Gatunos RPG (resenha)

Escrito por Tiago Junges da Coisinha Verde, Gatunos é um jogo minimalista com regras simples PbtA lançado em 2020, um RPG sem Mestre/Narrador que pode ser jogado de forma solo ou cooperativa. Nele os jogadores interpretam gatos ladrões e mercenários fazendo o serviço sujo das cinco grandes facções que comandam a cidade. Em meio a intrigas, espionagem, assassinatos e roubos, seu personagem vai conquistando seu espaço para se tornar o maior criminoso da cidade.

O cenário de Gatunos é baseado na Europa do século 18, mais precisamente na influência do Iluminismo e a queda da monarquia. Porém, há muitos outros elementos que cruzam os séculos. Há alguns elementos da Revolução Industrial e outros que remontam à Idade Média. O objetivo aqui é criar uma tapeçaria de conflitos políticos e contrastar com o papel do ladrão pobre (você) na sociedade. A pólvora é um elemento também que surge bem tarde – no final da guerra entre Linber e Gahas – e é a arma secreta que faz Linber cometer um massacre. Então no início do jogo ela existe, mas ainda é rara.

O palco principal em Gatunos é a cidade de Linber, a capital do reino de mesmo nome. Por mais de 10 anos, o reino esteve em guerra com seu vizinho: Gahas. Um antigo reino que recentemente se tornou uma república (porém, ninguém em Linber tem coragem de chamar Gahas de República, isso pode te levar para a forca!). A guerra terminou há alguns anos, e por mais vitoriosa que Linber tenha saído, o custo foi alto. Tanto em dinheiro como em vidas. Gahas hoje está devastada, e Linber tem uma grande dívida com os reinos do Norte que poderá afundar a sua economia em breve.

O Rei Belrich III está velho, doente e sem herdeiros. Caso ele morra, a coroa será passada à Duquesa Matilda de Mardun, uma parente distante sem nenhum carisma ou apreço pelo reino que herdará. Enquanto isso, a fé na Ordem do Cálice começa a ser abalada por pensamentos iluministas vindos de Gahas e, consequentemente, os questionamentos sobre a estrutura monárquica espalham um sentimento de revolução no ar.

E é aí que seu gato entra no meio disso tudo.

As facções começam a entrar em ação, utilizando meios sombrios para sabotagem, assassinatos e roubos de itens e documentos para obterem vantagem, apelando até mesmo a sequestros de membros de facções inimigas. Você é contratado (a) para efetuar esses tipos de trabalhos, ronda por telhados, becos, esgotos, ruas escuras e até mesmo entre as casas para executar todos esses tipos de serviços. Com o tempo, quanto mais trabalhar para uma facção, você ganhará a confiança dela e com isso eles retribuem lhe dando algumas vantagens no jogo, influenciando ainda mais como a campanha se seguirá.

No total são 5 facções que permeiam sobre a capital de Linber: os Monarquistas, que desejam manter a tradição, tentando a todo custo melhorar a imagem da Duquesa Matilda e garantir o legado; os Devotos, que tentam uma abordagem mais agressiva, promovendo uma inquisição; os Militares, que querem usar a popularidade garantida pela guerra para restaurar a ordem no reino; os Meritocratas, que agora percebem seu poder, querem garantir o controle econômico do reino; e, por fim, os Amotinados, membros de guildas que se juntaram para garantir a sobrevivência do povo e dos trabalhadores.

A criação de personagem é uma das partes mais divertidas do jogo, pois ela possui uma forma simples de definir sua Aparência, Sexualidade, Nome e Sobrenome do personagem com algumas tabelas apresentadas em uma página apenas do material. Depois disso, você seguirá o Novelo da Vida, essa parte foi inspirada no sistema The Burning Wheel (Luke Crane), onde você deverá rolar nas tabelas do novelo e descobrir o passado de seu personagem até o dia em que o mesmo se consolidou como um ladrão em Linber. Existem escolhas possíveis de serem feitas para que seu personagem também tenha mais afinidade com certas facções, assim como conquistas e derrotas que ele teve em sua vida antes da fase adulta: se você nasceu de uma família simples ou cresceu pelas ruas de Linber, talvez nem sobrenome tenha, além de já ter sido preso, torturado (capaz de perder uma mão até), ter voltado da guerra ou ter montado uma gangue. Isso tudo poderá ser atribuído ao personagem logo na sua criação. Porém, saiba que às vezes ele pode se aposentar e se tornar um NPC, lhe obrigando a formar outro personagem para se jogar, como ele também pode ter uma má sorte e morrer antes mesmo do jogo começar.

O sistema do jogo é simples, comparado aos demais PbtAs do mercado, e usa apenas de dados comuns sem precisar de todo um kit de dados para ser jogado, pois nele o D6 (dados de seis lados) são os únicos componentes que você precisa para se aventurar em Gatunos. O sistema Small, que é a versão esquelética e simples do sistema PbtA que o Gatunos carrega, foi totalmente desenvolvido pelo próprio Tiago Junges sem poupar qualquer ideia para deixá-lo cada vez mais robusto para o jogo, mas sem complicar sua jogabilidade. Eu até posso dizer que o sistema Small é um bom ponta pé inicial para aqueles que desejam aprender e pegar as manhas de um sistema PbtA.

Em Gatunos, a maioria das ações durante o jogo não precisa de rolagens, sendo elas o básico no qual todo ladrão possui de perícia como: Escalar, Abrir Fechaduras, Espiar pela Fechadura, Abrir Janelas etc., mas quando existe um risco em cena, nesses casos, você não irá rolar para fazer essas ações, e sim rolar para EVITAR os riscos envolvidos nelas, e essas são chamadas Ações Especiais. Existem apenas quatro Ações Especiais no jogo e cada uma serve para um propósito: Ação Furtiva, Ação Evasiva, Ação de Duelo e Ação de Manipulação.

E aqui que temos um pequeno diferencial, pois junto a essas ações você também possui a Abordagem que seu personagem irá utilizar: Violência, Paciência ou Esperteza.

Depois de definir a Ação Especial e a Abordagem, você deve pegar uma quantidade de dados igual à quantidade de pontos da Abordagem na sua Ficha de Personagem e aplicar os modificadores descritos na Ação Especial (adicionando ou reduzindo a quantidade de dados). No final, mesmo se não tiver sobrado nenhum dado, você deve adicionar à pilha 1 dado de cor ou forma diferente. Este será o Dado do Caos. Você então deve rolar todos os dados e comparar o dado com o maior resultado com a tabela descrita na Ação Especial. Um resultado 6 é um sucesso total; 5 ou 4 é um sucesso parcial; e 3 ou menos é uma falha. Independentemente do resultado, se o Dado do Caos cair no número 1, você adicionará uma “Alteração Comum” à cena e causará o efeito negativo da Abordagem escolhida.

Com isso você também terá seus Pontos de Sorte. Sendo sete no acumulo total durante o jogo, e com elas com esses pontos, você pode aumentar suas chances de sucesso em rolagens e melhorar suas abordagens. Você ganha esses pontos seguindo sua motivação e criando situações complicadas para seu personagem. Todos os valores na ficha de seu personagem desde os pontos de abordagem até os itens que você carrega consigo no início, são dados e tirados de você na criação do personagem, exclusivamente nos Novelos da Vida.

Depois de uma missão, você também adicionará um Feito ou Fardo. Pode ser qualquer coisa que você fez ou que aconteceu com você na missão. Se for algo positivo é um Feito; se for algo negativo é um Fardo. Você poderá ter benefícios com cada uma das opções. Nessa parte do sistema, ele te coloca em uma espécie de sorte ou revés recorrente aos resultados de como seu gatuno estará realizando a sua missão. Sendo assim, você pode utilizar seus feitos para gastar com pontos de sorte (lembrando da capacidade máxima) e seus fardos evitando que você parta para mais uma missão antes de resolver algo que tenha feito e ganhado um inimigo novo ou criado uma desavença ou perda de material importante em algum lugar, pois isso também te obrigará a fazer coisas as quais você não quer, porém sendo necessário resolvê-las para sobreviver.

Por fim, você também terá uma pontuação de Fama sobre a sociedade, a qual pode lhe dar algumas vantagens no submundo de Linber, sendo contratado para executar melhores trabalhos entre as facções, ou condenado a sempre ter um alvo nas costas por aqueles que ficam à espreita por se aliar mais a uma facção rival da qual você trabalha. Por isso, na ficha do personagem, existe um pequeno espaço para saber quais são suas pontuações de Fama entre elas.

Durante o jogo, você pode receber Aflições. Isso normalmente pode acontecer como resultado de alguma Ação Especial. Sempre que precisar assinalar uma Aflição que já esteja assinalada, algo muito grave acontecerá. Você consegue apagar uma aflição apenas depois que algum tempo passar dentro do jogo, segue-se apenas 3 Aflições na ficha de personagem: Ferido, Exausto e Nervoso. (Mas enquanto não se encontra em estado grave, tem como executar missões com desvantagens enquanto possuir uma delas.)

Os equipamentos de Gatunos são classificados em Rótulos assim como em Blades in The Dark (John Harper), onde você tem uma categoria de tamanhos e tipos de itens, artefatos místicos e outros objetos. As missões você pode encontrar durante o jogo, podendo criar sua própria missão utilizando as tabelas que lhe ajudam a formar não apenas os objetivos, mas também todo o percurso da missão, até mesmo os locais por onde ela se passa, junto também de alguns oráculos para reações de NPCs e eventos que podem surgir. Essa é a cereja de Gatunos, a qual deixa qualquer Mestre e jogador solo com tudo na mão para se jogar sem se preocupar com muitos detalhes da campanha.

Mas existe também as missões principais de Gatunos, aquelas que são referentes a campanha do jogo. Por mais que ele seja um estilo de jogo sandbox, Gatunos tem missões focadas nas agendas das facções de Linber e, ao completá-las, se passando um mês, você poderá alterar o cenário da capital, tendo um evento principal afetando todos em jogo sem poupar as demais facções. O livro apresenta até mesmo personalidades importantes da cidade para você usar e abusar em suas campanhas. E uma das coisas mais incríveis ainda por cima: existe uma sexta facção no canto escuro de Linber, apenas mexendo os fios interligados a todas facções que existe na capital… Os chamados Decrépitos são devotos de deuses antigos e parecem estar sempre sabendo de muitas coisas que se passam pela capital e dentro da monarquia, sem contar que existem locais estranhos em Linber que possam ser seus pontos de encontro.

A arte e visual de Ga Ferrari passa todo teor de Europa do século 18, uma mistura de Revolução Francesa/Industrial por assim dizer, mesmo sendo animais antropomorfos adotados para representar essa população, parece que todo o aspecto de arte escolhida pelo autor, foi de fato bem trabalhado e colocado para transpassar no que o jogo promete a lhe apresentar, não há nada além da fantasia até esse ponto.

A qualidade de texto não é exacerbada e muito menos prolixa, comparados alguns materiais do mesmo tema e sistema. É fácil de entender e jogar, por ser um sistema simples não há muitas explicações a se passar para o leitor, e cada texto foi bem colocado no material sem deixar quem está lendo confundir as informações no livro. Além, é claro, de uma regra de segurança que foi colocada pelo autor devido ao tipo de tema abordado no material: lembre-se que a política é um campo bastante debatido com as mais diferentes ideologias em nossa sociedade, e por isso não se deve olhar esse material como uma forma de expressar tais opiniões criminosas e muito menos utilizá-las para práticas do tipo.

Por Lucas Kyyo
Equipe REDE
RPG

Notas (de 1 a 6)
Texto:
5 (O texto é bom, mas existem alguns poucos erros que não foram pegos pela revisão de Caio Romero.)
Conteúdo: 6 (Simplesmente um excelente para um RPG com tema político relacionado a suas inspirações.)
Arte/Layout: 6 (A diagramação de Aline Rebelo boa, as ilustrações de Ga Ferrari são muito boas mesmo não sendo detalhadas demais, mostra o potencial que possui no minimalismo.)
Nota Final: 6 – Acerto Crítico!

Share This Post

Leave a Reply