Legend of the Five Rings: Crowdfunding da Edição Brasileira

A Oráculo Editora já havia anunciado intenções de lançar L5R (ou L5A, já que o título nacional do RPG será “A Lenda dos Cinco Aneis”) aqui no Brasil há algum tempo. Contudo, apenas agora a campanha foi ao ar de fato pelo catarse.

Capa da 4ª Edição de L5R. A mesma a ser lançada no Brasil.

O alvo é meio alto e o tempo é curto, na minha opinião, mas ainda assim vale a pena. L5A é um RPG que dispensa mais elogios a quem quer que o conheça, obra carro chefe da americana AEG e oriundo de uma das franquias de card games mais prósperas do mercado. Com uma história e cenário riquíssimos, continuamente atualizados por seus jogadores em campeonatos e vários outros tipos de eventos por todo o mundo, o RPG também conta com um sistema ágil, eficiente e maleável. A arte interna da presente 4ª edição não pode ser descrita como menos do que uma verdadeira obra de arte em termos de design e poesia visual. Não fosse o bastante, os suplementos também contam com uma qualidade excelente em relação a outros materiais semelhantes de outras franquias.

De resto, convém também ressaltar que esta campanha lança um marco histórico no RPG nacional. Nunca antes um RPG das dimensões de L5R/L5A foi lançado no Brasil por financiamento coletivo. O que temos é algo inédito que pode gerar muitos precedentes para níveis inimagináveis até então no que diz respeito ao relacionamento consumidor/editora. A Oráculo ainda é uma editora relativamente pequena e iniciante em RPG, mas com esta atitude ela demonstra arrojo e disposição para investir em coisas ousadas e que têm tudo para dar certo em terras tupiniquins.

Enfim, se você gosta de cultura oriental, da estética japonesa feudal e de RPG, L5A é um livro obrigatório. Se você apenas quer ter aventuras fantásticas com um clima diferente, esteja avisado, pois em Rokugan, “A Honra é mais poderosa que o aço”.

(O link está lá em cima, mas só para reafirmar, a campanha para o crowdfunding de L5A se encontra aqui: http://catarse.me/en/lendasdoscincoaneis).

 

Share This Post
3 Comments
  1. Infelizmente foi anunciado o cancelamento do Crowdfunding.

  2. Outra coisa que esqueci de mencionar.
    A editora Oráculo também deixará de existir.

  3. É isso mesmo que o Drakul falou, o projeto foi cancelado e a Editora Oráculo deixou de existir:

    http://www.facebook.com/editoraoraculo?fref=ts

    Um grande abraço

    Marcelo Telles
    Fundador da REDERPG

Leave a Reply