ser lançada nos Estados Unidos, decorrente do sucesso que a ferramenta fazia no Japão. Diante de todos esses passos em direção ao que o programa se tornaria, as empresas responsáveis se modificaram e adotaram novos nomes. Hoje a empresa responsável pelo desenvolvimento do programa é a Enterbrain.

Com as versões para computador cada vez mais aprimoradas e trazendo uma variedade de conteúdo muito abrangente, a internet se tornou o espaço onde poderiam ser feitas buscas específicas. Assim sendo, surgiram fóruns de discussão para os que se interessavam pelo programa e desenvolvimento de jogos eletrônicos de RPG. Eles se reuniam nesses fóruns para compartilhar conteúdos adicionais, ajudar uns aos outros, formar equipes e divulgar seus projetos. Não demorou para que surgissem especialistas para funções especificas que o programa disponibilizava como programadores, criadores de eventos e mecânicas para o jogo, criadores de mapas, ilustradores, roteiristas e sonoplastas.

Com a variedade de grandes talentos para o desenvolvimento de um jogo, a formação de equipes e a busca por aprender como fazer algo melhor e mais profissional se tornou comum. Os fóruns se tornaram ainda mais abrangentes, com tópicos onde se pode fazer pedidos específicos de conteúdo, ou aprender a fazer sozinho. Muitos jogos surgiram de fóruns como esse, como Faeron Knights e A Lenda de Kaiser. No entanto, o desenvolvimento de jogos no software era demorado e exigia muita dedicação, por conta disso muitos abandonaram seus projetos e desistiram.

Hoje o RPG Maker está em sua 8ª versão para computador com RPG Maker MZ. Essa é uma versão poderosa, que permite qualquer pessoa desenvolver jogos independente se possui ou não alguma habilidade prévia, esta traz de volta a função de camadas para editar mapa, um recurso que foi deixado de lado nas versões anteriores. Além disso, aprimora recursos que apresentavam algumas falhas nas versões anteriores, como o salvamento de mapas, criação de personagens, sistema de batalha e comandos de eventos. Também traz novos recursos como a pré-visualização de rota de movimento, possibilidade de criar novas paletas de cores, função salvamento automático e IU melhorada para mouses e telas sensíveis ao toque.

Essa versão está disponível na Steam para compra, junto com diversas DLCs que trazem conteúdos gráficos de ótima qualidade, efeitos sonoros e trilhas sonoras imersivas. O RPG Maker MV Trinity é a versão mais recentes disponível para Playstation 4 e Nintendo Switch e apresenta quase os mesmos recursos de edição que a versão MZ.

Por Vitor Tessari
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply