Dominus – Seu Sistema Minimalista sem Mestre!

Se há um jogo o qual me inspirou e me dominou tanto na comunidade do Solo RPG, esse jogo é DOMINUS! Não é de hoje que todos que chegam na comunidade e perguntam por onde começar, o pessoal sempre conjura o nome desse pequeno e simples jogo para os forasteiros e novatos de lá.

O Dominus é um jogo minimalista que possui apenas 4 páginas em formato paisagem. Em uma das páginas você tem todas as regras ali para te auxiliar, nas outras você terá algumas tabelas para rolar toda sua trama e temperos durante a sua campanha para te ajudar com os detalhes que um Mestre de Jogo faria em sua aventura. É claro que uma folha você terá espaço para pôr a sua bela capa de jogo.

Apesar do Dominus ser bem leve e pequeno com suas regras e tabelas, esse sistema é completamente genérico, capaz de emular qualquer cenário que você deseje. Além de sempre poder te inspirar a criar suas próprias regras dando espaço para elas com as Regras X, que nada mais são do que um espaço extra para qualquer um criar suas regras que combine com o cenário ou para aqueles que desejam apenas acrescentar ao sistema para dar mais dinamismo ao jogo.

Sem dúvida, qualquer um pode pegar o Word com o modelo do Dominus e criar seu próprio cenário e com suas próprias regras, tendo todo esqueleto do jogo ali, pronto para você. Você irá ver que, sendo simples, o sistema também não te limita apenas às coisas que só estão ali, pois tanto eu quanto outros membros da comunidade já vimos relatar campanhas que duraram mais de um mês. Porém, creio que com Dominus tendo um apelido que adotei do Tiago Alves de Sistema Instantâneo (igual aos macarrões como miojo e Cup Noodles), com ele a criação e diversão seriam a mesma coisa, rápido de criar e rápido de se jogar, porém ambos são bons de se fazer, mesmo ele apenas parecendo que te dará uma campanha de “one shot”. Dominus pode te divertir por meses ou talvez anos se você utilizar um oráculo junto a ele, embora criatividade e imaginação também funcionem sem oráculos.

Uma curiosidade muito boa de se saber é que o Dominus é fruto de uma iniciativa de vários autores (sei pouco sobre eles, alguns tenho minhas dúvidas até hoje), mas essa iniciativa permite o uso do jogo com a licença Creative Commons atribuição 4.0 Internacional. Sendo assim, você pode pegar e criar seu cenário por cima desse sistema, podendo até comercializar, mas, claro, respeitando sempre as normas do selo Creative Commons, algo que faz parte do uso em nossa comunidade sem toxicidade.

Seria um exagero meu dizer que todos os dias sempre tem um Dominus novo criado na comunidade, mas sei que todo mês você sempre terá de 2 a 4 cenários criados ou convertidos para esse sistema minimalista e fantástico. Os tipos de jogo que existem com esse sistema são variados: de animes, aventuras, séries, filmes, obras literárias e até Reality show. VOCÊ NÃO ACREDITA?! Então aconselho a jogar Galinha Pintadinha, Crepúsculo ou Big Brother com ele, talvez uma mistura com eles saia algo legal, como já fizeram na comunidade.

Dominus é uma oportunidade para todos aqueles que sempre quiserem criar seus jogos e não sabem por onde começar, um ponto inicial de inspiração. Foi assim com Luis Bills ao criar o Goominus e comigo que me inspirou na criação do Farofa System e no Advanced Farofa System. Mesmo cada um deles possuindo uma maneira um tanto diferente de rolar seus D6s, ambos foram inspirados no Dominus, e por isso que digo a você jogar e dar uma chance ao sistema que possa te inspirar, ou aos cenários que todo mês membros da comunidade criam e convertem para o sistema. Eu te garanto que assim como aconteceu comigo, pode acontecer com qualquer um que jogue esse jogo: você irá se apaixonar com a leveza dele, talvez se enjoe, mas só depois de ter rolado mais de mil vezes o dado com diversos cenários que existem para esse sistema.

Baseado no post compilado do T.K Pereira (grande membro com uma ótima iniciativa de compilado em mãos), hoje em dia já foram criados 177 cenários para o Dominus, e te garanto que, para um sistema de RPG, isso é muita coisa! Talvez Dominus tenha mais cenários que a maioria dos sistemas genéricos que existem por aí (ou não). Que seja, pois espero muito que novos integrantes da comunidade possam ver e jogar cada vez mais esse sistema e se inspirar para contribuir e criar mais cenários e jogos com ele. Pois esse sistema minimalista é um verdadeiro xodó da comunidade de Solo RPG. E eu amo o Dominus!

Bem, caso se interesse em conhecer todo esse material amado no meio indie do solo RPG nacional, acesse o link abaixo de um acervo criado pela nossa comunidade e veja todos os dominus e outros materiais que existem por lá. Tenho certeza que alguns podem te animar a jogar, solo, coop ou mestrando para todos seus amigos. Afinal, até mesmo o próprio Dominus pode ser usado para se jogar de forma tradicional com um Mestre e seus jogadores. Eu mesmo tive essa maravilhosa experiência, além de muitos da comunidade.

Acervo de T.K Pereira: abre.ai/acervodominus
RPG Solo Brasil (Dominus): rpgsolobrasil.blogspot.com/search/label/dominus
Modelo para criar seu Dominus: https://docs.google.com/document/d/1dpwhswNvg2cgHPJ-7bnlg43MF0mvACDjd4QmrBLjBI4/edit

Redator Solo RPG: Lucas Kyyo
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply