Monstro da Semana RPG (resenha)

Salve, sobreviventes do apocalipse! Hoje eu quero apresentar a vocês o Monstro da Semana. Este é um jogo PBTA que saiu originalmente em inglês com o título Monster of the Week pela Evil Hat.

Tenho uma notícia boa logo de cara: ele está disponível de graça! Além disso, acompanha as cartilhas de personagem (inclusive com versão preenchível). Tudo no link abaixo

monstrodasemana.wordpress.com/downloads

Como o nome sugere, o jogo trata de casos de caçadores de monstros. Não importa o que os caçadores façam, cedo ou tarde surge um monstro para atormentar a vida das pessoas comuns que, muitas vezes, nem mesmo acreditam em coisas sobrenaturais.

Mas no seu caso é diferente. Você é um caçador e está desperto para a verdadeira natureza das coisas.

O jogo propõe que um grupo de 3 a 5 caçadores se reúnam com um Guardião (termo dado ao que seria o “Mestre” em outros jogos) para viverem histórias sobrenaturais, desvendando mistérios e caçando monstros.

Inspirado em obras como Buffy, the Vampire Slayer e Sobrenatural dos icônicos irmãos Winchester, o livro traz a proposta de desafiar os jogadores a solucionarem mistérios e enfrentarem criaturas além da compreensão humana.

Não que os protagonistas sejam necessariamente “mocinhos”. O livro traz várias opções de grupos, cada um com suas características próprias, fazendo referências aos títulos mais aclamados do gênero. É possível, por exemplo, criar um grupo que seja uma Família de Caçadores Viajantes (Sam e Dean gostaram disso).

Passando para as cartilhas (ou playbooks), são um total de 13 opções bem variadas. Algumas cartilhas são mais “discretas”, por assim dizer, como o Mundano: uma pessoa que até pouco tempo era como as outras, até descobrir que o mundo é muito mais perigoso do que julgava. O Mundano é aquele personagem que vive se metendo em enrascadas para logo ser salvo por quem “realmente entende” do assunto. Mas não pense que ele é indefeso! A verdadeira bravura está em superar o medo e a sorte sempre lhe favorece, tornando-o uma escolha interessante e capaz de gerar várias situações memoráveis.

Mas, é claro, que os protagonistas também podem ser mais do que simples mortais. Há opções como O Arcano, um tipo de conjurador místico que combate o sobrenatural com magia; e também O Divino, um ser vindo de outro plano de existência com uma missão sagrada.

É fácil imaginar que a combinação de arquétipos de personagem e a variedade de tipos de grupos tem o potencial de tornar ímpar cada experiência de jogo.

Cada cartilha de personagem vem com opções rápidas, fáceis e interessantes para deixar cada “herói” único.

Há uma lista de oito movimentos gerais, ou seja, acessíveis a todos, além de movimentos e características únicas de determinadas cartilhas. Os movimentos evocam bem o clima do gênero que o jogo pretende emular como Investigar um Mistério e Proteger Alguém.

Os atributos são chamados de Classificações e são cinco: Braveza, Esperteza, Estranheza, Firmeza e Sutileza.

Na primeira sessão, os jogadores são incentivados a criar os personagens de forma conjunta, respondendo às perguntas que o livro traz para elaborar os laços que os protagonistas têm entre si, originando um grupo coeso e singular.

Como não poderia ser diferente, o livro traz orientações voltadas também para o Guardião, trazendo mistérios prontos, dicas para criar seus próprios mistérios e até movimentos personalizados.

Com tudo isso, concluo que este é um excelente jogo, principalmente para quem quer iniciar no universo dos PBTA e o melhor: sem gastar nada!

Você já jogou esse? Está na sua lista? Quais monstros você gostaria de enfrentar se jogasse? Vampiros? Jogaria uma versão abrasileirada estilo Cidade Invisível?

Depois nos conte nos comentários das postagens de divulgação deste artigo!

Por Murilo Mendes
Equipe REDE
RPG

Share This Post
1 Comment
  1. Que maneiro, eu nem sabia que era gratuito. Eu sempre estive de olho no Monster of the Week, mas nunca fui atrás, então agora é a hora de conferir. Muito obrigado

Leave a Reply