Pulse RPG em financiamento coletivo!

Um jogo para se descobrir histórias. Através dos desenhos dos pulsos surge uma história fantástica.

PULSE é um jogo de contar histórias. Um jogo único, em que os jogadores desenham círculos representando cada acontecimento da história e seu impacto no espaço-tempo, investigando cada evento e suas conexões, até descobrir a trama que está sendo criada.

O que é Pulse?

Quando uma pedra é jogada em um lago, ondas circulares são geradas na superfície da água. Cada pulso dessas ondas guardam as informações do momento do impacto: o peso da pedra, o tamanho, a força, a direção. Todo evento da história, cada escolha, cada momento, toda ação de um ser humano, ou até não humano, também geram esses pulsos através do tempo e do espaço. Imagine que possamos observar esses ecos de eventos do futuro ou do passado e rastrear sua origem. Descobrir histórias incríveis através dos pulsos do tempo. Isso é PULSE.

Os jogadores recebem uma caneta colorida e um dado, e se reúnem ao redor de uma folha de papel. Cada cor representa a história contada por aquele jogador, simbolizada por um elemento na história. Um objeto, um personagem, um lugar, qualquer coisa. Ao rolar um dado os jogadores desenham círculos a partir de sua posição no mapa, representando os ecos gerados por um evento na história. Conforme círculos de cores diferentes se cruzam, daqueles pontos surgem novos eventos que combinam os elementos principais dos dois jogadores. Como a princípio ninguém criou história alguma ainda, os eventos são representados por perguntas sobre o que teria acontecido ali.

O motor do jogo são as perguntas e respostas. Um jogador precisa levantar um interesse qualquer que envolva um ou mais elementos, qualquer outro jogador pode criar sua resposta, sua própria versão de cada momento. Claro, a cada dado rolado o jogo vai criando aquele desenho maluco cheio de círculos e anotações, que dá o aspecto visual que chama a atenção de quem descobre o jogo. Para a maioria é apenas um desenho maluco, mas para os jogadores é uma história escrita em linhas e cores.

Como surgiu?

Em 2013, Encho Chagas, game designer e pesquisador de jogos de Belo Horizonte, se inscrevem em um concurso internacional de game design, o Game Chef. O jogo não só foi campeão mundial do Game Chef 2013, mas também vencedor do Prêmio Dragão de Papel 2014 de melhor RPG nacional. PULSE esgotou meses depois de seu lançamento oficial, e nunca mais recebeu uma nova reimpressão.

Dez anos depois, mesmo com o jogo à disposição em formato digital gratuitamente, muitos jogadores sempre pediram para produzir novamente uma versão física. Não somente qualquer versão, mas especificamente o livro redondo, que foi a versão original do jogo.

Para você que estava esperando finalmente ter uma cópia física desse jogo, ou já tinha o original, mas se interessa nas novidades e melhorias do novo manual, ou quem sabe você nunca tinha ouvido falar desse jogo e agora está curioso… eu te convido a participar desta campanha de financiamento coletivo.

O que mudou?

Em 2013, logo após receber a notícia da vitória do Game Chef mundial, começou a pressão para publicar o jogo. Em poucas semanas o texto enviado para o concurso foi revisado e aprimorado, mas o próprio jogo ainda estava em um estágio muito experimental. Isso significa que o texto era bastante confuso, e muitas das regras ainda não haviam sido adequadamente testadas.

O jogo em si praticamente não mudou na nova versão, apenas ficou melhor estruturado. O texto é melhor elaborado, mais claro, os exemplos também são mais extensos e detalhados. O manual tem um pouco mais do dobro de páginas, de 38 páginas na versão original para 64 na nova. Se aprende muito após 10 anos de experiência.

Além disso, a antiga versão possuía “cenários alternativos”, que precisavam ser comprados separadamente. A nova versão não só vem com modelos de cenários dentro do manual básico como também acompanha regras e uma análise de game design do jogo para você poder criar seus próprios cenários, ou adaptar suas partidas para diferentes situações, por exemplo jogar com dados diferentes ou substituir mecânicas por soluções alternativas.

Orçamento

O livro será em formato redondo com 21cm de diâmetro e com 64 páginas coloridas em Couche Brilho LD 210g.

Lembrando que a tiragem será limitada a este Financiamento Coletivo. A princípio, não teremos o livro a venda após a campanha!

Para participar do financiamento e garantir o seu exemplar, basta ir no link a seguir:

catarse.me/pulse23

Share This Post

Leave a Reply