Chamado de Cthulhu: Horror no Expresso do Oriente em financiamento coletivo!

Todos a Bordo! Horror no Expresso do Oriente vem ai!

Em 1883 a empresa belga “Compagnie Internationale des Wagons-Lits”, conhecida por seus serviços de bordo em trens de luxo, criou o famoso Expresso do Oriente. Além de seu luxo, um dos principais atraentes é que a linha cruzava toda a Europa continental. Suas estações terminais estavam situadas em Istambul, na Turquia e em Paris, na França.

Aproximadamente 50 anos depois de iniciar suas operações, a escritora inglesa Agatha Christie publica o romance “Assassinato no Expresso do Oriente”, Desde então a obra foi adaptada e referenciada em diversos formatos, inclusive, no RPG que está sendo financiado aqui.

Publicado originalmente em 1991, essa campanha levou o prêmio Origin do mesmo ano por melhor aventura e melhor apresentação gráfica de um jogo, aventura ou suplemento. Em 2015 a campanha é premiada com 2 Ennies: um de Ouro na categoria “Melhor Aventura” e um de prata por “Melhor Valor de Produção”. Ambos os Ennies consagram essa aventura não apenas como uma excelente história mas também como um dos produtos mais bem-feitos da indústria RPGística.

No entanto, se você é da velha-guarda RPGística e, por acaso, possui a primeira versão dessa aventura, prepare-se para uma grande surpresa. Essa edição de Horror no Expresso do Oriente acrescenta novos detalhes e cenas aos cenários já conhecidos além de cenários inteiramente novos escritos exclusivamente para a edição atual. Alguns dos cenários novos são ambientados em diferentes épocas como: a Roma Imperial, a Idade Média e o tempo presente. Além disso, muitas das histórias dos personagens sofreram alterações. Outra novidade são os ensaios exclusivos sobre o porte de armas na Europa do início do século XX, o preço das passagens e curiosidades históricas do período. Por fim, a campanha ganhou um final alternativo para ser utilizado pelos Guardiões.

Todas as regras dessa aventura foram adaptadas para a Sétima Edição de Chamado de Cthulhu, mas continuam compatíveis com as edições anteriores. Os Guardiões que desejarem narrar o Horror no Expresso do Oriente com versões anteriores de Chamado de Cthulhu encontrarão nos apêndices um guia de conversão de regras feito para isso.

Dividida em 2 Volumes totalizando mais de 800 páginas esse é, talvez, o suplemento mais rico para sua campanha de Chamado de Cthulhu que serve, inclusive, para você se inspirar e usar com outros jogos.

Volume 1 – De Londres aos Alpes

O primeiro volume traz tudo que o Guardião precisa para, não apenas guiar os investigadores através dos cenários, mas também para ambientá-los apropriadamente. Dos componentes de um trem (nunca se sabe o que um jogador pode tentar, né?) às possíveis rotas de viagem aérea na Europa dos anos 20, o Volume 1 fornece todo material necessário e ainda indicações de leitura e filmes para inspiração.

A aventura começa em Londres e no meio da neblina densa um chamado chega até os investigadores. Isso os leva até Paris e, de lá, eles embarcam no expresso que cruza os Alpes e faz uma parada em Milão, na Itália. Em meio a isso o Guardião tem a opção de fazer flashbacks com os jogadores e situá-los no papel de outros investigadores em décadas anteriores aos acontecimentos da aventura. Esses e outros cenários ambientados no passado e no tempo presente estão espalhados através dos Volumes 1 e 2 para serem jogados como parte da campanha ou como aventuras únicas.

Volume 2 – Da Itália até Constantinopla

Depois de Milão, o próximo destino dos investigadores é a Cidade das Máscaras, Veneza. O terceiro livro abre com um cenário de nome sugestivo: Morte (e Amor) em uma Gôndola – referência ao clássico de Thomas Mann “Morte em Veneza”. A última parada em solo italiano acontece em Trieste. Lá os investigadores têm a oportunidade de encontrar pistas cruciais sobre o Simulacro Sedefkar. De Trieste o Expresso parte novamente para Zagreb, na Croácia, onde sonhos e realidade podem acabar se confundindo. Destacamos também o cenário ambientado em Beograd (Belgrado), capital do então Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Uma vez ali a trama aponta para um vilarejo que possui apenas 800 habitantes mas segredos suficientes para uma eternidade.

De Belgrado vamos para a Bulgária. Situada no meio da Península Balcânica, a cidade de Sofia – capital da Bulgária – recebe nossos investigadores para o início do desfecho. Ao fim desse cenário, a aventura como um todo pode tomar rumos muito distintos de acordo com as escolhas feitas pelos personagens.

Independente da escolha feita, o livro oferece um olhar no tempo presente: Istambul, 2013. Já no século XXI, os investigadores do nosso tempo devem lidar com as repercussões do que aconteceu ao longo da aventura passada.

Por fim, o Volume 2 ainda oferece um extenso guia com informações para Guardiões e grupos adaptarem as mecânicas e estatísticas da Sétima Edição para as edições anteriores.

Para participar do financiamento da campanha Horror no Expresso do Oriente e saber mais informações, basta ir no link abaixo:

catarse.me/horrornoexpressodooriente

 

Share This Post

Leave a Reply