PbtA: inDignos – Sussuros de Existência

Hoje falaremos sobre esse jogo que veio para surpreender e também provocar a sociedade como um todo. Trata-se do jogo inDignos, escrito e desenvolvido por Jonny Garcia, Luiz Kalagar e Wago, e que possui a mecânica dos jogos PbtA – Powered by the Apocalypse.

Mas afinal o que é inDignos?

inDignos é um RPG político que trata de temas sensíveis como preconceitos, desigualdades, injustiça, entre outros temas. inDignos é um jogo sobre seres sobrenaturais, vampiros, lobisomens, entre outros, vivendo em uma sociedade contemporânea de forma pública. A descoberta das Sombras, os seres sobrenaturais, é algo relativamente recente e o desafio da aceitação é o que realmente está em jogo. Mais do que vivenciar o sobrenatural, você enquanto jogador deverá vivenciar o mundo comum a partir da ótica de um ser mitológico que depende da humanidade.

Um dos pontos mais interessantes da proposta do jogo inicia no texto em si, pois você verá que, diferente de muitos outros jogos, inDignos traz uma proposta em seu texto ao ser apresentado no feminino, logo no documento você verá que tratam das personagens, as Sombras, a Voz. Ao utilizar essa linguagem no feminino, o jogo em si já te lança uma proposta de visualizar o contexto de forma diferenciada. A seguir veremos alguns conceitos para que você entenda melhor este RPG.

Vertente: Por natureza, as Sombras são pessoas que convivem em uma dualidade: Humanidade x Inumanidade. Essa dualidade é exatamente o que chamamos de Vertente Humana e Vertente Sombria.

Para fins de jogo, a soma das duas vertentes é sempre equivalente a 5. Por exemplo: Vertente Sombria 2 e Vertente Humana 3. As Vertentes indicam o tipo de inclinação do personagem, ou seja, quanto maior a sua Vertente Humana, mais próxima da humanidade ele estará, mais mundana será a sua existência; e quanto maior for a sua Vertente Sombria, menor vai ser a sua interação com o lado mundano, maiores serão as suas dificuldades em interações sociais, etc.

Essência: As Sombras estão no topo da cadeia alimentar, o que as torna tão assustadoras aos mundanos, pois as Sombras se alimentam de Essência Humana, algo que é extraído como sangue, sonhos, emoções, etc.

O valor da Essência varia em uma escala de 1 a 7. Se uma Sombra queimar o último ponto de Essência, ela entra em estado de Inumanidade. A Essência serve tanto para usar poderes como recuperar Condições. Narrativamente falando, quanto mais Essência a Sombra consumir, mais faminta ficará e mais descontrolada será.

Inumanidade: A Inumanidade é alcançada em duas situações do jogo. Uma é quando a Sombra precisa Avançar a sua Vertente Sombria extrapolando o limite de 5. Ou quando ela zera a sua reserva de Essência. Independente de qual das duas situações, os resultados são catastróficos, pois a Sombra perde totalmente o seu controle. Se fizermos uma comparação a outros jogos, seria algo equivalente ao estado de Berseker. A condição de Inumanidade faz com que durante aquele momento a personagem seja controlada pela Voz.

Poderes: Os poderes sobrenaturais das Sombras são seus feitos e eles se dividem em Heranças e Maestrias.

Herança: São poderes que todas as Sombras de um tipo específico herdam. Por exemplo: todos os lobisomens podem farejar o medo dos mundanos, como as fadas que conseguem fazer os Mundanos falarem a verdade. A Herança é um poder comum das Sombras e que narrativamente não geram gatilhos ou oportunidade de rolagens de dados.

Maestria: A Maestria por sua vez já é algo diferenciado, é um conceito que as personagens são capazes de manipular de forma sobrenatural. Por exemplo, uma Sombra com locomoção seria capaz de coisas como transportar a si ou objetos quaisquer. Cada Sombra possui duas Maestrias.

Cada Maestria é definida por uma frase que dita o limite de seu efeito. E esse limite é definido pela Voz quando a Maestria é acionada.

O Jogo

Sempre que um Movimento solicitar uma rolagem de dados, a jogadora irá rolar a quantidade de dados de seis lados referente à quantidade da Vertente determinada pelo movimento.

O resultado da rolagem é obtido levando em consideração ao maior valor obtido nos dados. Existem três graus de sucesso: Êxito, Adversidade e Complicação. Quando o resultado do maior dado é 6, a jogadora obteve um Êxito. Quando o maior resultado for 4 ou 5, dizemos que a jogadora obteve uma Adversidade e se o resultado for 1,2 ou 3 dizemos que a jogadora obteve uma Complicação.

O Êxito trata-se de quando a jogadora consegue um sucesso perfeito. A Complicação por sua vez quer dizer que a jogadora passou no teste, mas que a sua ação teve consequências. E, por fim, quando a jogadora obtém uma Complicação é considerado que ela teve complicações que fugiram de seu controle.

Em determinados momentos, a Voz deverá ditar o que está em jogo naquele momento. Antes da rolagem, a Voz irá determinar quais as possíveis que complicações podem acontecer.

Condições: São verdades que afetam as personagens de forma física ou mental. As condições físicas geralmente são retratadas como ferimentos, enquanto as condições mentais podem ser estados mentais como medo, angústia, etc.

Para conhecer mais desse jogaço, você pode baixar o fastplay no link a seguir:

dungeonist.com/marketplace/product/indignos-fastplay

Por Hindemburg Henrique
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply